Categoria: Sustentabilidade




Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

O Instituto de Embalagens vai realizar palestras no auditório da CNI em que os participantes poderão ver na prática soluções discutidas durante sessões sobre análise do ciclo de vida de embalagens e atualização de tecnologias para a reciclagem, entre outros temas.

12/03/2024



Estudo aponta: aumentou o investimento em digitalização no setor de plásticos

A ABDI, junto com a FGV, divulgou dados referentes ao crescimento nos investimentos em digitalização no ramo do plástico, com um índice de 135,5 pontos em 2023. O presidente executivo da Abiplast relacionou o aumento dos investimentos em digitalização a esforços direcionados à circularidade.

12/03/2024



Aimplas cria empresa desenvolvedora de compostos reforçados

Parceria entre o instituto espanhol e a empresa Redit Ventures levou à criação da Lofty Composites, que vai desenvolver compostos termoplásticos reforçados com fibras longas.

05/03/2024



Calculadora avalia a pegada de carbono dos materiais da Avient

Desenvolvedora de compostos, aditivos e corantes para materiais plásticos criou uma calculadora que define a pegada de carbono de produtos plásticos.

05/03/2024



Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

Entenda a proposta da BioPowder, do arquipélago de Malta, que desenvolve e comercializa pós de alto desempenho obtidos a partir de caroços de azeitona. Adicionados à formulação de masterbatches, eles podem conferir resistência mecânica, propriedades hidrofóbicas, redução de peso e diferentes apelos estéticos aos produtos plásticos.

27/02/2024



Do frasco ao solado. Garrafas PET transformadas em laminados para calçados.

Um volume de 17,3 milhões de garrafas PET recicladas foi convertido em matéria-prima para a fabricação de laminados para calçados, desenvolvidos no Brasil.

27/02/2024



Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

O projeto europeu BARBARA foi desenvolvido para valorizar resíduos da indústria agroalimentar. O primeiro passo foi transformá-los em filamentos para manufatura aditiva.

27/02/2024



Covestro inaugura unidade para produzir anilina de base biológica

Insumo utilizado na produção do MDI, precursor do poliuretano, a anilina de base biológica vai contribuir para reduzir a pegada de carbono da cadeia de produção desse material.

20/02/2024



Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024



Garrafas PET convertidas em novas matérias-primas. Volume chega a 5,5 bilhões

A Trisoft divulgou a quantidade total de garrafas PET que passaram por suas linhas de reciclagem. O material obtido tem sido usado no desenvolvimento de soluções acústicas.

06/02/2024



Embalagens para impermeabilizantes agora em versões feitas com PCR

Linha de baldes fabricados com plásticos pós-consumo passou a ser usada para acondicionar produtos da marca Quartzolit.

08/02/2024



Maior planta de reciclagem de eletroeletrônicos na Suíça tem construção modular

A Stadler, com unidade comercial em São Paulo (SP), instalou recentemente a maior planta de reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos da Suíça, com capacidade para desmontar e triar desde gabinetes até materiais das placas de circuito impresso.

30/01/2024



Blocos de plástico reciclado da Fuplastic foram usados na construção de aviário

A construção de um “ecoaviário” em propriedade rural no interior de São Paulo consumiu 32 mil blocos feitos de polietileno e polipropileno reciclado. A fabricante de blocos plásticos estuda novas aplicações em outras áreas.

02/02/2024



Reciclagem de tampas plásticas em prol dos animais

O Projeto TamPets, voltado para o recolhimento e comercialização de tampas plásticas, agora tem novo ponto de descarte no interior de SP.

30/01/2024



Novo termoplástico reforçado terá origem 100% biológica

A alemã Krauss Maffei, em parceria com a Synergy Horizon, desenvolveu um processo que permite a produção de termoplásticos reforçados com base 100% biológica: uma matriz de PLA reforçado com até 30% de lignina.

23/01/2024



Chilli Beans terá ponto de venda na Alemanha feito com blocos de plástico reciclado

A Fuplastic e a Chilli Beans formaram uma parceria cuja premissa é usar blocos de PE e PP reciclados na construção de um ponto de venda da marca brasileira de óculos escuros na Alemanha.

12/12/2023



Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023



Rótulos de PET-G entram na cadeia de reciclagem

Os filmes termorretráteis fabricados com o PET-G da Selenis podem ser usados em rótulos de frascos de PET, sendo incorporados na sua cadeia de reciclagem sem que haja necessidade de triagem prévia.

05/12/2023



Pesquisa aponta: Sul e Sudeste reciclaram mais plásticos pós-consumo em 2022

Um levantamento solicitado à MaxiQuim pelo PICPlast mostrou que o índice de reciclagem de plásticos pós-consumo foi de 46,1% no Sul do Brasil, e de 28% no Sudeste.

27/11/2023



Fábrica de PVC vai operar com energia proveniente de biomassa

A Braskem e a Veolia iniciaram as atividades de uma usina de energia renovável situada na região Nordeste, com objetivo de reduzir a emissão de CO2 em mais de 100 mil toneladas.

27/11/2023



Polímero de tamarindo. Pesquisador indiano é premiado por inovação em química sustentável.

O Centro Colaborativo Internacional de Química Sustentável premiou o pesquisador indiano Raj Tanna pelo desenvolvimento de um polímero de base biológica que modifica fibras têxteis.

27/11/2023



Menos material nas embalagens para queijos fatiados

Plataforma de empresas produtores de queijos reduziu em 20% o consumo de polietileno em sua linha de embalagem.

21/11/2023



Novos grades de EVA oriundos de reciclados chegam ao mercado

A Braskem lançou duas soluções em EVA produzidas com matéria-prima reciclada, recomendadas para o setor de calçados e artigos esportivos.

21/11/2023



Filmes plásticos. Mais proteção com menos material.

A Promaflex desenvolveu uma linha de filmes plásticos que emprega 50% menos material, sem comprometer a resistência mecânica.

21/11/2023



Pesquisa sugere rever a adequação dos bioplásticos para acondicionar resíduos orgânicos

O Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química realizou testes com bioplásticos e sugeriu uma revisão das normas relacionadas à sua compostabilidade e adequação para o descarte de resíduos orgânicos.

07/11/2023



Bioplastics Brazil convida autores de trabalhos técnicos/científicos

A submissão dos trabalhos poderá ser feita até o dia 15 de fevereiro.

30/01/2024



Associações alertam para possível “tsunami de desemprego” no setor de plásticos em decorrência de projeto de lei

Três instituições ligadas ao setor de plásticos manifestaram preocupação com a visão pouco abrangente do Projeto de Lei 2524/2022, aprovado no dia 18 de outubro, que visa reduzir a geração de resíduos plásticos de uso único.

24/10/2023



Abelore, a nova associação do setor de logística reversa

Foi fundada a Associação Brasileira de Logística Reversa, representante de empresas da área de reciclagem e reinserção de matéria-prima no ciclo produtivo.

24/10/2023



Mapa estratégico da indústria. As diretrizes para o período de 2023 a 2032

A CNI lançou a quarta edição do documento Mapa Estratégico da Indústria, que visa ao alinhamento de processos produtivos com a sustentabilidade.

