A Mirai Química (Barueri, SP) desenvolveu uma linha de desmoldantes para peças plásticas tendo em vista solucionar alguns dos problemas associados ao uso das versões em spray, aplicadas diretamente nos moldes, comprometendo por vezes o acabamento final das peças e provocando o acúmulo de partículas em suspensão nas fábricas.

 

A linha Mirai DI-40 é fornecida em grânulos (pellets) e é adicionada à formulação dos materiais, tornando-os auto-desmoldáveis. É compatível com diversas resinas plásticas e contribui para a redução de tempos de ciclo por dispensar a etapa de aplicação nos moldes. De acordo com Satio Okamoto, gerente comercial da Mirai Química, o desmoldante contribui ainda para a melhor dispersão dos pigmentos empregados na formulação e funciona como auxiliar de processamento no caso de resinas recicladas.

 

Já o melhor acabamento para as peças moldadas é decorrência da cópia exata da superfície do molde, sem a interferência da camada de desmoldante externo. Caso o transformador já utilize aditivos em suas formulações, é recomendado que a Mirai seja informada para avaliar a possibilidade de eliminação do aditivo.

 

Por ser inerte e atóxico, o DI-40 pode ser usado na produção de peças para o setor alimentício, médico e de cosméticos, a exemplo da embalagem para o protetor labial (lip balm) ao lado, que tinha como forte requisito a atoxicidade.


 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagens: Mirai Química


 


 


 

Leia também:


 

Estudo mapeia tendências em inovação no setor de embalagens


 

Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos



Mais Notícias PI



Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026


Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025