Pesquisas na área de nanomateriais estão criando novas possibilidades para empresas e instituições do setor de polímeros, estimulando a fabricação de equipamentos de proteção capazes de atuar contra o acúmulo e, consequentemente, a proliferação de microrganismos nocivos à saúde. O que é bem-vindo em tempos de combate à Covid-19.

A desenvolvedora de nanotecnologia Nanox e a fabricante de brinquedos de plástico Elka criaram um protótipo de máscara de proteção antimicrobiana e reutilizável que recebeu o nome de “Oto”. A formulação de materiais usados na sua fabricação consiste na combinação de elastômeros termoplásticos (TPE) e partículas de sílica e prata que podem impedir a ação de bactérias, fungos e vírus que eventualmente estejam presentes no chão de fábrica e/ou em ambientes corporativos.
A adição das partículas ao TPE é feita por meio de um masterbatch específico e isso não comprometerá as propriedades de resistência mecânica, térmica e química do produto final.
De acordo com Celso Willian Palma, coordenador comercial da Nanox, o projeto prevê a produção em escala industrial de máscaras com dimensões de 180 x 180 x 200 mm e peso de aproximadamente 130 g. Elas contarão com respiradores equipados com quatro filtros do tipo PFF2, indicados para proteção contra partículas em suspensão, névoas não oleosas e fumos, por exemplo, além de sistema de fixação ao rosto constituído por elástico.
“O fato de a máscara ter propriedades antimicrobianas por conta dos ativos incorporados no material não elimina a necessidade de higienizá-la. Os agentes antimicrobianos não migram, não saem do meio, portanto não se misturam com sujidades que eventualmente possam impregnar a máscara. Ou seja, caso haja contaminação por cima de alguma camada de impurezas, a ação antimicrobiana não fará o seu papel sem o devido contato”, explicou. A recomendação é que a limpeza seja feita com água e sabão neutro.
A produção e comercialização da máscara ficará a cargo da Elka, e mais informações podem ser obtidas aqui. O seu preço girará em torno de R$ 25, ao passo que os filtros poderão custar até R$ 1.
Foto: Elka
Conteúdo relacionado:
#Nanox #Elka #máscaraantimicrobiana #Equipamentodeprotecaoantimicrobianofeitonobrasil #Nanomateriais
Mais Notícias PI
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026