Em 16 de setembro de 2023 a ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial vai realizar em Joinville (SC) uma competição que terá como tema central a indústria 4.0, da qual participarão equipes formadas por profissionais da indústria e membros de instituições de pesquisa e ensino.

 

Será a primeira edição do “ABII Challenge”, evento que vai reunir times formados por integrantes de companhias e universidades situadas em Santa Catarina – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) –, no Estado de São Paulo – Universidade de São Paulo (USP) – e no Paraná – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e UniSenai.

 

Os times participarão de provas envolvendo, por exemplo, o uso de robôs e de inteligência artificial no chão de fábrica, além de drones, e outros temas referentes à modernização de parques industriais. Uma das premissas deste torneio, de acordo com informações fornecidas à imprensa, é promover a realização de trabalhos colaborativos em prol da indústria de manufatura, o que abrange o setor de transformação de plásticos e também o meio acadêmico.

 

Um dos desafios das equipes será apresentar de forma prática como as novas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 podem ser integradas à sua rotina. José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII, comentou mais sobre o evento: “o ABII Challenge reforçará a necessidade de fortalecer e acelerar a indústria 4.0 e o uso da Internet Industrial das Coisas (IIoT) no Brasil. Uma das formas de fazer isso é justamente promovendo e fomentando o trabalho colaborativo de empresas e universidades”. Ele concluiu dizendo que o objetivo é que “este evento seja realizado anualmente e que mobilize cada vez mais empresas e universidades do Brasil”.  


O evento acontece no parque tecnológico Ágora Tech Park. Também foi informado à imprensa que as provas poderão ser assistidas pelo público em geral no local do evento, e que serão transmitidas em tempo real por meio de uma plataforma virtual.

 

Nesta página e pelo site da ABII podem ser obtidas mais informações.

 

Imagem: ABII/Divulgação.

 

Leia também:

 

Módulo converte sinais de máquinas injetoras em dados

 

Impressão 3D para fabricar ferramental rápido é tema de projeto

 

Filme biodegradável pode preservar alimentos por mais tempo

 

#ABII #Indústria40 #Evento #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Automação de baixo custo é o foco da nova unidade da Igus no Brasil

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024


Máquina para soldagem a laser de plásticos é lançamento da Emerson

Equipamento proporciona soldagem livre de vibrações e é indicado para a união de peças plásticas com formato complexo para a área médico-hospitalar, indústria automotiva e de eletrodomésticos, entre outras.

04/06/2024