A DSM Engineering Materials (Países Baixos), com subsidiária em São Paulo (SP), anunciou o lançamento da Lucidiris, uma ferramenta para o desenvolvimento de materiais plásticos alimentada por inteligência artificial (IA).
Além de prever as propriedades mecânicas dos materiais com base na aplicação que eles terão, o sistema avalia o melhor conjunto de cores de acordo com propriedades mecânicas críticas, elaborando receitas para formulações com maior chance de bom desempenho.
A ferramenta foi desenvolvida com base em informações sobre vários tipos de materiais de alto desempenho e em breve terá também em sua biblioteca as resinas recicladas.
A tecnologia de inteligência artificial empregada é protegida por patente e vai ajudar os clientes da DSM a reduzir o tempo de lançamento no mercado ao desenvolver materiais de alto desempenho com cores e propriedades específicas para uma grande variedade de aplicações.
Entre os recursos do Lucidiris estão a possibilidade de prever as melhores cores e propriedades mecânicas dos compostos poliméricos após a adição de ingredientes coloridos, associando-as a propriedades críticas, e propor ingredientes para adicionar a um composto para atender às propriedades desejadas.
Angelika Schmidt, gerente global de pesquisa em polímeros de desempenho da DSM, informou que o Lucidiris representa mais um passo na digitalização do desenvolvimento de produtos. “O que já podemos fazer para o desenvolvimento de cores hoje, será possível para o desenvolvimento de produtos no futuro. A combinação da inteligência humana com a aprendizagem de máquina nos permitirá chegar a receitas bem-sucedidas com muito menos iterações e, portanto, tempos de desenvolvimento muito mais curtos para nossos clientes”, concluiu.
Foto:DSM
Conteúdo relacionado:
As cores de 2023, na visão de quem fornece
Competências que podem acelerar a digitalização da indústria
#DSM
#Lucidiris
Mais Notícias PI
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025
A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.
11/12/2025
A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.
11/12/2025