Um estudo realizado por Plástico Industrial no segmento de máquinas injetoras para a atualização do guia do setor mostrou que 75% das empresas reunidas neste guia perceberam aumento da procura por máquinas elétricas para a moldagem de produtos plásticos para a área médica.

Estudo sobre o mercado de injetoras: a pandemia de Covid-19 contribuiu para o aumento das vendas de máquinas

 

Além disso, cerca de 50% das entrevistadas mencionaram que as suas vendas aumentaram nos últimos 12 meses devido ao crescimento da demanda por itens plásticos em decorrência da pandemia de Covid-19. Mas para 27,77% delas, o fechamento de pedidos permaneceu estável, enquanto 22,23% observaram redução do ritmo de compras, atribuindo isso principalmente ao atual cenário econômico.

 

No entanto, as participantes da pesquisa apontaram como os principais segmentos consumidores dos equipamentos que fornecem o automobilístico e o de fabricação de utilidades domésticas, cada um sendo comprador de 13,70% do volume total de injetoras. E não foram somente esses que se igualaram em índice de consumo de máquinas, pois a área médica/hospitalar e a farmacêutica absorveram, cada uma delas, 12,90% do montante, seguidas pelos fabricantes de embalagens representando 12,10%.

 

As companhias também informaram que os segmentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos se igualaram no que diz respeito ao índice de consumo de injetoras, cada um com 11,30%, ao passo que os fornecedores de brinquedos consumiram 9,68% e setores classificados na categoria “outros”, como moveleiro e construção civil, adquiriram 2,42% dos equipamentos.

 

A sondagem realizada mostrou ainda mais similaridades entre os percentuais levantados: 88,88% das participantes notaram aumento da procura por injetoras com recursos para interconectividade com equipamentos auxiliares e sistemas digitais que se aproximam do conceito de indústria 4.0 (Veja a reportagem especial Digitalização da produção está transformando a oferta de máquinas injetoras).

 

Esse percentual é o mesmo que representa as companhias entrevistadas que perceberam aumento da demanda por injetoras que permitem a integração de robôs. Nossos guias trazem mais informações sobre a oferta de equipamentos industriais que podem auxiliar as operações de injeção de plásticos como, por exemplo, dosadores e alimentadores de resinas, assim como serviços para essa área.

 

Foto: Exemplos de peças plásticas moldadas em máquinas injetoras, segmento que foi tema de uma pesquisa realizada junto a fabricantes de equipamentos desse tipo. Imagem: Shutterstock.


 

Conteúdo relacionado:

Atualização de sistemas de segurança para máquinas industriais antigas

Superfícies sólidas em artigos hospitalares

 

#Injetoras #Pesquisa #Indústria40 #PlásticoIndustrial #Covid-19

 



Mais Notícias PI



Lançamento para o ramo do plástico inclui plataforma digital e serviços

Empresa divulgou pacote de recursos digitais para conectividade no chão de fábrica a ser comercializado no Brasil.

21/01/2022


Projeto de inteligência artificial integra injetoras de diferentes fabricantes

Programa colaborativo entre plus10, SKZ e Sumitomo mostra como as máquinas injetoras de diferentes fabricantes podem aprender umas com as outras.

13/01/2022


Indústria 4.0: IoT reduz custo de manutenção em até 40%

De acordo com dados da consultoria Mckinsey, manutenção preditiva consegue reduzir o tempo de inatividade das máquinas em até 50% e aumentar a vida útil em 20 a 40%.

03/12/2021