O setor petroquímico ocupa uma posição estratégica na economia de um país, fornecendo insumos para indústrias voltadas para o atendimento de grande parte das necessidades humanas de consumo, tais como vestuário, habitação, transporte, alimentação, limpeza e saúde.
A indústria química/petroquímica brasileira ocupa hoje a sexta posição em nível mundial, com um faturamento da ordem de US$ 100 bilhões. Sua cadeia movimenta hoje cerca de 11 mil empresas no País, desde a 1ª geração, que usa os derivados do petróleo, até a 3ª geração, que produz os bens de consumo finais.
Para capacitar profissionais interessados neste setor, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), do Rio de Janeiro (RJ), vai realizar o treinamento “Dinâmica da Indústria Petroquímica On-line”, que será ministrado por Flávio Ferreira Silva, diretor da consultoria Ohxide e colunista da seção Petroquímicos da revista Plástico Industrial.
As aulas acontecerão nos dias 21, 23, 25 e 30 de novembro, em formato on-line ao vivo, com forte incentivo à interação entre os participantes, totalizando uma carga horária de oito horas, nas quais serão abordados temas como a definição e as características da indústria petroquímica, cadeia de valor, principais produtos, cadeias de produção, ciclos petroquímicos, competitividade regional, estrutura de custos, mercado interno e externo.
A programação completa, assim como o formulário para inscrição e demais informações, estão disponíveis aqui.
Foto: Robin Sommer / Unsplash
Leia também:
Como empreender no setor de plásticos
Desenvolvimento de produtos plásticos em curso gratuito
#petroquímica
Mais Notícias PI
Ao adquirir participação majoritária na Tecnomatiz, a alemã Albis amplia a sua atuação no mercado latino-americano e planeja ampliar o portfólio de plásticos de engenharia e elastômeros ofertados no mercado brasileiro.
19/08/2025
A gestão de projetos e engenharia são alguns dos temas da indústria de manufatura que compõem o escopo do livro, assim como orçamento e riscos.
19/08/2025
Empresa alemã vai divulgar na K o fornecimento de instalações completas para a moldagem por injeção, incluindo máquina injetora, molde e sistema de automação.
19/08/2025