A Colorfix, com sede no município de Colombo (PR) e filial em São Paulo (SP), vai intensificar o desenvolvimento de tecnologia de grafeno para aplicações no setor de transformação de plásticos. A desenvolvedora de nanomateriais também vai apresentar produtos do seu portfólio na 3a edição do Grafenoplast – Seminário sobre o grafeno na indústria do plástico e outras aplicações –, que acontece em 9 de setembro de 2026 na capital paulista. Evento organizado pela Markeplan (São Paulo, SP).
As estratégias da Colorfix envolvem o aumento da sua atuação no mercado global de grafeno, tendo por objetivo a criação de novos negócios, bem como a consolidação de parcerias, desenvolvimento de pesquisas e aplicações alinhadas com os conceitos de sustentabilidade, entre outros projetos.
O portfólio da empresa paranaense é composto pela linha Revora Poly-G, tecnologia de grafeno que pode ser utilizada para melhorar propriedades de polímeros, por exemplo. De acordo com um comunicado à imprensa, essa tecnologia – masterbatch à base de nanoplaquetas de grafeno – foi desenvolvida para garantir a dispersão homogênea do nanomaterial em baixas concentrações, permitindo sua incorporação aos processos produtivos.
O nanomaterial já é utilizado na fabricação de embalagens flexíveis, proporcionando o aumento da sua resistência mecânica. “O grafeno deixou de ser apenas uma promessa tecnológica para se tornar uma solução prática para a indústria. Hoje conseguimos entregar ganhos reais de desempenho, reduzir o consumo de matéria-prima e contribuir para processos mais sustentáveis, sem abrir mão da competitividade”, comentou Francielo Fardo, CEO da Colorfix.
Aplicação de grafeno em filmes flexíveis será tema de apresentação
A programação do terceiro Grafenoplast contará com a apresentação “O impacto do grafeno em filmes flexíveis: menos plástico com melhor desempenho”, que será realizada por Francielo Fardo e Josué Cremonezzi, engenheiro de produtos e especialista em nanotecnologia.
Os visitantes também poderão conhecer de perto as tecnologias de grafeno desenvolvidas pela Colorfix em um espaço onde esses produtos estarão em exposição.
O evento será realizado nas Salas Brasil, Auditório Paulista: Rua Cincinato Braga, 540, São Paulo (SP). 01333-010.
Imagem: Divulgação.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
O grafeno é assunto da seção homônima no nosso portal:
Nanotubos de grafeno reduzem a pegada de carbono em plásticos condutores
Masterbatches com grafeno. Mais resistência para produtos plásticos.
Mais Notícias PI
Levantamento encomendado pela ABIEF mostrou alta no consumo de embalagens flexíveis no primeiro semestre deste ano, assim como aumento no uso de resinas recicladas na fabricação dessas embalagens.
08/09/2026
Estudo realizado pela ABRE e FGV IBRE aponta aumento na produção de embalagens plásticas no segundo trimestre de 2026 e associa mudanças no comportamento do consumidor às novas tendências de desempenho para o setor.
04/09/2026
Análise detalhada feita por pesquisadores do consumo hospitalar revelou o impacto de polímeros como PP e poli-isopreno, apontando diretrizes técnicas para o desenvolvimento de estruturas monomaterial que facilitem a reciclagem.
04/09/2026