A paralisação de linhas de produção do segmento de plásticos imposta pela atual crise sanitária trouxe como consequência a necessidade de desligamento de máquinas e equipamentos por tempo indeterminado.

 

Dicas e sugestões para o religamento de sistemas pneumáticos industriais

Esse procedimento figurou entre as manobras realizadas desde a chegada da Covid-19 ao País que visaram à preservação de recursos como energia elétrica, também devido à ausência de operadores em razão do distanciamento social.

 

No entanto, a ociosidade prolongada pode trazer problemas ao maquinário e aos seus respectivos sistemas. Isso requer atenção principalmente no que diz respeito à sua reativação após longos períodos de inatividade.

 

No caso de religamento de sistemas pneumáticos compostos por compressores, válvulas de pressão, bombas de vácuo e tubulações, comumente integrados a máquinas que processam termoplásticos por sopro, ou a cabines de jateamento de moldes e ferramental, por exemplo, as recomendações vão desde a inspeção visual de componentes até a eliminação de ar comprimido e resíduos remanescentes.

 

É muito importante que o usuário ou gestor de manutenção atente para os filtros coalescentes e seus elementos. Quando um sistema de ar fica inutilizado por muito tempo, o acúmulo de umidade na rede ou internamente pode causar corrosão em componentes plásticos e em vedações”, comentou Livia Spohr, gerente de negócios da Chicago Pneumatic, empresa fornecedora de equipamentos pneumáticos e serviços que tem sede nos Estados Unidos, além de representantes no Brasil.

 

O processo de transformação de plásticos é absolutamente sensível a resíduos de óleo e umidade. Portanto, outro ponto que não pode ser negligenciado são os drenos de linha. É essencial verificar a situação de operação dos purgadores, pois as vedações podem estar deformadas”, completou.

 

A executiva também salientou as seguintes considerações:

1 – Certificar-se do desligamento de todo o sistema de alimentação elétrica do compressor;

 

2 – Verificar se o eixo da unidade compressora está girando livremente;

 

3 – Remover a proteção do eixo e verificar se o mesmo pode girar livremente e reposicionar a proteção, em seguida;

 

4 – Religar o sistema de alimentação elétrica do compressor.

 

No que tange à equalização correta da pressão do ar entre o compressor e a rede de distribuição, é recomendável abrir lentamente a válvula de saída de ar do compressor, para que em seguida o equipamento possa ser ligado.

 

No caso de reativação de secadores de adsorção, é importante que eles não entrem em operação com o seu sistema de ar vazio. É preciso fechar a válvula de saída, ligar o compressor e pressurizar o sistema. Em seguida, a válvula de saída deve ser aberta lentamente para evitar que um volume muito grande de ar danifique o sistema.


 

Mais informações podem ser obtidas aqui ou em nosso guia de empresas que fornecem sistemas pneumáticos indicados para linhas de processamento de plásticos.


 

Foto: Freepik 

 

Conteúdo relacionado:

 

Fornecedores de máquinas sopradoras

Como a pressão influencia o escoamento da resina fundida

 

#ChicagoPneumatic #Máquinassopradoras #Plástico #Covid-19



Mais Notícias PI



A transição entre a injeção e a impressão 3D

Recursos da máquina para impressão 3D de fabricante de injetoras serão mostrados na versão digital da feira Formnext.

26/10/2020


Certificação de “circularidade” para filmes plásticos

Produtora de filmes para alimentos recebeu avaliação A pela Circulytics, da Fundação de Ellen MacArthur, uma ferramenta de medição do desempenho de empresas com relação à atuação em conformidade com princípios de economia circular.

23/10/2020


Estudo analisa o impacto da Covid-19 sobre o balanço das empresas

Levantamento realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) junto a 240 empresas de capital aberto mostra as consequências da pandemia de Covid-19 sobre o seu desempenho e recuperação da rentabilidade.

20/10/2020