24/10/2023



Acordo para converter CO2 oriundo da indústria

A Braskem e a Universidade de Northwestern firmaram parceria para desenvolver tecnologia capaz de converter CO2 em produtos químicos.

24/10/2023



Universidade estuda biodegradação de filmes compostáveis no solo durante 180 dias

Baseados em PBAT e PBS, os filmes plásticos produzidos com material fornecido pela Eco Brasil Biopolímeros foram objeto de estudo da Universidade Federal do Paraná que atestou sua capacidade de biodegradação total no solo em até quatro meses.

18/10/2023



Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico

Grupo italiano desenvolveu compostos provenientes de plásticos pós-consumo para o acabamento do interior de automóveis. São resinas com efeito de madeira, mármore e pedra, entre outros.

17/10/2023



Embalagens e sustentabilidade serão tema de fórum híbrido

O Instituto de Embalagens está promovendo um encontro entre grandes marcas para debater soluções para embalagens alinhadas aos conceitos de sustentabilidade.

10/10/2023



Óleo de pirólise terá índice global de preços

Produto oriundo da reciclagem química de materiais plásticos, o óleo de pirólise passou a ser objeto de um índice exclusivo de preços lançado pela consultoria britânica ICIS.

03/10/2023



Unipac adere ao Programa Pellet Zero

Empresa de transformação do Grupo Jacto se engajou no programa que visa reduzir o desperdício de matéria-prima e promover a preservação ambiental.

03/10/2023



UBQ amplia a oferta de materiais obtidos a partir de resíduos sólidos mistos

Empresa israelense fornecedora de materiais termoplásticos sustentáveis que reduzem a pegada de carbono dos produtos finais vai inaugurar uma nova fábrica e já tem projetos no mercado brasileiro.

25/09/2023



Fábrica da Livoltek em Manaus atenderá setor fotovoltaico e de mobilidade elétrica

O parque fabril vai operar no Estado do Amazonas e a empresa tem interesse em estabelecer parcerias com fornecedores de resinas recicladas. O head de vendas da companhia disse que o foco é atender à demanda por inversores fotovoltaicos e carregadores de veículos elétricos.

19/09/2023



Senai abriu vagas para mentoria sobre eficiência energética na indústria

Curso gratuito para empresas que pretendem reduzir custos com energia em seus processos produtivos está com inscrições abertas.

19/09/2023



Braskem e USP serão parceiras em projeto de reaproveitamento de CO2

Pesquisas sobre tecnologias capazes de reaproveitar CO2 proveniente do setor petroquímico serão o carro-chefe do projeto, do qual também participarão o RCGI e a UFSCar.

12/09/2023



Fuplastic desenvolve blocos feitos de plástico reciclado para a construção civil

Feitos com polietileno e polipropileno reciclado, os blocos podem ser usados na construção de casas de controle para parques fotovoltaicos, por exemplo. Caixas de passagem de fios e cabos fabricadas com PE e PP reciclado também são oferecidas pela empresa.

05/09/2023



Mudança nos negócios pode favorecer a economia circular dos plásticos

O CEO da Plastic Bank foi conhecer de perto o trabalho realizado em um ponto de coleta de resíduos credenciado pela empresa, no Rio de Janeiro.

05/09/2023



Aimplas transforma plásticos não biodegradáveis em biomateriais

Consórcio que reúne diversas instituições está promovendo trabalhos colaborativos centrados na conversão de resinas sintéticas em bioplásticos.

29/08/2023



Movimento Circular busca parceiros

Empresas e instituições de pesquisa e ensino ligadas ao setor dos plásticos já podem se inscrever em programa que promove a economia circular.

22/08/2023



Reciclagem química para o policarbonato

Um processo de reciclagem química do policarbonato (PC) e a construção de uma planta-piloto para realizá-la em escala industrial estão em desenvolvimento na Covestro (Alemanha).

22/08/2023



Central de Custódia registra recorde de retorno de embalagens ao ciclo produtivo

Plataforma de dados registra mais de 1,5 milhão de toneladas de embalagens verificadas e que tiveram destinação correta. Plásticos estão em segundo lugar como material mais recorrente.

24/08/2023



Reciclagem química e mecânica não competem entre si

O diretor da seção alemã da Plastics Europe, uma rede de associações europeias do segmento de plásticos, avalia que a reciclagem química compete com a incineração de resíduos, e não com a reciclagem mecânica.

22/08/2023



Coleta de resíduos plásticos avança no Sul do Brasil

A Plastiweber desenvolveu uma rede de coleta de resíduos plásticos que está presente em mais de 90 municípios gaúchos. O material pós-consumo, coletado por cooperativas, escolas e empresas, é recolhido e convertido em novas embalagens.

15/08/2023



José Ricardo Roriz segue na presidência da Abiplast

O executivo reeleito seguirá à frente do Conselho da Abiplast e do Sindiplast até 2027.

15/08/2023



Nova embalagem feita com plástico reciclado vai acondicionar fertilizante

Parceria entre a Braskem, Antilhas e Solví levou ao desenvolvimento de uma embalagem stand-up pouch feita de polietileno virgem e 57% de resina reciclada. Suas ilustrações foram feitas com tecnologia que reduz em 95% a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC’s).

08/08/2023



Cheers! Vinho em PET 100% reciclado para o mercado norte-americano

A Amcor anunciou uma parceria com uma vinícola californiana para o lançamento de vinhos embalados em garrafas de PET 100% reciclado nos Estados Unidos.

08/08/2023



Indorama aumenta a capacidade de reciclagem em Minas Gerais

O Grupo Indorama investiu US$ 20 milhões para aumentar a capacidade produtiva de sua unidade de reciclagem situada em Juiz de Fora.

08/08/2023



Reduzir a pegada de carbono no setor do acrílico é meta do ILAC

O Instituto do Acrílico vai incentivar empresas do setor a tornarem seus processos produtivos mais amigáveis ao meio ambiente.

08/08/2023



Ital vai ampliar estudos sobre gestão de embalagens pós-consumo

Agregar projetos sobre gestão e reciclagem de resíduos de embalagens está nos planos do CCD Circula, centro de desenvolvimento gerenciado pelo Ital.

01/08/2023



Trevo Reciclagem adere ao Pacto Global da ONU

Recicladora de Embu das Artes (SP) alinha sua atuação aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.

01/08/2023



Alcon avança na compensação da pegada de plásticos

Plastic Bank e Alcon expandem parceria para compensação da pegada de plásticos nas atividades da desenvolvedora de fármacos.

21/07/2023



WasteBank e Sygecom oferecem soluções para gerir e monetizar resíduos plásticos

Plataforma para gerenciamento da comercialização de resíduos plásticos e sistemas para o rastreamento desses materiais são algumas das soluções oferecidas por empresas que visam à valorização da logística reversa e da reciclagem no Brasil.

12/07/2023



Greenback vai difundir a reciclagem química no Brasil

Entenda os planos da companhia britânica que planeja instalar unidades de reciclagem química em diversos pontos do território brasileiro, com um modelo de negócios que integra toda a cadeia na recuperação de materiais plásticos difíceis como os laminados multicamadas.

