O recente anúncio da reorganização das plantas industriais da Astra, na cidade de Jundiaí (SP), com um investimento de R $50 milhões, teve como principal motivação a reorganização das atividades produtivas, de modo a proporcionar ganhos logísticos que se traduzem em maior produtividade.

 

Além da aquisição de equipamentos como injetoras, sopradoras, robôs e extrusoras para otimizar a fabricação de itens como assentos sanitários, caixas de descarga, sifões e engates, a empresa já investe há alguns anos em automação e na conexão entre equipamentos, operando dentro dos princípios que atualmente caracterizam o conceito de indústria 4.0. Os investimentos prosseguem com a constante atualização do parque, com modelos mais complexos e de maior capacidade.

Adriano Gomes, diretor industrial da Astra (foto), explicou que a empresa já utiliza robôs há cerca de 23 anos nos seus processos de injeção, sopro e extrusão, dedicando especial atenção à composição de células de produção que resultam em soluções individualizadas, conforme o produto a ser fabricado.

 

 

TI e TO em sintonia

 

A Astra possui hoje cerca de seis mil itens em catálogo, e desenvolve internamente as soluções produtivas para cada linha de fabricação, com equipes de tecnologia da informação e tecnologia operacional (TI/TO) totalmente integradas. A sinergia entre esses departamentos é responsável também pela integração das rotinas produtivas aos sistemas supervisórios.

 

O resultado tem sido a alta produtividade e a forte atuação da empresa no mercado externo. São exportados atualmente cerca de 8% da sua produção, para mais de 30 países dos cinco continentes, com possibilidade de expansão desse percentual: “Com a crise do mercado chinês, indústrias de diferentes países estão se capacitando rapidamente para assumir o mercado, e isso deve se intensificar nos próximos anos”, ponderou Adriano. Com relação ao mercado interno e ao atual cenário político, ele também vê com otimismo as novas possibilidades de mercado, entendendo, por exemplo, que a possível prioridade a ser dada para o mercado de habitações populares no Brasil pode ser uma boa oportunidade para a Astra.


 

Foto: Astra



 

Conteúdo relacionado:


Indústria de capacetes em bom momento


Setor automotivo em alta


Brinquedos, a indústria da resistência



 

#Astra

#plásticosnaconstruçãocivil

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024