A fábrica de veículos do BMW Group Brasil instalada no município catarinense de Araquari pôs em prática um projeto de reciclagem cuja premissa é o uso de sobras de selante de PVC – insumo usado no processo de pintura dos carros lá produzidos – para a fabricação de tapetes e carpetes para carros ou empresas, bem como solado de calçados, entre outros.

 

Programa de reciclagem incentiva o uso de resíduos de PVC na fabricação de produtos

 

Essa iniciativa é parte do programa Seal the Deal (ou “Sele o acordo”, em tradução livre), criado recentemente pelo grupo, o qual consiste em um processo logístico envolvendo a coleta e o armazenamento de resíduos provenientes de selante de PVC, e o encaminhamento desse material a empresas parceiras que o utilizam como matéria-prima em seu processo produtivo.

 

A partir daí, e além dos exemplos mencionados anteriormente, os resíduos podem ser convertidos em, por exemplo, itens de sinalização como cones ou em alojamentos como barracas para acampamento. Segundo informações da companhia, a iniciativa teve o apoio do programa Accelerator Program do BMW Group. Um vídeo sobre o programa de reciclagem e os processos que ele abarca pode ser visto aqui.


 

 

Mais informações sobre o PVC e processos de reciclagem de plásticos podem ser obtidas em nosso site. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre a oferta de polímeros, produtos, serviços e muito mais.

 

 

Foto: BMW Group Brasil

 

 

Conteúdo relacionado:

MES integrado a sistema de inteligência artificial na moldagem de tetos em PC

 

POM com baixa emissão de formaldeído


 

 

#BMWGroupBrasil #SealtheDeal #Reciclagem #PVC #Plásticos

 



Mais Notícias PI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025