12/07/2023



Google Maps vai ajudar a localizar pontos de coleta de resíduos plásticos

O Grupo Boticário e a Google formaram parceria que visa informar a localização de pontos de coleta de plásticos.

07/07/2023



Aumenta o volume de embalagens recicladas no ramo de produtos de limpeza

A eureciclo apontou aumento de mais de 300% do volume de embalagens pós-consumo recicladas no setor de produtos de limpeza, sendo os plásticos representantes de 67% do total.

04/07/2023



Nova edição do Recy-Plastech acontece em agosto

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Recy-Plastech, evento destinado à capacitação técnica do segmento de reciclagem de plásticos.

04/07/2023



Poliuretano será obtido a partir de biomassa

Universidade de Osaka, Nippon Steel e UBE se uniram em um projeto que traça uma rota alternativa e mais sustentável para a obtenção de poliuretano.

27/06/2023



Plataforma vai gerir e mapear a reciclagem de plásticos no Brasil

Plataforma Recircula Brasil permitirá o controle e o mapeamento de ações voltadas para a reciclagem na cadeia de plásticos.

20/06/2023



ABNT lança norma sobre gestão de resíduos no Brasil

Nova norma estabelece requisitos para o gerenciamento de resíduos abrangendo a classificação de materiais, rastreabilidade e pontos de descarte.

20/06/2023



Nilson Maestro é o novo presidente-executivo da ABREE

O executivo vai promover ações estratégicas para a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

13/06/2023



Estudo visa obter bioplásticos com melhores propriedades de barreira

O Aimplas está desenvolvendo filmes à base de PHA com barreira ao vapor de água, tendo como foco a indústria de embalagens para alimentos.

06/06/2023



Colorfix abre as portas para que crianças conheçam a produção de masterbatches

Desenvolvedora de masterbatches promove o compartilhamento de conhecimento sobre os plásticos com estudantes.

30/05/2023



Filmes BOPP multicamadas, metalizados e impressos agora são também recicláveis

A Deink Brasil anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que combina etapas para promover a recuperação de filmes plásticos de BOPP multicamadas, multimateriais e com impressão externa.

30/05/2023



Embalagens em bioplásticos associadas à vida saudável

A ERT, fornecedora de bioplásticos, vai participar da feira Naturaltech, promovendo a estreita relação entre os produtos voltados para uma vida mais saudável e as embalagens usadas para acondicioná-los.

29/05/2023



Yamaha adota PP reciclado na fabricação de motocicletas

Modelos de motocicletas para o mercado asiático terão peças externas moldadas em polipropileno 100% reciclado.

18/05/2023



Cadeia do plástico se une em prol da reciclagem

Dia Internacional da Reciclagem evidenciou ações promovidas por empresas e instituições ligadas ao setor dos plásticos, que vão além do ambiente industrial e das salas de pesquisa.

17/05/2023



Conteúdo reciclado premiado

A Plastiweber foi novamente reconhecida no WorldStar Awards 2023 pelo desenvolvimento de um envelope de e-commerce produzido com 75% de material reciclado.

11/05/2023



Reciclagem e valorização de resíduos em discussão

16ª edição do evento Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos vai reunir empresas, instituições e pesquisadores para discutir soluções para a questão dos resíduos sólidos e também oportunidades para a indústria de reciclagem.

03/05/2023



Estado de Goiás define regras para sua logística reversa de resíduos sólidos

Resolução estadual criou o Recicla Goiás e estabelece em 22% a taxa de reciclagem obrigatória de resíduos sólidos gerados pela indústria, incluindo a de embalagens plásticas.

03/05/2023



Sistema de venda reversa estimula a coleta de resíduos sólidos

Equipamento desenvolvido pela Ecoloop simplifica e recompensa a destinação correta de resíduos sólidos como garrafas e demais embalagens plásticas.

03/05/2023



Economia circular na cadeia do plástico

Com a série “A circularidade que transforma”, a Plastiweber quer educar as marcas sobre as possibilidades de redução de impactos a partir da reintrodução dos resíduos plásticos como insumos em seus processos.

25/04/2023



Apta inclui biopolímeros em seu portfólio

Distribuidora gaúcha anunciou na Plástico Brasil novos materiais que passaram a integrar seu catálogo, incluindo grades de PLA.

11/04/2023



Estirênicos de fonte renovável

Lanxess e Total Energies anunciam o desenvolvimento de uma linha de resinas estirênicos baseadas no tall oil, obtido da madeira.

24/03/2023



Mais de 200 mil toneladas de plásticos retornaram ao ciclo produtivo

Startup brasileira contabilizou que 287 mil toneladas de embalagens plásticas pós-consumo descartadas foram reinseridas em processos produtivos, o que ocorreu graças a ações de cooperativas de reciclagem e entidades ligadas ao setor de logística reversa.

21/03/2023



ESG em novo programa de certificação da ABNT

ABNT vai lançar um programa de certificação ESG para empresas. A instituição formou parceria com a FIEB para incluir companhias de diversas áreas.

21/03/2023



Elastômero termoplástico é baseado em materiais renováveis

Fabricante brasileira de materiais lançou o TR Green 99, um elastômero termoplástico composto por matérias-primas obtidas da “bio-nafta”.

14/03/2023



De vilão a herói: plástico rotomoldado reduz furto de grelhas de bueiros em São Paulo

Polietileno rotomoldado é usado como alternativa ao ferro fundido na fabricação de grelhas para bueiros na Cidade de São Paulo. A iniciativa reduziu o número de furtos desses itens.

03/03/2023



Campanha de reciclagem de espumas de PU será estendida

Programa Reuse seguirá promovendo a reciclagem de materiais provenientes de geladeiras e freezers, como o poliuretano, até o final do primeiro semestre de 2023. Maior interesse do público é um dos motivos.

14/02/2023



Resíduos plásticos dão origem a solventes de alta pureza

Projeto de pesquisa das europeias Clariter e TotalEnergies Fluids resultou na obtenção de solventes ultrapuros destinados à indústria farmacêutica, obtidos a partir da reciclagem química de resíduos plásticos.

01/02/2023



Novo aditivo promove uma reciclagem mecânica mais limpa e com redução de odor

BASF lança uma solução biodegradável para a limpeza e redução de odor dos materiais plásticos destinados à reciclagem mecânica.

03/02/2023



Acordo coloca a reciclagem química na rota do polipropileno

Braskem estabelece acordo de fornecimento de matéria-prima para a produção de polipropileno circular certificado.

31/01/2023



Compostos com fibra de carbono poderão ser reciclados

Companhia japonesa habilitou um sistema de reciclagem que permite recuperar a fibra de carbono sem quebrá-la, preservando suas propriedades iniciais.

31/01/2023



Plásticos são atração em museu da ciência

O Museu Catavento, tradicional espaço de divulgação científica na Cidade de São Paulo, recebe uma exposição que leva ao público ideias sobre a economia circular dos plásticos.

27/01/2023



Lei torna obrigatório o uso de PET reciclado no Estado de São Paulo

Diretriz paulista estabelece que a proporção de material reciclado na composição de novas embalagens passe de 20% para 30% no prazo de dez anos.

