A Blow Moulding Technologies, BMT (Irlanda do Norte) aprimorou os seus produtos digitais voltados para o segmento de sopro de modo a torná-los adequados para empresas que trabalham com os chamados materiais sustentáveis.

 

Os sistemas Blowscan e Thermoscan, criados para reduzir o desperdício e acelerar os ciclos de desenvolvimento de embalagens, contemplam tanto o PET reciclado (rPET) quanto os materiais de origem renovável, cada vez mais presentes no mercado. Por serem relativamente novos e terem comportamento pouco previsível, eles ainda dificultam a garantia da qualidade das garrafas e impulsionam a demanda por ferramentas que ajudem as equipes de P&D a corrigir etapas da produção.

 

O Blowscan é um sistema de análise do processo de sopro que avalia a qualidade das pré-formas. Ele permite explorar o comportamento das pré-formas, otimizar a produção de garrafas e acelerar o desenvolvimento de novos produtos por meio de prototipagem rápida e simulações. Ajuda também ajuda a comparar diferentes resinas, identificar variações entre lotes e reduzir desperdícios, permitindo ajustar processos e minimizar paradas de máquina.

 

Já o Thermoscan mede simultaneamente os perfis de temperatura internos e externos das pré-formas. Isso garante uma produção mais estável e de alta qualidade, eliminando variações causadas por fatores ambientais ou desgaste do equipamento. Auxilia no controle da qualidade e fornece dados fundamentais para simulações virtuais do processo.

 

A BMT vai exibir seus novos produtos na feira drinktec, que acontece entre os dias 15 e 19 de setembro, em Munique (Alemanha).Os visitantes também poderão conhecer o “Jeito BMT”, um fluxo de trabalho estruturado e colaborativo que combina hardware, dados e conhecimento técnico para otimizar o desenvolvimento de garrafas, do conceito à produção.

Mais informações em www.bmt-ni.com


 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________


 

Imagens: BMT


 


 


 

Leia também:


 

KHS e Husky estão prontas para fabricar garrafa PET ultra leve


 

Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril


 



 



Mais Notícias PI



Parceria no desenvolvimento de retardantes de chama mais sustentáveis

Joint venture entre a Clariant e a chinesa Fuhua tem como objetivo investir no desenvolvimento e produção em escala de retardantes não halogenados, que atendam à regulamentação de diferentes segmentos usuários de peças plásticas.

11/11/2025


Plásticos e metais unidos em estruturas híbridas

A união de metais e plásticos de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.

11/11/2025


Engel adquire a Trexel. Um impulso para a injeção de peças mais leves.

O anúncio foi feito pela companhia austríaca durante a feira K, onde também foram divulgados os seus atuais pilares de desenvolvimento tecnológico para o setor de injeção.

29/10/2025