A fábrica de veículos do BMW Group Brasil instalada no município catarinense de Araquari pôs em prática um projeto de reciclagem cuja premissa é o uso de sobras de selante de PVC – insumo usado no processo de pintura dos carros lá produzidos – para a fabricação de tapetes e carpetes para carros ou empresas, bem como solado de calçados, entre outros.

 

Programa de reciclagem incentiva o uso de resíduos de PVC na fabricação de produtos

 

Essa iniciativa é parte do programa Seal the Deal (ou “Sele o acordo”, em tradução livre), criado recentemente pelo grupo, o qual consiste em um processo logístico envolvendo a coleta e o armazenamento de resíduos provenientes de selante de PVC, e o encaminhamento desse material a empresas parceiras que o utilizam como matéria-prima em seu processo produtivo.

 

A partir daí, e além dos exemplos mencionados anteriormente, os resíduos podem ser convertidos em, por exemplo, itens de sinalização como cones ou em alojamentos como barracas para acampamento. Segundo informações da companhia, a iniciativa teve o apoio do programa Accelerator Program do BMW Group. Um vídeo sobre o programa de reciclagem e os processos que ele abarca pode ser visto aqui.


 

 

Mais informações sobre o PVC e processos de reciclagem de plásticos podem ser obtidas em nosso site. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre a oferta de polímeros, produtos, serviços e muito mais.

 

 

Foto: BMW Group Brasil

 

 

Conteúdo relacionado:

MES integrado a sistema de inteligência artificial na moldagem de tetos em PC

 

POM com baixa emissão de formaldeído


 

 

#BMWGroupBrasil #SealtheDeal #Reciclagem #PVC #Plásticos

 



Mais Notícias PI



Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022


Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

A SC Johnson superou sua meta de uso de 15% de plástico reciclado em suas embalagens quatro anos antes do previsto e, agora, quase dobra a aposta para usar 25% até 2025.

12/01/2022


Alta da produção de resinas recicladas nos últimos anos

Mais de um milhão de toneladas de resinas recicladas foram produzidas em 2020 no Brasil, de acordo com levantamento da MaxiQuim. Também foi percebido aumento do consumo de resíduos plásticos entre 2019 e 2020.

07/12/2021