24/01/2023



Termoplástico obtido a partir de resíduos mistos é usado em produtos para pets na Colômbia

Sinergia entre fornecedora israelense e fabricante colombiana de itens para animais domésticos resulta no lançamento de casinhas para cães feitas com termoplástico contendo resíduos mistos. O material também está no mercado brasileiro.

24/01/2023



Fios e cabos de PE reticulado poderão ser reciclados

Processo de reciclagem química desenvolvido pela Borealis vai reinserir na cadeia produtiva o polietileno reticulado usado em fios e cabos e no setor de infraestrutura.

24/01/2023



Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem

Regulamentação de sistemas de logística reversa de embalagens avançou em alguns estados brasileiros no final de 2022, ampliando também os horizontes dos recicladores de materiais plásticos.

23/01/2023



Reciclagem de PMMA: um caminho de oportunidades

Setor de acrílico aposta na reciclagem de chapas coloridas e cristal para fabricação de novos produtos para a área de comunicação visual e sinalização. Especialista comentou sobre as possíveis aplicações e o potencial deste segmento.

17/01/2023



Um novo destino para os resíduos de poliuretano

Alunas da Fatec de Mauá (SP) pesquisaram o reaproveitamento de resíduos de poliuretano como carga em novas formulações.

17/01/2023



Eficiência energética nas pequenas indústrias paulistas

Programa de financiamento de agência paulista vai auxiliar pequenas e médias indústrias na implementação de projetos que visem à redução ou racionalização do consumo de energia.

12/01/2023



Projeto propõe a produção de plásticos a partir de resíduos de café

Produção de embalagens é um dos possíveis destinos dos filmes plásticos obtidos a partir da borra de café.

12/01/2023



Equipe de gestão definida

A Adirplast divulgou quem serão os membros de sua alta gestão para o biênio 2022-2024.

13/12/2022



Um Natal com menos resíduos plásticos

Empresa do setor de soldagem de plásticos dá apoio a programa de despoluição dos oceanos.

13/12/2022



Como incorporar práticas de ESG às rotinas industriais

ABNT vai lançar documento sobre diretrizes para a implementação de práticas de ESG na rotina de empresas e instituições.

13/12/2022



Mais eficiência energética na indústria

Catálogo virtual traz informações sobre equipamentos e tecnologia para empresas que buscam eficiência energética.

07/12/2022



Reciclagem avança por todo o Brasil

Relatório da Maxiquim, encomendado pelo PICPlast, apontou crescimento de 14,7% na produção de plásticos reciclados pós-consumo. O estudo detalha também a origem dos resíduos e o desempenho por região.

07/12/2022



Reciclagem de PET em alta

Dados do 12° Censo da Reciclagem, da Abipet, posicionam o Brasil na liderança mundial da reciclagem de PET.

29/11/2022



Parceria pela expansão da economia circular

Empresas com destacada atuação em seus setores trabalham juntas para promover um ecossistema circular para os plásticos, com ênfase nas embalagens.

22/11/2022



Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental

Empresas vão promover programas de reciclagem de plásticos provenientes de eletroeletrônicos.

22/11/2022



Consórcio vai promover a reciclagem de baldes

Empresas brasileiras se engajaram em programa de reciclagem de recipientes e outros itens plásticos.

08/11/2022



Instrumentos cirúrgicos poderão ser reciclados

Polímero de alto desempenho usado na fabricação de instrumentos cirúrgicos poderá ser reciclado e voltar à cadeia de valor em aplicações técnicas.

08/11/2022



Conheça meios para economizar energia na indústria

Além do uso de fontes alternativas de energia, há opções mais acessíveis e fáceis de implementar que promovem a eficiência energética nas operações industriais.

04/11/2022



Investimento em reciclagem e energia limpa

Empresa passou a reaproveitar suas sobras de plástico bolha e pretende ter uma central de reciclagem movida a energia limpa.

01/11/2022



Filme de PET com material de base vegetal

Empresas estão conduzindo testes com filmes compostos, contendo poliéster e materiais de origem vegetal.

26/10/2022



Reciclagem de flexíveis: um desafio que vale a pena

Empresa investe na reciclagem de flexíveis e amplia sua capacidade produtiva tendo em vista o mercado baseado na circularidade dos plásticos.

28/10/2022



PCR brasileiro certificado no mercado europeu

A Plastiweber divulgou na feira K a sua capacidade de produzir PCR 100% reciclado e certificado para aplicação em embalagens.

25/10/2022



Cálculo de emissões para diferentes tipos de resina

Ferramenta digital contém um banco com mais de 500 tipos de poliolefinas e será capaz de calcular a emissão de CO2e relativa a cada uma delas.

19/10/2022



Descarte correto de resíduos em festival de música

Coleta de resíduos plásticos em evento musical promove o engajamento da Braskem em políticas de sustentabilidade.

13/10/2022



Programa de reciclagem de geladeiras e freezers

Parceria promove campanha para destinação correta de espumas de PU provenientes de eletrodomésticos.

11/10/2022



Aditivo para biopolímeros chega ao mercado

Agente contribuiu para o aumento da resistência ao impacto e do alongamento de resinas de poli(ácido láctico) (PLA).

04/10/2022



Em discussão, um futuro sustentável para os plásticos

Plastics Summit, evento internacional que acontece em Portugal este mês, discutirá a fundo a relação entre a cadeia de valor dos plásticos e as atuais questões ambientais.

04/10/2022



Biopolímeros e sustentabilidade serão tema de evento internacional

Seminário internacional que reunirá especialistas em bioplásticos e biocompósitos sustentáveis já tem data e local definidos.

27/09/2022



Flexíveis se transformam em tampas, fechando o ciclo de uso dos plásticos

Parceria leva à produção de tampas de polipropileno biaxialmente orientado proveniente de embalagens do tipo sachê.

27/09/2022



Manual para uso de energia renovável na indústria

Publicação aborda a adoção de fontes de energia renovável como parte das estratégias de eficiência energética e redução de impacto ambiental, e pode ser baixada gratuitamente.

28/09/2022



Polímeros e sustentabilidade serão temas de MBA

Formação terá disciplinas sobre manufatura aditiva e soluções para a reciclagem de materiais plásticos.

13/09/2022



Aditivos para os plásticos nos carros elétricos

A fabricação de conectores de alta voltagem, barramentos e outros itens necessários aos veículos elétricos demanda aditivos com requisitos especiais de retardamento da propagação de chama, além de propriedades dielétricas.

06/09/2022



Centro em prol da economia circular

Espaço de cooperação em projetos de embalagens e reciclagem está disponível para empresas do ramo de plásticos.

06/09/2022



Bioplásticos em embalagens de refrigerantes

Em parceria com a holandesa Avantium, Ambev vai adquirir o bioplástico PEF para utilizar em garrafas de refrigerantes da marca.

30/08/2022



Certificado europeu de qualidade para empresa brasileira

Empresa gaúcha recebeu a certificação RecyClass, que atesta a qualidade dos seus produtos reciclados.

