Um estudo realizado pela MaxiQuim (Porto Alegre, RS) para a Abief – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis – (São Paulo, SP) indicou que houve aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis de 2023 a 2024, totalizando 2,33 milhões de toneladas.

 

O faturamento do setor também aumentou em 7,6% no período analisado, chegando ao total de R$ 37,8 bilhões. Além disso, foi percebido um aumento de 4,3% no consumo per capita, que ultrapassou a marca dos 11 kg/hab/ano.

 

Do montante de embalagens flexíveis produzidas entre o ano passado e o anterior, 41% foram consumidos pela indústria de alimentos, 24,1% foram absorvidos pelo setor de pet food, 13% pelo setor industrial, 12% pela agropecuária e o ramo de bebidas também consumiu 12%.

 

Resinas recicladas foram usadas na fabricação de 5% do total de embalagens flexíveis produzidas entre 2023 e 2024, indicando um avanço de 2,3% em relação a períodos anteriores. Também foi apontado um aumento de 2,5% da produção de embalagens com resinas virgens.

 

As importações tiveram crescimento de 58%, ao passo que as exportações apresentaram recuo de 4,2%, passando de 51,5 mil toneladas em 2023 para 3,3 mil toneladas em 2024.

 

“O setor começa 2025 com o freio parcialmente puxado. O desafio agora é manter a competitividade em um cenário com o dólar em alta, incertezas econômicas e políticas internacionais, custos crescentes e pressão pela sustentabilidade e circularidade das embalagens. O desempenho de nossa indústria frente a esse cenário dependerá muito de como tais medidas impactarão, principalmente, os segmentos de alimentos e bebidas, nossos principais clientes. Por outro lado, a perspectiva é de crescimento para o setor do agronegócio, também importante para a cadeia de flexíveis”, comentou Eduardo Berkovitz, presidente da Abief.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da Abief. Nas seções Mercado e Petroquímicos em nosso portal você confere mais informações sobre o setor de plásticos.

 

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagem: Abief/MaxiQuim.

 

Confira mais notícias do setor de plásticos:

 

Altero aumenta portfólio de poliamidas e aposta no mercado de embalagens

 

Primeiro trimestre teve redução das importações de resinas

 

#Abief #MaxiQuim #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Embalagens serão tema de evento em abril

O Instituto de Embalagens vai realizar um workshop em que serão debatidas as boas práticas para o desenvolvimento de embalagens.

07/04/2025


Altero aumenta portfólio de poliamidas e aposta no mercado de embalagens

Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.

07/04/2025


Percepção do consumidor sobre embalagens em bioplásticos é tema de pesquisa

Pesquisadora da UFSCar conduz estudo sobre embalagens plásticas e aborda questões relacionadas ao uso de bioplásticos na fabricação de versões flexíveis e rígidas. A percepção do consumidor e os fatores tecnológicos e mercadológicos serão mapeados por meio de uma enquete disponível em formulário eletrônico aberto ao público.

18/02/2025