A Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast) está relançando a campanha #EuTenhoÉtica, cujo intuito é promover um mercado mais justo, transparente e sustentável, como explicou Laercio Gonçalves, presidente da entidade: “Temos percebido um aumento no número de empresas que recorrem a práticas tributárias questionáveis para obter vantagens comerciais no mercado de varejo de resinas plásticas”.


 

Este fato explica o retorno da campanha, que foi lançada pela primeira vez em 2018. O executivo ainda alertou que “manobras que incluem sonegação de impostos e uso de empresas de fachada para redução de custos, são antiéticas, além de ilegais”. Além disso, disse que embora possam parecer benéficas para alguns, tais práticas têm um profundo impacto negativo tanto no mercado quanto na sociedade como um todo.


 

Rafael Prado Moraes, da Petropol Polímeros, um dos idealizadores da campanha, considera que uma das consequências mais evidentes da falta de ética nos negócios é a prática de concorrência desleal. “Empresas que adotam operações tributárias questionáveis acabam obtendo uma vantagem competitiva injusta em relação às que operam de maneira ética. Isso cria uma competição desigual no mercado de varejo de resinas plásticas, prejudicando quem busca agir de forma responsável e transparente”, comentou.


 

Moraes reforça que não são apenas as empresas que sofrem com a má conduta de alguns empresários: “Empresas que buscam reduzir custos de qualquer maneira podem adotar práticas que afetam negativamente o meio ambiente ou violam direitos trabalhistas, gerando assim impactos sociais e ambientais”.


 

James Tavares, da SM Resinas, diz que campanhas como essa são essenciais no mundo dos negócios. “Nós apoiamos a campanha “#EuTenhoÉtica”. Sua importância está diretamente ligada ao nosso propósito, que não é somente de êxito financeiro, mas também de contribuir com a geração de empregos e com a melhoria da sociedade por meio do pagamento de impostos e do respeito às leis dos países em que operamos”, enfatizou.


 

O presidente da Adirplast, diz que cultivar uma cultura de ética nos negócios deveria ser praxe em qualquer empresa: “A integridade é a base fundamental para o crescimento sustentável, para a confiança mútua entre as organizações e para o progresso do país”. Ainda segundo Gonçalves, é apenas através de práticas empresariais éticas, justas e corretas que podemos construir uma economia forte e que beneficia a todos os cidadãos. “Juntos, devemos estabelecer um padrão digno de conduta, inspirando empreendedores a alcançar sucesso com integridade, respeito e responsabilidade”, finalizou.


 

Imagem: Adirplast


 


 

Leia também:


 

Consultoria lança relatório mensal de preços de resinas


 

Parceria no setor de resinas unifica a oferta de compostos e especialidades


 


 



Mais Notícias PI



Fabricantes de produtos plásticos do Brasil buscam negócios na Colômbia

Missão comercial promovida pelo programa Think Plastic Brazil terá a participação de mais de 20 empresas brasileiras do setor de plásticos.

26/08/2025


Distribuidora alemã de resinas entra no mercado brasileiro

Ao adquirir participação majoritária na Tecnomatiz, a alemã Albis amplia a sua atuação no mercado latino-americano e planeja ampliar o portfólio de plásticos de engenharia e elastômeros ofertados no mercado brasileiro.

19/08/2025


Fabricação de dispositivos médicos mantém expansão

Relatório setorial da ABIMO informa que a indústria de dispositivos médicos segue contratando e soma mais de 85 mil empregos diretos.

12/08/2025