30/08/2022



Tecnologia na coloração de plásticos reciclados

Serviço de análise da possibilidade de coloração de plásticos pode simplificar a rotina de recicladores e usuários de material reciclado.

30/08/2022



Engajamento na reciclagem de plásticos

Parceria entre empresas é parte de um programa que visa promover a reciclagem e economia circular.

23/08/2022



Reciclados em pauta para os fabricantes de injetoras

A consolidação do mercado de resinas recicladas leva fabricantes de injetoras a conceber equipamentos que assegurem o uso eficiente desses materiais.

23/08/2022



Crescimento em grande escala no horizonte dos bioplásticos

Estudo traça previsões para os negócios com bioplásticos nos próximos 10 anos, levando em conta as oportunidades de mercado, o grau de maturidade tecnológica e os desafios a serem enfrentados.

18/08/2022



Bioplásticos na coleta de lixo orgânico

Curitiba vai testar o uso de sacos plásticos biodegradáveis na coleta de resíduos orgânicos.

16/08/2022



Sucesso no reaproveitamento de embalagens de defensivos agrícolas

O Dia Nacional do Campo Limpo, que apresenta os resultados do programa de reaproveitamento de embalagens de defensivos agrícolas, celebra a destinação correta a 680 mil toneladas de itens desde o início do programa, em 2002.

16/08/2022



Logística reversa é tema de manual

Publicação que aborda temas ligados à reciclagem de resíduos e sustentabilidade está disponível para download gratuito.

23/01/2023



Energia limpa para o processo de rotomoldagem

Em projeto pioneiro, a Fortlev vai usar unidades de armazenamento de energia térmica para alimentar suas linhas de rotomoldagem de caixas d’água. Parceria com a fornecedora israelense também vai permitir que a empresa comercialize as unidades no Brasil.

09/08/2022



Aumenta a demanda por resinas recicladas e empresas investem em novos equipamentos

Levantamento exclusivo da Plástico Industrial mostra que 77% dos recicladores registraram aumento de demanda após a pandemia e 58% deles têm intenção de comprar novas máquinas para atender a esse dinâmico mercado.

06/09/2022



Embalagens circulares e investimento em reciclagem

Centro de desenvolvimento da Braskem vai promover a integração dos elos da cadeia de produção no projeto de embalagens que tenham o menor impacto ambiental possível. Empresa anunciou também a compra da Wise Plásticos, do setor de reciclagem, ampliando sua atuação em projetos de economia circular.

03/08/2022



Reciclagem de cápsulas de café em alta

Programa de reciclagem comemora a coleta de duas toneladas de cápsulas de café em pouco mais de um ano.

02/08/2022



Limpeza de peças industriais em foco

A limpeza de peças industriais tem sido objeto de pesquisa e desenvolvimento, inspirando soluções que abrangem também os sistemas de lavagem usados na reciclagem. Elas serão mostradas em uma feira específica para este setor, a ser realizada na Alemanha, no mês de outubro.

01/08/2022



Consórcio em prol da reciclagem de embalagens multicamadas

Quatro empresas se uniram para desenvolver embalagens multicamadas à base de PET mais amigáveis à reciclagem.

26/07/2022



Centro de inovação em reciclagem de plásticos será construído na Europa

Laboratório será voltado para pesquisas e ensaios de processos e materiais plásticos reciclados.

19/07/2022



Reciclagem mecânica e química em alta na K

Na série de prévias sobre as atrações da próxima feira K, confira o que a Covestro pretende apresentar.

19/07/2022



Mercado demanda mais agentes plastificantes sem ftalatos

Estudo realizado por instituição europeia prevê alta anual de 3,9% do consumo de aditivos plastificantes isentos de ftalatos.

19/07/2022



Aplicativo faz triagem de plásticos para reciclagem

Programa conta com recursos para identificação de polímeros por meio de espectroscopia próxima do infravermelho (NIR).

19/07/2022



Conscientização para o descarte correto dos plásticos em final de vida

Espaço da circularidade, mantido pela Adirplast, sensibiliza a população para o descarte correto dos materiais plásticos.

18/07/2022



Resíduos recolhidos em praias são convertidos em novos produtos

Misturar PVC com materiais reciclados para fabricar itens diversos é uma das ações de um programa iniciado no Sul do Brasil.

12/07/2022



Tecnologia e mercado da reciclagem em discussão

Recy-Plastech retorna à sua versão presencial na semana que vem, promovendo discussões sobre tecnologia relacionada à reciclagem de materiais plásticos.

16/08/2022



Seguem abertas as inscrições para projetos de embalagens

Concurso premiará trabalhos sobre inovação em tecnologia e processos para a fabricação de embalagens plásticas.

12/07/2022



Reciclagem química sob demanda

​​​​​​​Empresa oferece pacote de serviços para o projeto e instalação de plantas de reciclagem química de materiais plásticos. Indústrias de médio porte podem ter no processo uma nova oportunidade de negócio.

08/07/2022



Digitalização a serviço da economia circular

Projeto colaborativo R-Cycle representa os esforços da indústria de máquinas no sentido de promover a economia circular na cadeia de valor das embalagens plásticas.

05/07/2022



Certificação para boas práticas na gestão de resíduos

Ambipar Certification foi acreditada pelo INMETRO para emitir certificados de gestão de resíduos, uma avaliação que pode interessar a empresas dos diferentes elos da cadeia do plástico.

05/07/2022



Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

Pesquisa realizada por meio de uma parceria Brasil/Estados Unidos constatou que um biopolímero à base de amido de vegetais usado na fabricação de filmes pode ser reciclado e convertido em matéria-prima para novos produtos.

06/07/2022



Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

Mais de 500 toneladas de aparas industriais provenientes de embalagens serão usadas na produção de mais de 20 mil telhas.

27/06/2022



Nova unidade fabril de químicos na Bahia

Companhia anuncia a construção de nova planta no Estado da Bahia voltada para a produção de químicos à base de cloro para atender a demanda decorrente do novo marco legal do saneamento.

14/06/2022



Programa para qualificação de fornecedores de embalagens

Inscrições para fabricantes de embalagens plásticas para o segmento de HPPC vão até este mês.

13/06/2022



Projeto promove a reciclagem de autopeças plásticas

Instituto espanhol desenvolve metodologia para reciclagem de tanques e para-choques de automóveis em fim de vida útil e reaplica o material em peças do setor automotivo.

31/05/2022



Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo

Projeto conjunto desenvolveu embalagens stand-up pouch para uso não alimentício a partir dos filmes PET feitos com até 30% de PCR.

31/05/2022



Inscrições abertas para projetos sobre eficiência energética em parques fabris

Programa selecionará trabalhos com proposta de reduzir custos com energia em plantas industriais.

31/05/2022



Linha de filme reciclado é premiada internacionalmente

Empresa gaúcha foi premiada por organização internacional pela sua linha de plástico filme 100% reciclado, voltada a aplicações de alto desempenho.

17/05/2022



UPgrade: evento sobre plásticos e o meio ambiente

Senai vai sediar evento presencial com interação do público, no formato talkshow, sobre a sustentabilidade do plástico, em comemoração ao dia mundial do meio ambiente.

