A Autaza, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas ópticos e inteligência artificial para controle da qualidade de peças para veículos, que integra o complexo do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), inaugurou recentemente o seu Centro de Inspeções Robóticas.

Parque tecnológico de inspeção de peças plásticas é instalado no interior de SP

 

Trata-se de um espaço onde estão instaladas linhas de produção compostas por células robotizadas e equipamentos ópticos voltados para a detecção automática de anomalias que eventualmente possam estar presentes na superfície de revestimentos aplicados em autopeças feitas em plásticos e/ou compostos de blendas termoplásticas.

 

 

Esse aparato cuja função é proporcionar a realização de simulações de processos produtivos típicos da indústria automobilística também é constituído por computadores industriais, célula de instrumentos ópticos como câmeras, lentes e filtros de sistemas de visão computacional, além de equipamentos de impressão 3D e outros sistemas industriais automatizados. Ele se encontra em uma área de 130 m².

 

O diretor de operações do Parque Tecnológico São José dos Campos, José Iram Barbosa, falou mais sobre os objetivos visados pelas partes envolvidas neste projeto. “A cooperação com o novo centro faz parte do conjunto de iniciativas do parque para proporcionar um ambiente que seja referência no desenvolvimento de novas soluções e negócios para a indústria 4.0”.

 

 

Conforme informado em comunicado à imprensa, o empreendimento contou com investimento próximo de R$ 1,5 milhão e os recursos foram obtidos a partir de programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também participaram do desenvolvimento do centro as empresas Eisenmann do Brasil e Igus.

 

“É um novo espaço funcional para a criação de tecnologias e desenvolvimento de pessoas, que atuará como vitrine para aproximar o público dos conceitos da indústria 4.0”, comentou Enivaldo Amaral, diretor financeiro da Autaza, que mencionou ainda que essa empreitada envolverá projetos de qualificação de mão de obra e de âmbito educacional. Prevê-se o fornecimento de bolsas de estudo para alunos das universidades instaladas no parque.

 

 

O Centro de Inspeções Robóticas opera conectado a uma plataforma virtual gerenciada pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, e os trabalhos serão realizados conforme a norma NR-12.

 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre a oferta de equipamentos para ensaios de materiais plásticos, entre outros.

 

 

Foto: Centro tecnológico voltado para a inspeção de autopeças instalado no interior de São Paulo.

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Novo material polimérico para fabricação de peças leves

 

Robôs autônomos para o chão de fábrica

 

 

#Autaza #ParqueTecnológicoSãoJosédosCampos #CentrodeInspeçõesRobóticas #Plásticos



Mais Notícias PI



Uma rede de produção para a impressão 3D

A EOS passou a gerir sua própria rede de parceiros em manufatura aditiva, que conecta empresas de diversos portes para produzir peças impressas em 3D em larga escala.

20/01/2022


Compósitos termoplásticos podem substituir componentes metálicos de baterias

O instituto espanhol Aimplas está desenvolvendo novos processos de transformação de compósitos termoplásticos que visam substituir a carcaça metálica das baterias de veículos elétricos.

20/01/2022


Máquinas de autoatendimento incentivam a reciclagem de embalagens

Mais dez unidades da chamada Retorna Machine são instaladas em pontos da cidade de São Paulo, pela Ambev e Triciclo-Ambipar, que incentiva a troca de embalagens pós-consumo por serviços e créditos.

19/01/2022