A Royos (Áustria) desenvolveu uma ferramenta para soldagem por fricção que torna possível a junção de metais e plásticos de forma totalmente automatizada. Denominado PSW, o método leva à obtenção de conjuntos que incorporam juntas soldadas resistentes e livres de poros, sem a necessidade de parafusos ou adesivos.
Operando em baixas temperaturas, com base na agitação do material polimérico na superfície do material metálico, a ferramenta promove a formação de juntas com resistência estrutural ao cisalhamento na faixa de 30 MPa, validada ciclicamente, o que traz uma nova perspectiva para o projeto de componentes híbridos.
A ferramenta possui interfaces padrão do tipo SK 40, SK 50, HSK63 e HSK100 para adaptação em máquinas CNC, executando juntas de topo (bastante comuns na soldagem de chapas metálicas e plásticos), juntas de sobreposição (para chapas metálicas e peças fundidas de alumínio) e juntas em T. Um vídeo disponível no portal da Royos mostra a junção de chapas de alumínio com uma placa de policarbonato e uma de poliamida.
A tecnologia tem o potencial de reduzir o peso de diferentes tipos de conjuntos, por tornar viável a junção de metais com materiais plásticos reforçados como a poliamida com fibra de vidro, cuja resistência é comparável à de alguns metais.
As estruturas que podem ser obtidas são usadas tipicamente na fabricação de aeronaves, carcaças de baterias ou componentes de precisão.
Mais informações podem ser obtidas via formulário de contato no site da Royos: https://royos.at/kontakt/
____________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________________
Imagem: Royos
Leia também:
Equipamento de soldagem de plásticos por ultrassom reduz ciclo de trabalho
Fixação dupla para a soldagem de peças plásticas
Mais Notícias PI
Matrizaria própria, laboratório técnico e capacidade de processamento de commodities até grades especiais de plásticos de engenharia são alguns dos ativos daTravi.
11/11/2025
A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.
11/11/2025
Joint venture entre a Clariant e a chinesa Fuhua tem como objetivo investir no desenvolvimento e produção em escala de retardantes não halogenados, que atendam à regulamentação de diferentes segmentos usuários de peças plásticas.
11/11/2025