A austríaca Borealis e a norueguesa Tomra anunciaram a entrada em operação de uma planta de demonstração de reciclagem mecânica avançada na cidade de Lahnstein, Alemanha.

 

A instalação é resultado de uma parceria que uniu tecnologias nas áreas química e mecânica. Ela incorpora os princípios da plataforma EverMinds, da Borealis, de reprocessamento de resíduos plásticos rígidos e flexíveis, para que eles retornem à condição de atender a aplicações exigentes em setores como automotivo e de produtos de consumo. Com alta pureza, baixo odor, alta consistência do produto e frações de cor clara, os polímeros reciclados pertencem ao grau Borcycle M, atendendo a altos requisitos de qualidade na cadeia de valor.

 

O objetivo da nova planta de demonstração é gerar material para que os proprietários de marcas e transformadores qualifiquem e validem seu uso em aplicações altamente exigentes. O sucesso técnico estabelecerá as bases para uma usina de reciclagem avançada em escala comercial.

 

A operação da planta é uma empresa conjunta entre Borealis, Tomra e Zimmerman. A Borealis contribui com sua experiência e conhecimento em inovação na área de materiais e reciclagem, enquanto a Tomra contribui como fornecedora de soluções baseadas em tecnologia de coleta e triagem de resíduos. E a Zimmerman é uma empresa de gerenciamento de resíduos com experiência na classificação de vários tipos de material, incluindo plásticos.

 

“Esta fábrica é apenas o começo do que será possível quando os principais participantes da cadeia de valor se unirem para causar um impacto realmente significativo no mercado”, disse Volker Rehrmann, vice-presidente executivo e chefe de economia circular da Tomra, que recentemente criou uma divisão denominada Economia Circular

 

“Na P&G, estamos fazendo embalagens com a ‘próxima vida ’em mente para ajudar a impulsionar uma economia circular mais robusta. Devemos aumentar o fornecimento de plástico reciclado de alta qualidade para permitir que a indústria cumpra essa visão ”, disse Gian De Belder, Diretor Técnico da Procter & Gamble (P&G), Sustentabilidade de Embalagens de P&D. “A nova abordagem inovadora da Borealis mostra potencial para mudar radicalmente a quantidade e a qualidade do PCR disponível para nossas marcas e nos ajuda a atingir nossa meta para 2030 de reduzir nosso uso de plástico virgem em embalagens em 50%, ou 300 mil toneladas por ano. Os primeiros testes do material parecem muito promissores”, complementou.

 

Foto: Borealis

 

Conteúdo relacionado:

 

Reciclagem química de plásticos usados em autopeças

 

Marca d’água digital: um recurso para simplificar a reciclagem

 

#reciclagemdeplásticos

#economiacircular



Mais Notícias PI



Europa conclui a norma para classificação de reciclados

Versão atualizada da norma contribui para a o avanço da economia circular no setor de plásticos e pode ser modelo para uma iniciativa brasileira.

18/11/2025


Limpeza com solventes é incorporada à reciclagem mecânica

Remoção de contaminantes é o ponto forte do processo de reciclagem apresentado pela Lindner durante a feira K , em parceria com a Procter & Gamble.

11/11/2025


Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025