O setor petroquímico ocupa uma posição estratégica na economia de um país, fornecendo insumos para indústrias voltadas para o atendimento de grande parte das necessidades humanas de consumo, tais como vestuário, habitação, transporte, alimentação, limpeza e saúde.

 

A indústria química/petroquímica brasileira ocupa hoje a sexta posição em nível mundial, com um faturamento da ordem de US$ 100 bilhões. Sua cadeia movimenta hoje cerca de 11 mil empresas no País, desde a 1ª geração, que usa os derivados do petróleo, até a 3ª geração, que produz os bens de consumo finais.

 

Para capacitar profissionais interessados neste setor, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), do Rio de Janeiro (RJ), vai realizar o treinamento “Dinâmica da Indústria Petroquímica On-line”, que será ministrado por Flávio Ferreira Silva, diretor da consultoria Ohxide e colunista da seção Petroquímicos da revista Plástico Industrial.

 

As aulas acontecerão nos dias 21, 23, 25 e 30 de novembro, em formato on-line ao vivo, com forte incentivo à interação entre os participantes, totalizando uma carga horária de oito horas, nas quais serão abordados temas como a definição e as características da indústria petroquímica, cadeia de valor, principais produtos, cadeias de produção, ciclos petroquímicos, competitividade regional, estrutura de custos, mercado interno e externo.

 

A programação completa, assim como o formulário para inscrição e demais informações, estão disponíveis aqui.


 

Foto: Robin Sommer / Unsplash


 

Leia também:

 

Como empreender no setor de plásticos

 

Desenvolvimento de produtos plásticos em curso gratuito


 

#petroquímica


 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024


Inscrições abertas para bolsas de estudo com foco na indústria

Concurso de bolsas de estudo do programa Inova Talentos abrange áreas como engenharia de materiais e engenharia mecânica.

09/04/2024