17/05/2022



Avanços na reciclagem química dos plásticos

Braskem investe em novas unidades recicladoras e cria campanha para esclarecer sobre a reciclagem química.

17/05/2022



Garrafa de água sem rótulo feita a partir de PET reciclado

Amcor desenvolve embalagem para água, da marca argentina Villavicencio, sem rótulo e feita com PET reciclado, reduzindo em 21% a pegada de carbono do produto.

03/05/2022



Logística reversa de plásticos em eletroeletrônicos

Empresa gestora de resíduos eletroeletrônicos supera meta para 2021 e recicla mais de 800 toneladas de produtos eletroeletrônicos e pilhas no final da vida útil.

03/05/2022



Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem

Notas fiscais emitidas com a venda de materiais recicláveis poderão ser trocadas por certificados de crédito de reciclagem por empresas que geram resíduos. Plásticos e vidros terão prioridade.

14/04/2022



Poliamida de fonte renovável em teste

Grupo japonês está acelerando os testes para desenvolvimento de poliamida 66 obtida a partir de biomassa.

04/04/2022



A caminho do PET de origem renovável

Empresas do Brasil e do Japão se unem para trazer ao mercado a tecnologia de bioMEG, um dos precursores do PET, proveniente de biomassa. O projeto prevê a construção de três plantas industriais na primeira fase.

31/03/2022



Tubo monomaterial para creme dental “pede” para ser reciclado

Nova bisnaga monomaterial de creme dental, da Colgate, é feita por múltiplas camadas de um único tipo de plástico (PEAD) simplificando a reciclagem deste item. A companhia irá dividir a solução com seus concorrentes.

30/03/2022



Certificação para louças plásticas reutilizáveis

Instituto espanhol foi habilitado para certificar louças plásticas reutilizáveis, a fim de que se tornem uma alternativa viável a produtos de uso único.

29/03/2022



Reciclagem de peças de PSU de equipamentos médico-hospitalares

Acordo entre empresas promoverá a conversão de peças de polissulfona em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

13/06/2022



Biopolímero e aditivo chegam ao mercado brasileiro

Distribuidora de resinas passa a oferecer um grade de biopolímero e um aditivo promotor de biodegradação.

29/03/2022



Técnica para superar as limitações da reciclagem de resíduos complexos

Instituto de pesquisa europeu estabelece mais um projeto voltado à reciclagem química de borrachas e plásticos de reaproveitamento complexo, que podem dar origem a substâncias reutilizáveis na indústria de plásticos.

23/03/2022



Procuram-se plásticos retirados do mar

Parceria visa ao aumento do uso de resíduos plásticos recolhidos em praias na fabricação de produtos.

23/03/2022



Mais conteúdo reciclado para as embalagens plásticas

Uso responsável de recursos e maior conteúdo de reciclados são compromissos do setor de embalagens com a economia de baixo carbono. O assunto estará em alta na próxima feira K.

23/03/2022



Distribuição internacional de biocompostos

Compostos poliméricos de base biológica produzidos no Brasil pela ERT contarão com distribuição no Canadá e Estados Unidos.

15/03/2022



Frasco para medicamento é fabricado com 20% menos plástico

Novo frasco passou a ser produzido com 20% menos material sem perda de suas propriedades de barreira. O segredo: um agente de nucleação.

15/03/2022



Essência de baunilha é obtida a partir de garrafas PET pós-consumo

Pesquisadores de universidade inglesa utilizam microrganismos modificados para desenvolver um método de sintetizar a principal substância da essência de baunilha a partir de garrafas PET pós-consumo recicladas.

16/03/2022



Resolução histórica das Nações Unidas tem os plásticos como alvo

Acordo assinado entre 175 países vai estabelecer mecanismos de cooperação para difusão de tecnologias relacionadas a todas as fases do ciclo de vida dos materiais plásticos.

04/03/2022



Água em estado supercrítico: impulso para a reciclagem avançada de embalagens plásticas

Parceria entre empresa e a Universidade de Birmingham deverá resultar em uma nova abordagem para a reciclagem de resíduos plásticos mistos.

02/03/2022



Plataforma dá acesso a informações sobre questões regulatórias

Solução digital fornece acesso a informações e consultoria especializada para gerenciamento de questões regulatórias no setor de plásticos.

25/02/2022



Lixo plástico marinho é reciclado e transformado em móveis

Instituto espanhol promove projetos que retiram resíduos plásticos dos oceanos e os reciclam, transformando o lixo marinho em móveis e outros artigos.

23/02/2022



Epóxi à base de plantas permite a reciclagem de fibra de carbono

Pesquisadores de um laboratório norte-americano desenvolveram uma resina epóxi oriunda de biomassa que pode ser reciclada à temperatura ambiente e permite, por pelo menos três vezes, a reciclagem das fibras de carbono.

22/02/2022



Investimento milionário voltado para a economia circular de plásticos

Braskem anunciou aporte de R$ 130 milhões em iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável de polímeros, incluindo a criação de um centro de desenvolvimento em plantas de reciclagem mecânica e química de plásticos.

21/02/2022



Acordo promove cooperação para tornar os plásticos sustentáveis

A UBE e a Universidade Jaume I (Espanha) estabeleceram uma parceria que prevê a criação de uma cátedra voltada a projetos de sustentabilidade, que cuidará da disseminação de informações e conhecimento sobre a importância dos plásticos para a sociedade.

17/02/2022



Capacitação para cooperativas intensifica a reciclagem de plásticos

Programa de capacitação para cooperativas e seus colaboradores, que opera no Sul do País, estabelece nova meta para 2023 e prevê o envolvimento de 25 cooperativas, viabilizando a compra de 3 mil toneladas de material reciclado por ano.

15/02/2022



Smartphone é produzido com copolímero contendo 50% de base biológica

A realme, fabricante chinesa de eletrônicos, utilizou o novo grade de PC copolímero com 50% de conteúdo de base biológica, na manufatura de carcaças de celulares.

10/02/2022



Fornecedora de polímeros biodegradáveis planeja aumentar produção

Projeto encabeçado por empresa oriental inclui implantação de nova fábrica e fornecimento de produtos na América e Europa.

09/02/2022



Reciclagem com bonificação avança no Brasil

Programa de coleta e reciclagem de plásticos em áreas litorâneas concederá bônus a colaboradores a partir de novos pontos situados na região Sudeste.

08/02/2022



Fabricante de pneus engajada na reciclagem de plásticos

A Continental, fabricante de pneus, passará a utilizar fios de garrafas PET recicladas em seus produtos na Europa e implementou, no Brasil, um projeto de reciclagem de polietileno usado indiretamente em seu processo. Até agora, 50 toneladas de material já foram recicladas.

04/02/2022



Poliamida com conteúdo reciclado é indicada para eletrodomésticos

Novo grade apresentou melhores características de absorção de água, fluidez e acabamento superficial do que poliamidas virgens de alto desempenho.

01/02/2022



Reciclagem avançada gera polímeros certificados

Parceria entre Sabic e HHI promove a reciclagem química de plásticos retirados do oceano, transformando-os em matéria-prima para novos polímeros, que são certificados como produtos retirados do mar e recuperados.

