Uma linha de agentes compatibilizantes indicados para a fabricação de produtos a partir de plásticos descartados foi desenvolvida pela IQX. São concentrados voltados tanto para o processamento simultâneo de resinas recicladas e virgens quanto para o de materiais poliméricos multicamadas, incluindo os que contêm metais.

 

Plásticos multicamadas reciclados são usados para fabricar tampas

 

Os aditivos se dividem em duas séries, denominadas Unifix e Flex. Os pertencentes à primeira são recomendados para aplicação em formulações que requeiram a melhoria das propriedades dos polímeros e o equilíbrio entre suas proporções como, por exemplo, grades que mesclem PE, PA, PP  e BOPP. Já os da linha Flex podem viabilizar a reciclagem de filmes flexíveis compostos por camadas de EVOH, PE e PA.

Para inibir odores comumente provenientes de processos de reciclagem, Silmara Neves e Carla Fonseca, diretora administrativa/comercial e diretora de produção/desenvolvimento da empresa, respectivamente, oferecem um aditivo que recebeu o nome de “Raptor”. Segundo elas, há a possibilidade de customização dos produtos conforme a necessidade dos clientes.

A companhia está buscando parcerias na área de reciclagem de EVA, PE e XLPE, bem como nos ramos de fabricação de tampas – exemplo de aplicação de polímeros multicamadas contendo barreiras metálicas, reciclados por moagem, na imagem – e filmes plásticos, além de revestimentos elastoméricos para blindagem eletromagnética, EPIs e calçados.

 

Foto: IQX

 

Conteúdo relacionado:

Resina biodegradável é desenvolvida no Brasil

Novos sistemas para recuperação de plásticos pós-consumo

 

#Reciclagemdeplasticosmulticamadas #Aditivocompatibilizante #Polímeros



Mais Notícias PI



Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024