A Packseven, empresa do segmento de filmes flexíveis de polietileno (PE), com unidades produtivas em Manaus (AM) e Mogi Guaçu (SP), tem investido no uso de materiais sustentáveis na fabricação das linhas de produtos do tipo esticável (stretch) e encolhível (shrink).

 

Os plásticos reciclados pós-consumo (PCR) foram introduzidos há mais de dois anos, na fabricação dos filmes do tipo shrink, fornecidos para grandes empresas do setor de bebidas.


Já os filmes biodegradáveis passaram a ser fabricados em 2024, com o uso dos aditivos promotores de biodegradação da EcoVentures, adicionados na proporção de 1% à formulação do PE. O agente promove 91% de biodegradação, comprovada pelo certificado SPCR141, que atestou também que o produto não prejudica o solo, a vida vegetal ou o meio ambiente.

 

Produzido a partir de plásticos pós-consumo, o filme Shrink PCR reduz a necessidade de produção de novas resinas e, consequentemente, a pegada de carbono das empresas que o adotam em suas embalagens.

 

Maycon David Matias, coordenador de engenharia da Packseven, ressalta que, mesmo com material reutilizado, o produto preserva propriedades de alta resistência e encolhimento equivalentes às de um plástico virgem. O material é ideal para empresas dos setores alimentício, bebidas, higiene, limpeza e logística, que desejam aderir a práticas mais sustentáveis em seus processos.

 

No caso dos filmes stretch biodegradáveis, Matias explicou que a sua decomposição acelerada ocorre graças a microrganismos encapsulados, que transformam o plástico em material orgânico.

 

Para introduzir os materiais sustentáveis não foi necessário fazer nenhuma alteração significativa em maquinário ou periféricos. Atendendo prioritariamente o setor de bebidas, a Packseven conta hoje com uma linha de dez máquinas extrusoras e capacidades mensais de 2 mil t/ mês de filmes stretch e 1,3 mil t/mês de filmes shrink.


 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Imagem: Packseven


 

Leia também:


 

Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos.

 

ABIHPEC é certificada como gestora de reciclagem de embalagens


 

 



Mais Notícias PI



Câmara de pirólise simplifica a limpeza de telas de extrusoras

Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.

01/04/2025


Mais de 7 mil toneladas de resíduos coletadas em 2024

Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.

21/03/2025


Fotodegradação, um caminho para a reciclagem avançada de plásticos pretos

Pesquisadores do Stache Lab, da Universidade de Princeton (EUA), estudam a aplicação de luz de alta intensidade para promover a despolimerização de plásticos como PS e PVC contendo negro de fumo. O resultado do experimento tem sido a obtenção de monômeros que podem dar origem a novos polímeros.

21/03/2025