Na reciclagem de plásticos, a eficiência das extrusoras é vital para garantir a qualidade dos produtos. Isso depende do bom desempenho das roscas, tanto no que se refere à sua geometria quanto às suas condições. A Roscan (Siderópolis, SC) se especializou nesse quesito e tem obtido resultados notáveis ao empregar técnicas que envolvem o tratamento individualizado e inovação aplicada.

 

Um dos casos de sucesso envolveu a alteração da geometria de cilindros, resultando em um aumento de até 30% na produtividade e melhor homogeneização do material, mesmo utilizando um cilindro previamente considerado descartado.

 

De acordo com o sócio-diretor da empresa, Cesar Tancredo, a análise focada em cada caso permite à Roscan ser diferenciada e assertiva na recuperação dos componentes. "Nossa equipe busca entender a dor do cliente para indicar uma solução adequada. Nesse caso específico, conseguimos aproveitar um cilindro condenado, fabricando uma rosca nova com geometria dedicada para a situação. O resultado chegou a superar as expectativas, principalmente a do cliente", comentou.

 

Outro caso destacado foi o aumento da vida útil do conjunto em até o dobro do projetado, com a aplicação da liga bimetálica correta para as condições de uso específicas.

 

Cesar avalia também que a recuperação de roscas e cilindros danificados é uma prática sustentável que contribui para a longevidade dos equipamentos, reduzindo a necessidade de substituições frequentes e minimizando o desperdício de recursos. Com a engenharia avançada, é possível restaurar esses componentes e restabelecer suas condições ideais, garantindo que as extrusoras recicladoras continuem operando com máxima eficiência.

 

Essas soluções não só prolongam a vida útil dos componentes, mas também reforçam a viabilidade econômica e a sustentabilidade da reciclagem de plásticos, tornando o processo mais eficiente e alinhado com as exigências do mercado atual.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Imagens: Roscan


 

Leia também:

Divulgada a programação do próximo RecyPlastech


Lançada oficialmente a plataforma de rastreabilidade Recircula Brasil


 



Mais Notícias PI



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025