Um pool de empresas coordenado pela austríaca Engel, que tem subsidiária brasileira em Cotia (SP), trabalhou na validação do processo de fabricação de um componente técnico para o setor de eletrodomésticos, utilizando acrilonitrila butadieno-estireno (ABS) reciclado.

 

O processo foi demonstrado na feira K, que terminou esta semana, e integrou os recursos digitais da plataforma inject 4.0, da Engel, que compensa as flutuações de processo decorrentes das características da resina reciclada, com a tecnologia de aquecimento indutivo da francesa Roctool, que usa o controle de temperatura dos moldes como recurso para a obtenção de superfícies plásticas com qualidade superior.

 

Foram moldadas carcaças para eletroeletrônicos com superfície de alto brilho (foto), o que normalmente só ocorre com o uso de material virgem, ou contendo uma pequena fração de reciclado. As caixas foram produzidas em moldes com cavidades gravadas a laser, reproduzindo padrões inovadores para este tipo de aplicação, além de conterem acessórios para instalação de ventiladores e conectores nas laterais. Outro desafio do projeto foi moldar a peça com parede fina (1,2 mm).

 

A injetora usada foi o modelo totalmente elétrico e-mac 465/160, da Engel, na qual foi instalado o sistema de controle de temperatura do molde baseado na tecnologia de indução da Roctool, com refrigeradores compactos a ar. Entre os recursos da plataforma inject 4.0 que contribuíram para o sucesso da demonstração estão o sistema de controle de peso iQ, que detecta flutuações na matéria-prima e ajusta automaticamente o perfil de injeção, o ponto de comutação e a pressão de recalque para refletir as condições atuais no mesmo ciclo, aspectos fundamentais no trabalho com materiais reciclados, normalmente sujeitos a maiores flutuações de lote do que o material virgem. Já o controle de fusão iQ melhorou a homogeneidade do fundido, ajustando automaticamente o tempo de plastificação para o valor ideal conforme a aplicação.

 

O processo demonstrado é potencialmente interessante para os transformadores que fornecem para os mercados de eletrodomésticos, de linha branca, eletroeletrônicos e produtos para telecomunicações, pois permite a redução da proporção de material virgem empregado nas suas formulações.

 

Também foram parceiras neste desenvolvimento a ferramentaria Moldetipo (Marinha Grande, Portugal), que construiu o molde; a Lavergne (Montréal, Canadá), que forneceu o plástico reciclado; a Incoe (Rödermark, Alemanha), para os sistemas de câmara quentes e a Standex Engraving Mold -Tech (Treviso, Itália), responsável pela gravação a laser das cavidades.


 

Foto: Engel/Roctool


 

Leia também:

Inteligência artificial nas injetoras

IA e realidade aumentada para o chão de fábrica


 

#injeção

#reciclados

#Roctool

#Engel



Mais Notícias PI



Feira K 2022 manda recado para o mundo

Um resumo sobre as propostas para a redução do impacto dos resíduos plásticos no meio ambiente e na sociedade como um todo apresentadas na última edição da K.

06/12/2022


Máquinas brasileiras na K: uma história de sucesso

Comércio de equipamentos industriais fornecidos por empresas brasileiras movimentou US$ 15,4 milhões durante a feira alemã.

16/11/2022


Reciclagem em ciclo fechado

Novos equipamentos foram projetados para atender à demanda de ciclos fechados de reciclagem de PET, PS e poliolefinas.

16/11/2022