A transformação digital das indústrias brasileiras pode ganhar um novo impulso com a aprovação de 91 projetos na chamada B+P Smart Factory BNDES/SENAI. A iniciativa destina R$ 45,3 milhões em recursos não reembolsáveis ao desenvolvimento de tecnologia voltada para a Indústria 4.0, com reflexos sobre toda a cadeia industrial do País. O Ceará se destacou como o estado com maior número de propostas aprovadas, seguido por Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.

 

Voltada à modernização produtiva, a chamada Smart Factory oferece apoio técnico e financeiro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias digitais, podendo cobrir até 70% do investimento total. As soluções planejadas abrangem robôs, inteligência artificial, sensores, sistemas móveis e simuladores, que são criados e testados em parceria com os Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI.

 

Um dos diferenciais do programa é a exigência de validação das tecnologias em ambiente real de produção, garantindo resultados práticos em eficiência e produtividade. A abordagem posiciona o Brasil em linha com as tendências globais de digitalização industrial. Os projetos terão início em dezembro deste ano.


 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e  tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Leudo Lima/SENAI


 


 

Leia também:


 

Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos


 

Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Bekum aposta no mercado de embalagens multicamadas contendo PCR

A empresa vai intensificar o desenvolvimento de sistemas de extrusão-sopro com máquinas que operam em conjunto para a produção de embalagens com diferentes camadas de resina virgem e PCR.

16/09/2026


Recicladoras aumentam a produção, em cenário de maior eficiência operacional.

Estudo da consultoria MaxiQuim para o Movimento Plástico Transforma revelou um índice de 21,3% de reciclagem mecânica de plásticos, com a perspectiva de menor ociosidade das empresas. O PET lidera em volume de material e volume processado, seguido por PEAD e PP.

16/09/2026


Práticas para a economia circular são abordadas em e-book

Livro agrega estudos realizados por professores, estudantes e pesquisadores que se dedicam à promoção da sustentabilidade e pode ser baixado gratuitamente.

15/09/2026