A Solvay anunciou o desenvolvimento de uma nova família de compostos de poliamida de alto desempenho denominada Omnix, que tem como base pelo menos 33% de material oriundo de reciclagem.

 

O material foi obtido a partir do emprego da tecnologia Omnix ReCycle HPPA (de high performance polyamide, ou poliamida de alto desempenho), que segue a diretriz de sustentabilidade da Solvay, denominada One Planet, tendo como proposta a melhoria contínua da pegada ambiental e a promoção da circularidade de seu portfólio de produtos.

 

“Como o primeiro HPPA de base reciclada da Solvay, com 50% de reforço de fibra de vidro, o Omnix ReCycle é um verdadeiro avanço no mercado de poliamidas para eletrodomésticos. Ele combina as excelentes propriedades mecânicas do HPPA semi aromático virgem com melhor fluxo, menor absorção de água e o melhor acabamento superficial da categoria”, informou Claire Guerrero, gerente de marketing global para o segmento de embalagens e sustentabilidade da Solvay.

 

A executiva informou ainda que o perfil de propriedades de desempenho e sustentabilidade do produto oferece uma solução de material atraente para proprietários de marcas e fabricantes que buscam aumentar o conteúdo reciclado em seus produtos sem comprometer a estabilidade dimensional, a alta rigidez, resistência ao impacto e processabilidade.

 

Balanço de propriedades do grade Omnix

 

Em eletrodomésticos, por exemplo, ele oferece maior durabilidade do que os polímeros de poliamida PA6 ou PA66 padrão, o que pode reduzir os índices de devolução de produtos finais por quebras e danos, ao mesmo tempo em que atende à crescente conscientização dos consumidores quanto à longevidade e menor impacto ambiental em suas escolhas.

 

Por apresentar excelente acabamento superficial, a nova HPPA com base reciclada também permite eliminar a necessidade de pintura, facilitando a reciclagem no fim da vida útil dos produtos moldados. Outro objetivo atingido no seu desenvolvimento foi a resistência ao desgaste para componentes internos leves típicos do segmento de transporte e automotivo.

 

Após a amostragem e aprovação bem-sucedidas por clientes selecionados, o novo material está disponível comercialmente em todo o mundo e pode ser processado em equipamentos de moldagem por injeção padrão.

 

 

Imagens: Divulgação/Solvay


 

Conteúdo relacionado:

 

Plástico reciclado é usado para moldar peça técnica de eletrodoméstico

Projeto usará embalagens de EPS na produção de eletrodomésticos



 

#Omnix   #Solvay  #poliamidareciclada



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024