A dinamarquesa Palsgaard A/S, desenvolvedora de aditivos de base biológica para a indústria de plásticos, anunciou o lançamento do Einar 987, um antiincrustante sustentável para o processo de polimerização de polipropileno (PP) e polietileno (PE).
Desenvolvido a partir de matérias-primas renováveis, o aditivo possui grau alimentício e foi criado para oferecer uma alternativa aos agentes baseados em amina etoxilada (EA), que despertam preocupação no mercado europeu devido ao risco de migração para os alimentos a partir das embalagens, com consequências sobre a saúde humana.
Conforme informado pela empresa, que também atua na indústria de alimentos, o composto ativo do Einar 987, líquido transparente e viscoso, é uma mistura de ésteres de poliglicerol (PGE) de ácidos graxos de óleos vegetais. É aprovado para contato com alimentos e está em conformidade com as regulamentações que visam à substituição dos EAs no processo de polimerização das resinas. O Einar 987 foi testado e classificado como eficaz em baixas dosagens, de 100 a 300 ppm, sem comprometer o desempenho dos catalisadores.
"Os produtores de resinas poliolefínicas se beneficiarão diretamente desta tecnologia, pois suas propriedades antiestáticas ajudam a garantir que o polímero em pó não grude na parede do reator durante a polimerização. Isso serve para estabilizar a temperatura da reação, manter um alto desempenho de produção e garantir a consistência da qualidade do produto", informou Laura Juhl, Gerente de Aplicação de Aditivos Bioespecializados da Palsgaard.
O Einar® 987 é um dos produtos que a Palsgaard apresentará em seu estande na próxima feira K, em Dusseldorf, Alemanha, que acontece de 8 a 15 de outubro.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Palsgaard
Leia também:
Agentes nucleantes e clarificantes
Mais Notícias PI
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.
22/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025