A DSM Engineering Materials (Países Baixos), com subsidiária em São Paulo (SP), anunciou o lançamento da Lucidiris, uma ferramenta para o desenvolvimento de materiais plásticos alimentada por inteligência artificial (IA).

 

Além de prever as propriedades mecânicas dos materiais com base na aplicação que eles terão, o sistema avalia o melhor conjunto de cores de acordo com propriedades mecânicas críticas, elaborando receitas para formulações com maior chance de bom desempenho.

 

A ferramenta foi desenvolvida com base em informações sobre vários tipos de materiais de alto desempenho e em breve terá também em sua biblioteca as resinas recicladas.

 

A tecnologia de inteligência artificial empregada é protegida por patente e vai ajudar os clientes da DSM a reduzir o tempo de lançamento no mercado ao desenvolver materiais de alto desempenho com cores e propriedades específicas para uma grande variedade de aplicações.

 

Entre os recursos do Lucidiris estão a possibilidade de prever as melhores cores e propriedades mecânicas dos compostos poliméricos após a adição de ingredientes coloridos, associando-as a propriedades críticas, e propor ingredientes para adicionar a um composto para atender às propriedades desejadas.

 

Angelika Schmidt, gerente global de pesquisa em polímeros de desempenho da DSM, informou que o Lucidiris representa mais um passo na digitalização do desenvolvimento de produtos. “O que já podemos fazer para o desenvolvimento de cores hoje, será possível para o desenvolvimento de produtos no futuro. A combinação da inteligência humana com a aprendizagem de máquina nos permitirá chegar a receitas bem-sucedidas com muito menos iterações e, portanto, tempos de desenvolvimento muito mais curtos para nossos clientes”, concluiu.

 

 

Foto:DSM

 

 

Conteúdo relacionado:

 

As cores de 2023, na visão de quem fornece

 

Competências que podem acelerar a digitalização da indústria

 

 

#DSM

#Lucidiris



Mais Notícias PI



Injetora híbrida com força de 1.800 kN

Arburg vai expor injetora híbrida e com menor consumo de energia.

23/07/2024


Fabricante de embalagens se prepara para possível nova seca em Manaus

Antevendo desafios logísticos, a Extrusa Pack vai estocar matéria-prima em suas unidades na região Sudeste e é parceira na implantação de um posto de distribuição no AM.

23/07/2024


Centro técnico da Engel passa a ser equipado com injetora de alta capacidade

A fabricante austríaca de injetoras ampliou o seu centro técnico com a instalação de uma injetora de 55.000 kN de força de fechamento, desenvolvida com foco nas necessidades da indústria automobilística.

23/07/2024