Um estudo realizado pela MaxiQuim (Porto Alegre, RS) para a Abief – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis – (São Paulo, SP) indicou que houve aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis de 2023 a 2024, totalizando 2,33 milhões de toneladas.

O faturamento do setor também aumentou em 7,6% no período analisado, chegando ao total de R$ 37,8 bilhões. Além disso, foi percebido um aumento de 4,3% no consumo per capita, que ultrapassou a marca dos 11 kg/hab/ano.
Do montante de embalagens flexíveis produzidas entre o ano passado e o anterior, 41% foram consumidos pela indústria de alimentos, 24,1% foram absorvidos pelo setor de pet food, 13% pelo setor industrial, 12% pela agropecuária e o ramo de bebidas também consumiu 12%.
Resinas recicladas foram usadas na fabricação de 5% do total de embalagens flexíveis produzidas entre 2023 e 2024, indicando um avanço de 2,3% em relação a períodos anteriores. Também foi apontado um aumento de 2,5% da produção de embalagens com resinas virgens.
As importações tiveram crescimento de 58%, ao passo que as exportações apresentaram recuo de 4,2%, passando de 51,5 mil toneladas em 2023 para 3,3 mil toneladas em 2024.
“O setor começa 2025 com o freio parcialmente puxado. O desafio agora é manter a competitividade em um cenário com o dólar em alta, incertezas econômicas e políticas internacionais, custos crescentes e pressão pela sustentabilidade e circularidade das embalagens. O desempenho de nossa indústria frente a esse cenário dependerá muito de como tais medidas impactarão, principalmente, os segmentos de alimentos e bebidas, nossos principais clientes. Por outro lado, a perspectiva é de crescimento para o setor do agronegócio, também importante para a cadeia de flexíveis”, comentou Eduardo Berkovitz, presidente da Abief.
Mais informações podem ser obtidas no site da Abief. Nas seções Mercado e Petroquímicos em nosso portal você confere mais informações sobre o setor de plásticos.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Abief/MaxiQuim.
Confira mais notícias do setor de plásticos:
Altero aumenta portfólio de poliamidas e aposta no mercado de embalagens
Primeiro trimestre teve redução das importações de resinas
#Abief #MaxiQuim #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026