A Mirai Química (Barueri, SP) desenvolveu uma linha de desmoldantes para peças plásticas tendo em vista solucionar alguns dos problemas associados ao uso das versões em spray, aplicadas diretamente nos moldes, comprometendo por vezes o acabamento final das peças e provocando o acúmulo de partículas em suspensão nas fábricas.

 

A linha Mirai DI-40 é fornecida em grânulos (pellets) e é adicionada à formulação dos materiais, tornando-os auto-desmoldáveis. É compatível com diversas resinas plásticas e contribui para a redução de tempos de ciclo por dispensar a etapa de aplicação nos moldes. De acordo com Satio Okamoto, gerente comercial da Mirai Química, o desmoldante contribui ainda para a melhor dispersão dos pigmentos empregados na formulação e funciona como auxiliar de processamento no caso de resinas recicladas.

 

Já o melhor acabamento para as peças moldadas é decorrência da cópia exata da superfície do molde, sem a interferência da camada de desmoldante externo. Caso o transformador já utilize aditivos em suas formulações, é recomendado que a Mirai seja informada para avaliar a possibilidade de eliminação do aditivo.

 

Por ser inerte e atóxico, o DI-40 pode ser usado na produção de peças para o setor alimentício, médico e de cosméticos, a exemplo da embalagem para o protetor labial (lip balm) ao lado, que tinha como forte requisito a atoxicidade.


 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagens: Mirai Química


 


 


 

Leia também:


 

Estudo mapeia tendências em inovação no setor de embalagens


 

Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos



Mais Notícias PI



Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024



Injeção de plásticos assistida por gás

Wittmann desenvolve injetora que executa injeção assistida por gás e gera o próprio gás.

05/07/2024