28/01/2022



Bioplásticos serão tema de evento

Bioplastics Brazil vai discutir as perspectivas do mercado brasileiro para os bioplásticos.

26/01/2022



Polímeros biodegradáveis e de base biológica em aplicações de uso único

A Milliken se uniu à GO!PHA para impulsionar a adoção de PHA, polímero biodegradável de base biológica, em embalagens de uso único.

21/01/2022



Máquinas de autoatendimento incentivam a reciclagem de embalagens

Mais dez unidades da chamada Retorna Machine são instaladas em pontos da cidade de São Paulo, pela Ambev e Triciclo-Ambipar, que incentiva a troca de embalagens pós-consumo por serviços e créditos.

19/01/2022



Novos polímeros com grafeno, mais resistentes e sustentáveis

Parceria entre a Gerdau Graphene e a unidade Embrapii Senai Mario Amato terá foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação para aplicações industriais do grafeno em plásticos.

18/01/2022



Poluição marinha por plásticos em debate

A AMI promove gratuitamente o evento virtual “Ocean Plastic”, que falará sobre como encontrar maneiras de resolver o problema da poluição marinha por plásticos.

17/01/2022



Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022



Fibra de carbono de base biológica

Companhia belga estabeleceu um acordo que permitirá o desenvolvimento de fibra de carbono sustentável.

12/01/2022



Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

A SC Johnson superou sua meta de uso de 15% de plástico reciclado em suas embalagens quatro anos antes do previsto e, agora, quase dobra a aposta para usar 25% até 2025.

12/01/2022



PET de origem vegetal na fabricação de garrafas para refrigerantes

Protótipo lançado este mês foi usado no envase do refrigerante da marca europeia Orangina. A comercialização deverá ter início em breve.

07/12/2021



Alta da produção de resinas recicladas nos últimos anos

Mais de um milhão de toneladas de resinas recicladas foram produzidas em 2020 no Brasil, de acordo com levantamento da MaxiQuim. Também foi percebido aumento do consumo de resíduos plásticos entre 2019 e 2020.

07/12/2021



Tecnologia de separação potencializa a recuperação de resíduos sólidos

Soluções inovadoras de seleção baseadas em sensores estão presentes na central de tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) do Ecoparque Pernambuco.

06/12/2021



Três vezes mais bioplásticos

Dados divulgados durante a 16ª Conferência da European Bioplastics, no início deste mês, apontam que a produção de bioplásticos deverá mais do que triplicar nos próximos cinco anos.

06/12/2021



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021



ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021



Nova paleta de cores para plásticos inspirada no Brasil

Catálogo de cores para o mercado brasileiro de plásticos foi elaborado a partir de estudo que contou com a colaboração de fornecedores de masterbatches e fabricantes de peças plásticas. As paletas são indicadas para utensílios domésticos, brinquedos e diversos itens.

26/11/2021



Resíduos de PU decompostos por via química dão origem a novos monômeros

Consórcio dinamarquês de pesquisa trabalha no desenvolvimento de uma técnica de reciclagem química que despolimeriza o poliuretano termofixo e dá origem a material semelhante ao original.

19/11/2021



Certificação ESG no ramo do plástico

Fabricante de periféricos obteve classificação de “risco médio” referente a impacto ambiental e emissão de carbono.

17/11/2021



Banco de dados global e interativo terá informação sobre resina reciclada

Ferramenta rastreia o desenvolvimento de novas instalações de reciclagem química, que mudarão o cenário da oferta de petroquímicos nos próximos anos.

17/11/2021



Boa jogada. Empresa fecha parceria para reciclagem de cartas de baralho

Em parceria com a Triciclo, a Copag promove reciclagem de cartas de baralhos antigos em troca de benefícios ou descontos para os clientes.

12/11/2021



Parceria amplia o uso da tecnologia de produção de eteno “verde”

Lummus e Braskem assinam memorando de entendimento para licenciamento em conjunto de tecnologia para produção de eteno verde a partir de etanol, com base no processo executado pela empresa no Brasil.

11/11/2021



Bioplásticos em discussão

Benefícios, aplicações, ciclo biológico e o avanço da compostagem dos biopolímeros serão apresentados e discutidos em uma manhã de debates.

08/11/2021



Novo polímero de alto desempenho com parte de fonte renovável

A Sabic lançou uma nova linha de polieterimida (PEI), polímero amorfo de alto desempenho, com cerca de 25% de sua composição proveniente de fontes renováveis, que mantém suas propriedades e é voltado às mesmas aplicações do material de fonte fóssil.

04/11/2021



Reciclagem de plásticos e sustentabilidade em destaque

Evento gratuito dedicado à sustentabilidade no setor de plásticos acontece na próxima semana reunindo expoentes de toda a cadeia. Inscrições estão abertas.

27/10/2021



Iniciativa promove a reciclagem de EPS

Programa Isopor Amigo une empresas e instituições em prol da destinação correta do poliestireno expandido.

25/10/2021



Reciclagem química de PU integra projeto de economia circular

Projeto Circular Foam visa fechar ciclo de vida de espumas rígidas de PU, utilizadas em equipamentos refrigeradores e em construções, por meio da reciclagem química.

25/10/2021



Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas

Entidades formaram parceria para reciclar espumas de poliuretano provenientes de colchões descartados.

20/10/2021



Novo modelo de negócios simplifica a adoção dos bioplásticos

Empresa chilena desenvolvedora de bioplásticos desembarca no Brasil propondo a parceria com transformadores para a fabricação de embalagens biodegradáveis.

19/10/2021



Inscrições prorrogadas para concurso de embalagens

A Dow estendeu, até o dia 28 de outubro, o prazo das inscrições para o Packaging Innovation Awards, evento que premia tecnologias e processos inovadores desenvolvidos por participantes de toda a cadeia de valor do mercado de embalagens.

19/10/2021



PA reciclada a partir de aparas industriais

A japonesa UBE desenvolveu dois novos grades de PA reciclada proveniente de aparas industriais de filmes. O material é ideal para produção de monofilamentos.

15/10/2021



Programa que recolhe tampinhas assopra velinhas

Programa social de incentivo à reciclagem de tampas plásticas completa mais um ano com muitas toneladas recolhidas.

08/10/2021



Concurso de soluções sustentáveis para embalagens

Inscrições para desenvolvedores e designers de embalagens plásticas vão até este mês.

07/10/2021



Embalagem flexível tipo bolsa 100% em polietileno para o setor alimentício

Composição monomaterial simplifica a reciclagem das embalagens, que também poderão ser dispostas para reaproveitamento dentro do programa de troca por créditos para compras.

05/10/2021



Projeto usa microondas e soldagem a laser para obter compósitos recicláveis voltados à indústria de transportes

Usando novos materiais e processos de fabricação, projeto liderado pelo instituto Aimplas ajuda a produzir veículos mais leves e menos poluentes sem aumentar os custos.

04/10/2021



Mais de 100 empresas brasileiras assinam compromisso de combate às mudanças climáticas

Companhias listam ações para reduzir as emissões de carbono, defendem medidas e destacam o papel fundamental do Brasil na próxima Conferência sobre o Clima, em novembro. Entre elas estão algumas do setor de plásticos.

