Uma linha de agentes compatibilizantes indicados para a fabricação de produtos a partir de plásticos descartados foi desenvolvida pela IQX. São concentrados voltados tanto para o processamento simultâneo de resinas recicladas e virgens quanto para o de materiais poliméricos multicamadas, incluindo os que contêm metais.

 

Plásticos multicamadas reciclados são usados para fabricar tampas

 

Os aditivos se dividem em duas séries, denominadas Unifix e Flex. Os pertencentes à primeira são recomendados para aplicação em formulações que requeiram a melhoria das propriedades dos polímeros e o equilíbrio entre suas proporções como, por exemplo, grades que mesclem PE, PA, PP  e BOPP. Já os da linha Flex podem viabilizar a reciclagem de filmes flexíveis compostos por camadas de EVOH, PE e PA.

Para inibir odores comumente provenientes de processos de reciclagem, Silmara Neves e Carla Fonseca, diretora administrativa/comercial e diretora de produção/desenvolvimento da empresa, respectivamente, oferecem um aditivo que recebeu o nome de “Raptor”. Segundo elas, há a possibilidade de customização dos produtos conforme a necessidade dos clientes.

A companhia está buscando parcerias na área de reciclagem de EVA, PE e XLPE, bem como nos ramos de fabricação de tampas – exemplo de aplicação de polímeros multicamadas contendo barreiras metálicas, reciclados por moagem, na imagem – e filmes plásticos, além de revestimentos elastoméricos para blindagem eletromagnética, EPIs e calçados.

 

Foto: IQX

 

Conteúdo relacionado:

Resina biodegradável é desenvolvida no Brasil

Novos sistemas para recuperação de plásticos pós-consumo

 

#Reciclagemdeplasticosmulticamadas #Aditivocompatibilizante #Polímeros



Mais Notícias PI



Máquinas de autoatendimento incentivam a reciclagem de embalagens

Mais dez unidades da chamada Retorna Machine são instaladas em pontos da cidade de São Paulo, pela Ambev e Triciclo-Ambipar, que incentiva a troca de embalagens pós-consumo por serviços e créditos.

19/01/2022


Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022


Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

A SC Johnson superou sua meta de uso de 15% de plástico reciclado em suas embalagens quatro anos antes do previsto e, agora, quase dobra a aposta para usar 25% até 2025.

12/01/2022