A Mirai Química (Barueri, SP) desenvolveu uma linha de desmoldantes para peças plásticas tendo em vista
solucionar alguns dos problemas associados ao uso das versões em spray, aplicadas diretamente nos moldes, comprometendo por vezes o acabamento final das peças e provocando o acúmulo de partículas em suspensão nas fábricas.
A linha Mirai DI-40 é fornecida em grânulos (pellets) e é adicionada à formulação dos materiais, tornando-os auto-desmoldáveis. É compatível com diversas resinas plásticas e contribui para a redução de tempos de ciclo por dispensar a etapa de aplicação nos moldes. De acordo com Satio Okamoto, gerente comercial da Mirai Química, o desmoldante contribui ainda para a melhor dispersão dos pigmentos empregados na formulação e funciona como auxiliar de processamento no caso de resinas recicladas.
Já o melhor acabamento para as peças moldadas é decorrência da cópia exata da superfície do molde, sem a interferência
da camada de desmoldante externo. Caso o transformador já utilize aditivos em suas formulações, é recomendado que a Mirai seja informada para avaliar a possibilidade de eliminação do aditivo.
Por ser inerte e atóxico, o DI-40 pode ser usado na produção de peças para o setor alimentício, médico e de cosméticos, a exemplo da embalagem para o protetor labial (lip balm) ao lado, que tinha como forte requisito a atoxicidade.
________________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Mirai Química
Leia também:
Estudo mapeia tendências em inovação no setor de embalagens
Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos
Mais Notícias PI
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026
Desde o inicio das suas operações como gestora da logística reversa dos resíduos de eletroeletrônicos, a ABREE contabiliza 190 mil toneladas de eletroeletrônicos recuperados, sendo 21% constituídos por materiais plásticos.
03/02/2026
Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.
27/01/2026