A alemã Kraiburg, representada no Brasil pela Apta (Estância Velha, RS), lançou uma nova linha de elastômeros termoplásticos (TPEs) que contém pelo menos 73% de conteúdo reciclado. Denominada Recycling Content TPE for Automotive, a série foi desenvolvida para uso em itens técnicos na indústria automotiva. As primeiras aplicações resultaram do acordo com a Tessi Supply, que utilizará os materiais para produzir itens do interior e tapetes, em resposta ao apelo por sustentabilidade na cadeia de valor envolvida na fabricação de veículos.

 

As novas propostas de regulamentação da União Europeia sobre a concepção de automóveis, por exemplo, visam uma média de material reciclado de 25% por carro, incluindo 6,25% provenientes de reciclados pós-consumo (PCR)

 

Combinação de várias matérias-primas recicladas, com uma classificação de dureza que vai de 20 a 95 Shore A, o novo composto tem pegada de carbono 25% inferior ao seu equivalente virgem e vai substituir a linha para acabamento de interiores PIR TPE (reciclado pós-industrial) em 2024. Inicialmente estará disponível para clientes na região que compreende Europa, Oriente Médio e África (EMEA), a exemplo da Tessi Supply, de origem chinesa, que o escolheu para produzir componentes e tapetes para vários modelos de automóveis.


 

Além do novo Recycling Content TPE for Automotive, o portfólio da Kraiburg TPE possui uma série de materiais com alto conteúdo de PCR e PIR para aplicações automotivas, de consumo, eletrônicos de consumo, itens vestíveis (wearables) e industriais.


 

Mais notícias sobre materiais reciclados na seção Reciclagem da Plástico Industrial.

 

 

 __________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Kraiburg


 

Leia também:


 

Additiva passa a distribuir pigmentos da Heubach


 

Compostos e Arkema firmam parceria no fornecimento de polímeros especiais


#KraiburgTPE

#AptaResinas

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024