Após dois anos de comemorações virtuais, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), 18 de agosto, volta a ser presencial, com a realização de ações em mais de 100 municípios de 19 estados do País, coordenadas pelo Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas criado e gerido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). A instituição é formada por 140 fabricantes e nove instituições representativas da indústria, distribuidores e agricultores.

 

O slogan deste ano, “Comemorando juntos as conquistas de todos”, resume as conquistas de todos os elos da cadeia agrícola envolvidos: foram 680 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde o início do programa, em 2002, com o apoio de agricultores, indústria, revendedores e poder público. Esses números são atualizados constantemente pelo “Embalômetro” do inpEV.

 

Os números relativos a 2021 indicam 53,6 mil toneladas de embalagens corretamente destinadas, o que representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

 

Embalagens plásticas em foco no programa

 

Os plásticos são o material predominante nas embalagens utilizadas no envase de produtos destinados aos cuidados com a lavoura, e por isso o Sistema Campo Limpo é um caso de sucesso em nível nacional e internacional, ao promover tanto o reuso quanto a reciclagem desses itens integrando todos os elos da cadeia, da produção ao consumo. Desde 2019 o InPEV é membro da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), atuando na disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelo órgão global.

 

As embalagens são classificadas em dois grandes grupos: laváveis e não laváveis. As laváveis são rígidas (plásticas ou metálicas) e são usadas para acondicionar as formulações líquidas de defensivos, que são diluídas em água antes do uso. Apenas 1% delas são constituídas por aço ou outros materiais, enquanto são utilizados nos outros 99% resinas como o polietileno de alta densidade (PEAD), o polipropileno (PP) e combinações de materiais plásticos multicamadas, processados por coextrusão.

 

Já as embalagens não laváveis acondicionam produtos que não são diluídos em água. Neste grupo estão incluídas as embalagens flexíveis e secundárias, plásticas ou não.

 

Apenas 7% das embalagens coletadas seguem para incineração, sendo os restantes 93% enviados para uma rede de dez empresas parceiras que fazem a sua reciclagem.

 

O programa também dá destino apropriado às sobras dos defensivos em si, contando com 200 unidades licenciadas e preparadas para recebê-los. Conta ainda com a participação de 260 associações de revenda e cooperativas, atendendo cerca de dois milhões de propriedades rurais em todo o País com 400 unidades fixas de recebimento das embalagens, além de unidades itinerantes de coleta para atender regiões remotas.

 

Comemorações incluem plantio de árvores

 

Durante a 18ª edição serão realizadas ações com a participação de autoridades, agricultores, estudantes e comunidade em geral, com destaque para o DNCL Sustentabilidade, que mobilizará os elos da cadeia agrícola e a comunidade para a arrecadação e plantio de mudas de cerca de 15 mil árvores.

 

A edição de 2022 do DNCL marca também a volta da realização do DNCL Portas Abertas, quando as centrais de recolhimento recebem a comunidade para atividades relacionadas às boas práticas ambientais. Também fazem parte do cronograma de atividades, palestras para estudantes, de todos os níveis, e homenagens aos agricultores.

 

Neste ano, as solenidades oficiais acontecerão simultaneamente em 11 cidades brasileiras. Em duas delas, São Paulo (SP) e Rio Verde (GO), terão transmissão ao vivo

pelo canal do inpEV no YouTube e pelo programa Dia Dia Rural, do Canal Terra Viva, no dia 18/08, às 11h.


 

Foto (inpEV): Operação em central de triagem


 

Leia também:


 

Agronegócio avança e traz perspectivas para a plasticultura

 

Como os plásticos estão se tornando aliados da produtividade no campo



 

#inPEV #SistemaCampoLimpo #DiaNacionaldoCampoLimpo



Mais Notícias PI



Segurança funcional em máquinas. Treinamento acontece em Boituva.

A Schmersal Brasil vai ministrar um curso sobre segurança em operações executadas com máquinas industriais, autorizado pela TÜV Rheinland. Será a primeira edição em português do treinamento.

12/03/2024


Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024


Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

O Instituto de Embalagens vai realizar palestras no auditório da CNI em que os participantes poderão ver na prática soluções discutidas durante sessões sobre análise do ciclo de vida de embalagens e atualização de tecnologias para a reciclagem, entre outros temas.

12/03/2024