Em 16 de setembro de 2023 a ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial vai realizar em Joinville (SC) uma competição que terá como tema central a indústria 4.0, da qual participarão equipes formadas por profissionais da indústria e membros de instituições de pesquisa e ensino.

 

Será a primeira edição do “ABII Challenge”, evento que vai reunir times formados por integrantes de companhias e universidades situadas em Santa Catarina – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) –, no Estado de São Paulo – Universidade de São Paulo (USP) – e no Paraná – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e UniSenai.

 

Os times participarão de provas envolvendo, por exemplo, o uso de robôs e de inteligência artificial no chão de fábrica, além de drones, e outros temas referentes à modernização de parques industriais. Uma das premissas deste torneio, de acordo com informações fornecidas à imprensa, é promover a realização de trabalhos colaborativos em prol da indústria de manufatura, o que abrange o setor de transformação de plásticos e também o meio acadêmico.

 

Um dos desafios das equipes será apresentar de forma prática como as novas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 podem ser integradas à sua rotina. José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII, comentou mais sobre o evento: “o ABII Challenge reforçará a necessidade de fortalecer e acelerar a indústria 4.0 e o uso da Internet Industrial das Coisas (IIoT) no Brasil. Uma das formas de fazer isso é justamente promovendo e fomentando o trabalho colaborativo de empresas e universidades”. Ele concluiu dizendo que o objetivo é que “este evento seja realizado anualmente e que mobilize cada vez mais empresas e universidades do Brasil”.  


O evento acontece no parque tecnológico Ágora Tech Park. Também foi informado à imprensa que as provas poderão ser assistidas pelo público em geral no local do evento, e que serão transmitidas em tempo real por meio de uma plataforma virtual.

 

Nesta página e pelo site da ABII podem ser obtidas mais informações.

 

Imagem: ABII/Divulgação.

 

Leia também:

 

Módulo converte sinais de máquinas injetoras em dados

 

Impressão 3D para fabricar ferramental rápido é tema de projeto

 

Filme biodegradável pode preservar alimentos por mais tempo

 

#ABII #Indústria40 #Evento #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024