A escalada dos preços das resinas virgens está tornando a reciclagem um negócio cada vez mais atrativo, especialmente no caso dos polietilenos, cuja oferta é maior em relação a outros tipos de plásticos.

A identificação e a triagem desse material, no entanto, podem ser complexas devido à similaridade entre as estruturas das versões de alta e de baixa densidade. Esta identificação pode ser feita de forma precisa por espectroscopia, mas nem sempre é possível levar a amostra a laboratórios para esta análise.

A alemã trinamiX, fabricante de equipamentos para espectroscopia, propôs uma solução para este impasse ao desenvolver aplicativos capazes de identificar rapidamente os tipos de plásticos, mesmo dentro de uma mesma família. As novas versões do sistema são capazes de distinguir PEAD e PEBD, ou PA 6 e PA 6.6, em meio a resíduos mistos.

Embora tenham as características semelhantes, o PEAD e o PEBD, as diferenças em suas propriedades mecânicas têm impacto sobre a forma mais adequada de processamento e sobre o processo de recuperação subsequente. A separação correta entre os tipos tem efeito favorável na qualidade do material reciclado, além de permitir aos recicladores classificar com precisão o fluxo de commodities que chega às suas instalações.

Desde a introdução do aplicativo de classificação no ano passado, a solução da trinamiX já capacitou seus usuários com a rápida identificação de plásticos comuns, incluindo as poliolefinas clássicas PE e PP. Desde então, a empresa tem expandido continuamente a sua oferta em estreita cooperação com os clientes, ampliando a gama de polímeros identificáveis.

 

Como funciona

O aplicativo da trinamiX integra um espectrofotômetro portátil para escaneamento da amostra com um sistema de análise de dados inteligente e um aplicativo móvel em que podem ser visualizados os resultados da análise.

A espectroscopia por infravermelho próximo (NIR, de near-infrared) é uma tecnologia comprovada que foi integrada ao dispositivo em formato portátil, para análise in loco, com processamento de dados baseado em nuvem, que permite à empresa desenvolver continuamente novas versões e reagir com flexibilidade aos novos desafios no campo da seleção de plásticos.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Foto: trinamiX

 

Conteúdo relacionado:

Embalagem reciclável de PET com propriedades de barreira

Rastreamento do mercado de resinas recicladas

 

#reciclagemdeplásticos   #trinamix   #triagemdeplásticos



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024