Apesar das dificuldades enfrentadas pelo ramo de reciclagem de plásticos no decorrer da pandemia de Covid-19, entidades ligadas a essa área mantêm o interesse em estabelecer consórcios para expandir redes de coleta e comercialização de plásticos pós-uso/pós-consumo.

 

Programa Tampinha Legal busca parceiros no ramo de reciclagem de plásticos

Um exemplo é o programa socioambiental Tampinha Legal, que consiste em campanhas de incentivo ao descarte correto de tampas plásticas e à conversão delas em matérias-primas para a fabricação de novos produtos.

 

Por meio desse projeto, que teve início em 2016, foram coletadas até o fechamento dessa matéria 254.079.996 tampas – de garrafas PET, de embalagens de produtos de limpeza e cuidados pessoais, de recipientes, entre outros. Fabricadas em sua maioria em polietileno, elas serão ofertadas a recicladores e empresas da cadeia de transformação de polímeros.

 

O objetivo é oferecer um material limpo e triado que pode ser usado na produção de utensílios domésticos, embalagens e peças estruturais como, por exemplo, quadros de bicicletas, um tipo de aplicação de material reciclado que já é realidade no Brasil e no mundo.

 

De acordo com Simara Souza, coordenadora executiva do instituto SustenPlást, que também está à frente do programa, as doações de tampas plásticas continuam em crescimento mesmo com o advento do distanciamento social recomendado pelos órgãos sanitários. Esse dado foi inserido em um relatório publicado recentemente.

 

“As empresas participantes do Tampinha Legal não estão medindo esforços para realizar a sua manutenção em uma época tão delicada como esta, e sua maioria segue em suas atividades. A indústria de transformação de plásticos é sensível às causas socioambientais e está disposta a fazer o bem da melhor forma possível”, disse.

 

Segundo ela, todas as operações relacionadas ao projeto estão sendo executadas conforme as medidas de segurança que vão contra a disseminação de doenças.

 

Os interessados em participar do programa podem obter mais informações aqui. Confira também o nosso guia atualizado de fornecedores de resinas recicladas.

 

Conteúdo relacionado:

 

Tratamento de plásticos reciclados permite remoção de odores

Reciclagem cooperativa, um novo modelo de negócio

 

Foto: Pixabay

 

#TampinhaLegal #Reciclagem #Sustentabilidade #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


PET reciclado é convertido em adesivo anticorrosivo

Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um projeto chamado “PET Adesivo”, que consiste no uso de poli(tereftalato de etileno) reciclado na composição de filmes anticorrosivos.

25/03/2024