A Gatron (São José dos Pinhais, PR), fabricante de peças em compósitos reforçados e plásticos de engenharia, fechou um contrato para fornecer os assentos de 22 trens fabricados pela Alstom para incorporação à frota da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo (SP).
Serão produzidos 11.880 assentos pelo processo de laminação manual. Por conter elevada quantidade de aditivos, a resina para esse tipo de aplicação é muito viscosa, o que impossibilita a injeção
no molde com o auxílio de vácuo.
“Essa tecnologia foi escolhida para atender às normas de retardância de chama e supressão de fumaça, que são específicas de aplicações metroferroviárias”, afirmou Camila Scarmin (foto ao lado), diretora comercial e de marketing da Gatron.
Outro projeto conjunto entre a Gatron e a Alstom envolve a produção de 70 máscaras de 35 trens que serão exportados para Taiwan a fim de compor a Linha Wanda Zhonghe Shulin, que ligará a cidade de Ta
ipei à Nova Taipei. Agendado para ser concluído em 2026, o fornecimento é baseado igualmente na laminação manual de compósitos.
O relacionamento entre Gatron e Alstom teve início em meados de 2022, quando a fabricante de compósitos foi escolhida para produzir mais de 7.500 peças dos trens que a montadora francesa forneceu para a ViaMobilidade, empresa do grupo CCR, concessionária de sistemas de mobilidade que opera no Estado de São Paulo. Estes circulam nas Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos de São Paulo.
Máscara de compósito fabricada pela Gatron e instalada em trem que a Alstom exportará para Taiwan
“O destaque ficou por conta do tempo recorde em que fabricamos as máscaras. Do zero até as primeiras peças entregues ao cliente foram necessários somente 120 dias”, lembra Camila. Isso só foi possível graças à expertise das áreas de moldes, engenharia, processos e laboratório da Gatron. “No mercado, um fornecimento desse tipo levaria algo próximo de seis meses”, ela estimou.
Além de 72 máscaras e um número igual de cabines e driver desks, a Gatron fabricou cerca de 4 mil painéis de compósitos para os trens.
Imagens: Gatron
Leia também:
Mais Notícias PI
Melhoria de desempenho e desenvolvimento de novas aplicações estão fortalecendo o mercado dos plásticos de base biológica em nível global.
08/12/2025
Ao padronizar informações e reduzir incertezas sobre qualidade e origem, a nova norma europeia aumenta a confiabilidade dos reciclados. No Brasil, poderá servir de apoio ao cumprimento do Decreto nº 12.688/2025, que estabelece, por exemplo, percentuais de 22% de material reciclado nas embalagens já em 2026.
08/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025