A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) desenvolveu um sistema que realiza a separação das camadas de plástico e de alumínio que compõem embalagens multimateriais. Denominado Tecnologia ReAl (Recycling aluminium), ele executa a separação e o processamento dos materiais em uma solução alcalina, sendo realizado atualmente na planta industrial da companhia, na cidade paulista de Alumínio. 

 

O novo sistema permite que o material plástico proveniente de embalagens flexíveis e cartonadas seja reaproveitado e inserido na fabricação de resinas recicladas, que podem ser usadas, por exemplo, na fabricação de filmes e embalagens secundárias. O alumínio também é reciclado e retorna como matéria-prima às linhas de produção da CBA.

 

 

Como funciona?

 

Em um primeiro momento, as embalagens multimateriais são submetidas a um processo de limpeza, sendo trituradas em seguida. O material triturado é destinado a um reator químico, onde entra em contato com uma solução alcalina. Nesta etapa o alumínio é solubilizado, enquanto o plástico, que não é solubilizado, é submetido posteriormente à lavagem e destinado a um equipamento de desumidificação em seguida.   

A capacidade produtiva anual da unidade onde opera o sistema de separação é de 1,3 bilhão de embalagens. De acordo com informações divulgadas à imprensa, a unidade fabril também tem capacidade para gerar hidrogênio durante o processo de separação de materiais, o qual passou a ser aproveitado nos processos produtivos da companhia.

 

“O ReAl chega ao mercado para potencializar o processo de reciclagem de embalagens multimateriais e proporcionar novas soluções para embalagens flexíveis e cartonadas”, comentou Fernando Varella, diretor do Negócio de produtos transformados, inovação e transformação digital da CBA.

 

A CBA prevê que no primeiro trimestre de 2025 a unidade de separação de materiais apresente capacidade produtiva em escala industrial.

 

A companhia pode ser contatada pelo telefone (11) 4715-5800. As possibilidades de reciclagem mecânica de embalagens com múltiplas camadas são tema de um estudo que está disponível na seção Artigos técnicos em nosso site.

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagens: CBA/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

 

Reciclagem química e mecânica não competem entre si

 

#CBA #PlásticoIndustrial #TecnologiaReAl



Mais Notícias PI



Declaração de Berlim. A Europa unida pela competitividade industrial.

Documento oficial da Comissão Europeia tem potencial impacto no segmento de plásticos ao incluir a aceleração da adoção de conteúdo reciclado e o estímulo à inovação em reciclagem química e mecânica.

18/11/2025


Europa conclui a norma para classificação de reciclados

Versão atualizada da norma contribui para a o avanço da economia circular no setor de plásticos e pode ser modelo para uma iniciativa brasileira.

18/11/2025


Limpeza com solventes é incorporada à reciclagem mecânica

Remoção de contaminantes é o ponto forte do processo de reciclagem apresentado pela Lindner durante a feira K , em parceria com a Procter & Gamble.

11/11/2025