Hellen Souza, da redação

 

A francesa Niryo, uma startup especializada no desenvolvimento de robôs colaborativos compactos, recebeu um financiamento de 6,4 milhões de euros que vai apoiar o crescimento da empresa e da sua proposta de disseminar o uso desse tipo de robô em escala global, em uma estratégia que inclui a chegada da empresa ao mercado brasileiro.

 

Com foco na automatização de tarefas simples e repetitivas, a Niryo criou duas linhas de robôs colaborativos, sendo uma voltada para o segmento educacional e outra para o meio profissional. A ideia de democratizar o acesso aos autômatos no meio educacional surgiu da experiência de seu fundador, Marc-Henri Frouin, quando ainda era estudante de engenharia. Em sua sala de aula havia apenas um robô para 50 alunos, o que impedia a real experiência de operar e atuar na sua programação.

 

A questão o inspirou a transformar o ambiente pedagógico com a democratização do acesso à robótica que resultou nos atuais robôs de seis eixos construídos em alumínio, com programação em código aberto (open source), baseada em Linux (Ubuntu 18.04) e com integração ao sistema Matlab, um software bastante utilizado por engenheiros na criação de modelos matemáticos. Os robôs são fornecidos com um software gratuito, o Niryo Studio, que permite o acesso à programação por Blockly, linguagem da Google baseada em blocos.

 

A construção em código aberto permite a programação dos robôs em qualquer linguagem, dentre elas Phyton e C++, o que permite elevar o nível de programação de acordo com as necessidades do usuário, que pode, por exemplo, registrar trajetórias e tarefas para fins de aprendizagem de máquina (machine learning). Os usuários podem também desenvolver suas próprias interfaces (APIs, de application programming interface), customizando a programação dos robôs.

 

As séries de robôs colaborativos compactos são adaptáveis a diversos ambientes, podendo tanto simular tarefas de instalações fabris em ambiente educacional, quanto automatizar linhas de montagem reais, ou ainda, simular fisicamente o gêmeo digital de linhas industriais, em menor escala, em um contexto típico da indústria 4.0, como pode ser observado no vídeo abaixo, que mostra um processo de aplicação de rótulos:

 

 

Os robôs podem ser fornecidos já com esteira transportadora, sensores infravermelhos e sistemas de visão, compondo uma célula robótica. Na proposta educacional, são organizados em pacotes, conforme o número de estudantes a serem atendidos. A proposta é que haja pelo menos um autômato para cada dois estudantes. O preço inicial do robô é de 4 mil euros, mas o este pode variar conforme o tipo de pacote desejado.

 

O mais recente braço robótico da Niryo, o NED2, é utilizado em diversos países, especialmente no setor de educação, pesquisa e formação. Muitas empresas internacionais também adotaram os cobots Niryo, incluindo a Airbus, a Deutsch Bahn, a Siemens, a Solvay, a Coca-Cola e a Texas Instrument.

 

 

Imagem: Niryo

 

Leia também:

 

Injetoras com IA, um novo passo da Chen-Hsong e da MAP Intelligence

 

Aumenta o uso de tecnologias digitais nas empresas de injeção

 

Senai oferece avaliação gratuita de cibersegurança para a indústria

 

 

#Nyrio

#cobots

#robôscolaborativos

 



Mais Notícias PI



Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.

Processo de dois estágios elimina a regranulação e a refusão do material reciclado destinado à fabricação de produtos injetados. O objetivo é obter ganhos relativos a custos de produção e logística interna para as empresas que reciclam suas sobras de processo e também para as que compram reciclados no mercado.

02/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

Durante a próxima edição da feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos, a associação de construtores de máquinas da Alemanha vai alinhar estratégias com a entidade que representa a indústria de plásticos nos Estados Unidos, visando à adoção do protocolo de comunicação OPC UA para o maquinário do setor de plásticos.

26/03/2024