O  Grupo Boticário, com escritórios corporativos em Curitiba (PR) e São Paulo (SP), desenvolveu o projeto Seaside com a premissa “da praia à praia”, em que foi responsável pelo recolhimento de 265 toneladas de plástico, de faixas de areia do litoral, reinserindo esse material na cadeia produtiva como matéria-prima para produção de embalagens de protetor solar.

 

Segundo informações da companhia – a qual detém o direito de marcas como: O Boticário, Eudora, Vult, quem disse, berenice?, Beautybox, entre outras –, ela tem procurado alternativas para a produção de embalagens plásticas ecologicamente responsáveis. O projeto Seaside é uma das ações da área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e tem o objetivo de utilizar os resíduos plásticos, que são descartados incorretamente nas praias, transformando-os em novos produtos em suas fábricas, evitando que cheguem aos oceanos.

 

Na primeira fase do projeto, em parceria com a Globalpet, que compra o plástico de cooperativas de catadores do litoral do Estado de São Paulo, foram recolhidas 265 toneladas de plástico que serão encaminhadas à reciclagem e transformadas em resina pós-consumo para dar origem aos frascos de protetores solares e outros itens do portfólio do grupo. Cada quilo PET pós-consumo (material com maior quantidade recolhida) pode render 35 novos frascos de 237 mL do protetor solar Australian Gold. Já a embalagem de 125 mL pode ter 55 novos frascos fabricados a partir de um quilo da resina.

 

Além das vantagens ligadas à sustentabilidade e economia circular como a redução do impacto negativo ambiental, o Seaside, via Globalpet, promove um benefício social auxiliando 316 famílias de trabalhadores de cooperativas de sete cidades litorâneas paulistas (Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

 

A nova embalagem, feita 100% com material reciclado, pode ainda ser destinada corretamente pelos consumidores por meio do "Boti Recicla", uma iniciativa da companhia que mantém em suas lojas, há mais de 10 anos, uma área de coleta de embalagens vazias que recebem a destinação correta para a reciclagem.

 

(Foto: Grupo Boticário)

#reciclagempet #economiacircular #petposconsumo #dapraiaapraia 



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024