A Tosaf (Israel), representada no Brasil pela Entec (São Paulo, SP), desenvolveu uma linha de masterbatches de cor denominada PPAX, baseada no material de alto desempenho poliftalamida (PPA), com pigmentos que suportam temperaturas de processamento de até 340ºC, sem que ocorra degradação. Os produtos estão sendo apresentados na NPE 2024.

 

A degradação térmica dos pigmentos costuma ser um obstáculo para empresas que precisam dar cor a produtos plásticos de alto desempenho, moldados e soldados sob alta temperatura. Essa condição é bastante típica para componentes empregados no setor automobilístico, especialmente na mobilidade elétrica, assim como no setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A obtenção da classificação UL94 V-0, relativa à retardância a chamas, é outro objetivo traçado pela empresa tendo em vista as necessidades desses mercados, de forma que o material passe a atender a uma gama mais ampla de requisitos.

Rudolf Reinhart, gerente de produto da Tosaf Color Service, comentou que “o PPAX atende aos requisitos das indústrias nas quais os componentes elétricos e eletrônicos estão expostos a altas cargas térmicas. Estes incluem conectores codificados por cores para uma vasta gama de tomadas elétricas”.

 

Os novos masters para alta temperatura estarão disponíveis em 28 cores-padrão tornando possível preparar praticamente qualquer tonalidade, incluindo cores associadas às marcas de marcas dos fabricantes.

 

 

 ________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________


Imagem: Tosaf


 

 

Leia também:

 

Aplicações do mercado brasileiro na NPE

 

Na NPE; reciclados pós-consumo de grau alimentício.

 

 

 

#Tosaf

#NPe2024

 

 

 



Mais Notícias PI



Declaração de Berlim. A Europa unida pela competitividade industrial.

Documento oficial da Comissão Europeia tem potencial impacto no segmento de plásticos ao incluir a aceleração da adoção de conteúdo reciclado e o estímulo à inovação em reciclagem química e mecânica.

18/11/2025


Ferramenta de acesso remoto em versão industrial

Novo recurso do sistema TeamViewer foi desenvolvido para atender a demanda industrial de tecnologia operacional (TO) com mais segurança de dados.

18/11/2025


Covestro terá nova diretora-gerente no Brasil

Jessica Martendal seguirá à frente dos negócios de plásticos de engenharia para a América Latina.

19/11/2025