A fabricante de peças plásticas para eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática Multi adquiriu recentemente 13 injetoras de fabricação chinesa e com força de fechamento de 380 a 450 toneladas, as quais passaram a operar em sua planta industrial na cidade mineira de Extrema.
A compra das máquinas é parte de um plano que tem como premissa aumentar a capacidade produtiva da unidade fabril. Além disso, com investimento de cerca de R$ 45 milhões, o grupo empresarial pretende aprimorar os sistemas digitais conectados às suas linhas de produção, assim como melhorar a sua infraestrutura.

Vinicius Losito Braga, supervisor de engenharia de processos do Grupo Multi, que forneceu informações à Plástico Industrial, comentou que as injetoras recém-adquiridas serão usadas na fabricação de diversos tipos de peças plásticas como, por exemplo, componentes para ventiladores de coluna, liquidificadores e eletrodomésticos.

O supervisor também comentou que a empresa adquiriu novos moldes que serão usados na fabricação dos produtos mencionados anteriormente. De acordo com ele, “os moldes foram projetados internamente pelo time da Multi. O desenvolvimento dos produtos começou no final de 2020. Fabricamos 19 moldes, que foram adquiridos de ferramentarias de Caxias do Sul (RS) e de Portugal, e concluímos a fabricação de mais 15 moldes”.
A companhia estima que a capacidade produtiva mensal da fábrica situada em Extrema é de aproximadamente 250 mil peças plásticas.
Conectividade e processamento de dados
Vinicius também comentou sobre outros planos do Grupo Multi, o que inclui a conectividade entre injetoras e plataformas digitais: “Esse é um projeto a médio e longo prazo, a partir do qual esperamos que todas as máquinas injetoras forneçam informações em tempo real para a tomada de decisão. No momento, estamos empenhados em aprimorar a fábrica, e adaptá-la às novas tecnologias na sequência”.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da empresa.
Imagens: Grupo Multi/Divulgação.
Mais notícias do setor:
IMCD passa a comercializar biopolímero PLA
Krisoll aumenta capacidade de produção de compostos
Plásticos Karina lança linha de biopolímeros compostáveis
#GrupoMulti #Injetoras #Investimento #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
A empresa do Grande ABCD adquiriu um novo reator de cinco toneladas e está prestes a iniciar uma linha de produção interna voltada para a fabricação de resinas de poliuretano (PU). A Amino também vai lançar novas resinas.
29/01/2026
A empresa gaúcha adquiriu uma injetora chinesa e está otimizando seus processos produtivos, além da fabricação de moldes para injeção de plásticos. A ampliação da matrizaria própria está nos planos.
23/01/2026