De 13 a 15 de junho de 2023 será realizado em formato digital o curso “Cristalização de polímeros – princípios gerais e efeitos práticos”, que será ministrado pelo engenheiro de materiais e professor Marcelo Silveira Rabello, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O treinamento está sendo promovido pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). 

 

O curso terá como tema central os fenômenos relacionados à cristalização de polímeros, abordando assuntos referentes à parte estrutural/morfológica desses materiais e o desenvolvimento de matérias-primas e fabricação de produtos. Também serão abordados os conceitos dos polímeros, seleção e aplicação de materiais, bem como serão feitas análises sobre falha em serviço e situações recorrentes em processos produtivos.

 

ABPol está promovendo um curso sobre cristalização de polímeros, que acontecerá em formato on-line

Estão programadas aulas sobre o desenvolvimento de materiais poliméricos e sua aplicabilidade prática na indústria de transformação, a natureza macromolecular dos polímeros e suas estruturas básicas, origem e importância das massas molares, os tipos de arquiteturas moleculares e forças coesivas, além de conformação e flexibilidade da cadeia polimérica.


A grade curricular também será composta por sessões sobre as principais transições térmicas e suas consequências, efeitos causados pela temperatura, as características de polímeros amorfos e semicristalinos, transição vítrea, cristalização e fusão. Outros temas a serem abordados no treinamento são: conceitos e importância da “cristalizabilidade”; métodos para determinação do grau de cristalinidade; e morfologia esferulítica e hierarquia estrutural.


As aulas serão distribuídas em três módulos com duração de três horas cada, com início previsto para as 9 horas. O curso é recomendado para diversos profissionais do setor de polímeros, tais como técnicos, tecnólogos e engenheiros, e para estudantes.


Nesta página podem ser feitas as inscrições e no site da ABPol podem ser obtidas mais informações.


 

 

Imagem: ABPol/Divulgação


 

Confira os cursos para 2023:

 

Próximos cursos do setor de plásticos

 

Cursos on-line e presenciais acontecem nos próximos meses


 

#ABPol #CursosOnline #CristalizaçãodePolímeros #PI



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024