A revista Plástico Industrial publica anualmente uma atualização do guia de transformadores por sopro, disponível em edição impressa e também em nosso site. As empresas que responderam ao questionário que fundamenta o guia deste ano foram convidadas também a responder algumas questões adicionais que permitem caracterizar este segmento da transformação de plásticos.

 

A primeira delas diz respeito aos setores atendidos por essas empresas. O segmento mais citado foi o de embalagens, seguido por agroindústria, automobilístico, brinquedos/lazer e utilidades domésticas (com igual representatividade), eletrodomésticos de linha branca, sinalização e “outros”. Este último item foi desdobrado na menção espontânea dos seguintes setores: móveis, hospitalar, construção civil, itens promocionais, setor químico, instrumentos musicais, itens para fabricação de cerveja e brindes.

 

As empresas também foram questionadas quanto à adoção dos processos de manufatura aditiva (impressão 3D) em suas rotinas. Todas afirmaram utilizar a técnica como auxiliar no desenvolvimento de seus produtos, sendo que 64% delas já dispõem de, pelo menos, uma impressora em suas instalações industriais. Os demais 36% informaram que utilizam o recurso, mas contratando serviços de terceiros para a execução dos protótipos.

 

O uso de materiais reciclados na moldagem dos produtos em resposta às metas de sustentabilidade e políticas de ESG estabelecidas pelos seus clientes (incluindo as grandes marcas, ou brand owners) é uma realidade apontada também por 64% das empresas respondentes, as quais informaram ainda que os setores que mais demandam esse tipo de matéria-prima são cosméticos, higiene e limpeza, mobiliário, construção civil, duas rodas, setor alimentício e de bebidas, químico, industrial, agroquímico e agroindústria.

 

O guia atualizado estará disponível aqui.

 

 

Foto: Rawpixel

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Reciclagem de PET em alta

 

Sob nova direção

 

 



Mais Notícias PI



Dow intensifica a reciclagem de embalagens para pet food

O Projeto Pegada Limpa, que promove a inserção de plásticos reciclados oriundos de embalagens de pet food na cadeia produtiva, já soma 35 toneladas de materiais reciclados. A matéria-prima está sendo usada na fabricação de embalagens secundárias.

22/10/2024


Starlinger recebe reparação por plágio na China

Decisão da justiça chinesa favoreceu a companhia austríaca desenvolvedora de equipamentos para produção de sacaria, extrusão e reciclagem de PET. Um dos seus modelos de máquina foi copiado e estava sendo comercializado ilegalmente.

22/10/2024


Cannon adquire fabricante austríaca de máquinas para PU

O grupo italiano especializado na fabricação de máquinas para moldagem de poliuretano ampliou a oferta de maquinário com a aquisição da Polytec EMC.

22/10/2024