A Artliber Editora lançou, em 2022, seu novo livro Extrusão de plásticos – tecnologias e processamentos, sob a coordenação editorial de Júlio Harada, que reúne trabalhos sobre a extrusão de plásticos, elaborados por dez especialistas da área, todos com vasta experiência profissional na área. Nele, o leitor encontra conteúdo especializado, atualizado e de aplicação tecnológica e prática, que serve de consulta para profissionais e estudantes da área de polímeros.

 

A obra possui 21 capítulos que abordam detalhadamente assuntos como processo de extrusão de termoplásticos; componentes de uma extrusora; aspectos teóricos e operacionais da extrusão; extrusão através de matriz plana e tubular; problemas e soluções; variáveis operacionais do processo tubular de extrusão de filmes de PEBD, PEAD e PP; aspectos operacionais resumidos para extrusão de filmes soprados; extrusão de filmes, laminados e chapas de PVC; resinas de poliamidas para extrusão de filmes especiais; outros materiais plásticos utilizados na produção de filmes flexíveis orientados (BOPET, BOPS, BOPVC, BOPA); extrusão de tubos, mangueiras e canudos; extrusão de perfis; extrusão de plásticos de engenharia (ABS, PC, PPE, PET e copoliésteres); extrusão para revestimento de fios e cabos; extrusão de monofilamentos e multifilamentos; e processamento de ráfia.

 

O livro possui 384 páginas e sua versão física está disponível para venda no site da editora (www.artliber.com.br) pelo preço sugerido de R$ 192,00. É possível visualizar uma amostra de seu conteúdo no mesmo endereço online.



Mais Notícias PI



Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023