A DSM Engineering Materials (Países Baixos), com subsidiária em São Paulo (SP), anunciou o lançamento da Lucidiris, uma ferramenta para o desenvolvimento de materiais plásticos alimentada por inteligência artificial (IA).

 

Além de prever as propriedades mecânicas dos materiais com base na aplicação que eles terão, o sistema avalia o melhor conjunto de cores de acordo com propriedades mecânicas críticas, elaborando receitas para formulações com maior chance de bom desempenho.

 

A ferramenta foi desenvolvida com base em informações sobre vários tipos de materiais de alto desempenho e em breve terá também em sua biblioteca as resinas recicladas.

 

A tecnologia de inteligência artificial empregada é protegida por patente e vai ajudar os clientes da DSM a reduzir o tempo de lançamento no mercado ao desenvolver materiais de alto desempenho com cores e propriedades específicas para uma grande variedade de aplicações.

 

Entre os recursos do Lucidiris estão a possibilidade de prever as melhores cores e propriedades mecânicas dos compostos poliméricos após a adição de ingredientes coloridos, associando-as a propriedades críticas, e propor ingredientes para adicionar a um composto para atender às propriedades desejadas.

 

Angelika Schmidt, gerente global de pesquisa em polímeros de desempenho da DSM, informou que o Lucidiris representa mais um passo na digitalização do desenvolvimento de produtos. “O que já podemos fazer para o desenvolvimento de cores hoje, será possível para o desenvolvimento de produtos no futuro. A combinação da inteligência humana com a aprendizagem de máquina nos permitirá chegar a receitas bem-sucedidas com muito menos iterações e, portanto, tempos de desenvolvimento muito mais curtos para nossos clientes”, concluiu.

 

 

Foto:DSM

 

 

Conteúdo relacionado:

 

As cores de 2023, na visão de quem fornece

 

Competências que podem acelerar a digitalização da indústria

 

 

#DSM

#Lucidiris



Mais Notícias PI



Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais

A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.

12/08/2025


Injetoras conectadas em demonstração

A fabricante japonesa Shibaura fará demonstrações na K do processo de injeção com sistemas integrados e utilizando plástico reciclado.

05/08/2025


Sepro anuncia a renovação de sua linha de robôs

Maior curso, maior capacidade de carga e melhorias no sistema de controle são resultado do desenvolvimento dos robôs da companhia francesa, que serão exibidos na feira K.

17/07/2025