30/09/2021



Digitalização e sustentabilidade estão na pauta de 85% das empresas, aponta estudo

Pesquisa mundial revelou o quanto empresas do setor industrial planejam aumentar investimento em transformação digital e sustentabilidade. Apoiar a reciclagem também é um tópico importante para elas.

27/09/2021



Mais pontos de troca de embalagens por créditos em SP

Programa de troca de embalagens plásticas por crédito para compra de produtos tem novos postos credenciados na capital paulista.

27/09/2021



Compensação ambiental para embalagens de margarina

Por meio de certificação, a linha de margarina Qualy, do grupo BRF, fará a compensação ambiental de todas as embalagens e potes de PP utilizados para acondicionar seu produto.

24/09/2021



Bioplástico para aplicação sob alta temperatura em motores

Instituto pesquisa como aplicar bioplástico como substituto aos materiais de origem fóssil em peças para compartimento do motor que são submetidas a altas temperaturas.

04/11/2021



Plásticos em pauta em festival de sustentabilidade

Eventos gratuitos na capital paulista vão promover a conscientização sobre a sustentabilidade.

17/09/2021



Soluções digitais na logística reversa de eletrônicos

Circular Brain e Kangu anunciam parceria e estabelecem mais de 11 mil pontos de entrega para logística reversa de produtos eletrônicos.

16/09/2021



Trocam-se embalagens por crédito para compra de produtos

Programa implantado no ABC Paulista estimula a logística reversa e a reciclagem ao oferecer créditos em troca do descarte correto de embalagens plásticas.

14/09/2021



Empresa lança grades para automóveis com até 29% de material reciclado

Grades de PP e PC/PET, todos com conteúdo reciclado, são voltados especificamente a aplicações na indústria automobilística.

08/09/2021



Indústria do plástico no compasso da construção civil

O aumento da demanda por novos imóveis e de reformas para a revitalização de residências e estabelecimentos comerciais traz oportunidades para o ramo de plásticos. As possibilidades também abrem espaço para o uso de matéria-prima reciclada.

08/09/2021



Grupo amplia processo de destinação de embalagens

Parceria entre a Tigre e a eureciclo amplia instalações para destinação correta de embalagens pós-consumo.

02/09/2021



A gestão de resíduos contribuindo para proteção do clima

Estudo indica que sistemas de gerenciamento holístico podem economizar 2,76 bilhões de toneladas de CO2.

01/09/2021



Plásticos serão essenciais na transição para a mobilidade elétrica

Crescimento nas vendas do segmento de veículos elétricos acentua a tendência do uso de materiais plásticos nesse tipo de veículo.

31/08/2021



Novo centro de inovação para o desenvolvimento de plásticos

Com a inauguração do Latin America Inspiration Center, centro de inovação para a América Latina, a Dow concentra em uma estrutura robusta de pesquisa e desenvolvimento o seu núcleo tecnológico de inovação sustentável, com ênfase no atendimento ao setor de embalagens.

31/08/2021



Bioplásticos, um mercado em formação no Brasil

Evento online vai discutir como a chegada de novos fornecedores de bioplásticos ao mercado brasileiro abre novas possibilidades para a indústria de transformação diversificar suas fontes de matéria-prima.

24/08/2021



Poliamida de origem renovável chega ao mercado brasileiro

Bioplástico com baixa pegada de carbono é solução sustentável para substituição de poliamidas convencionais.

04/11/2021



Economia circular: solução para o plástico no meio ambiente?

Saiba sobre a avaliação da economia circular que abrange não somente o ciclo do próprio material, mas também seu impacto benéfico ou não em outros segmentos como, por exemplo, o de alimentos.

16/08/2021



Compostos bioplásticos para o mercado brasileiro

Planta industrial para produção de compostos de PLA será inaugurada em Curitiba (PR) e vai suprir o mercado brasileiro com bioplásticos de performance.

04/11/2021



Ciclo fechado para embalagens de defensivos agrícolas

Programa que é modelo de logística reversa de embalagens passa a dispor de pontos de coleta itinerante e promoverá ações sociais e educativas em dia simbólico.

10/08/2021



Pódio olímpico feito com plástico reciclado

Pela primeira vez, desde o início das olimpíadas em 1896 na Grécia, os pódios olímpicos são feitos de plástico reciclado. A etapa 2020 dos jogos busca maiores índices de sustentabilidade.

04/08/2021



Veículos elétricos, uma oportunidade para as resinas especiais

Novo grade de PEEK com fibra de carbono pode substituir o alumínio na fabricação de componentes do sistema de freio e estabilidade de veículos elétricos.

30/07/2021



Fibra de carbono reciclada em filamento de PP

A Braskem desenvolveu um filamento de PP reforçado com fibra de carbono 100% reciclada, voltado à manufatura aditiva.

27/07/2021



Consórcio para reciclagem e economia circular usa plataforma digital e blockchain

Rede de compartilhamento de informações sobre programas de reciclagem e oferta de materiais plásticos pós-uso/pós-consumo tem como premissa promover o diálogo entre entidades por meio de canais digitais, visando à proteção e ao sigilo de dados.

27/07/2021



Projeto visa instaurar políticas de reciclagem e educação ambiental

Conjunto de propostas abrange descarte correto de resíduos e engajamento socioambiental junto a órgãos governamentais.

20/07/2021



O meio ambiente e o plástico

Substituir todo o material plástico aplicado em inúmeros produtos seria hoje uma atitude inviável e ambientalmente danosa.

15/07/2021



Empresa investe na produção de telhas fotovoltaicas feitas com plástico reciclado e grafeno

A Telite disponibilizará telhas para residências, comércio e indústria feitas de PEAD reciclado contendo pastilhas fotovoltaicas com grafeno. Projeto ainda prevê a utilização de grafeno diretamente no plástico, via masterbatches.

14/10/2021



Recuperação e reciclagem de plásticos aditivados ou contaminados

Consórcio europeu promove a descontaminação e recuperação de resíduos plásticos contendo contaminantes químicos e físicos, provenientes da indústria automotiva, de construção civil e de eletroeletrônicos.

08/07/2021



Recicladora e fabricante de produtos de plásticos investe em energia renovável

Empresa de Natal (RN) instalou usina para geração energia solar e reduziu em 70% seus gastos com tarifa de eletricidade.

02/07/2021



Acordo para construção da maior planta de triagem mecânica de resíduos do Brasil

Companhias alemã e brasileira celebram acordo para o projeto de construção da maior planta de triagem mecânica de resíduos sólidos urbanos no País, localizada em Pernambuco.

02/07/2021



Atletas do Brasil usarão máscaras feitas de PET reciclado nas olimpíadas

Comitê Olímpico do Brasil adota máscaras feitas com garrafas PET recicladas para os atletas durante as olimpíadas que serão realizadas este mês, em Tóquio (Japão).

01/07/2021



Reciclagem de PVB ganha força com aliança entre empresas do setor

Parceria tem foco no desenvolvimento de produtos para diversos segmentos, a partir de polivinil butiral (PVB) reciclado.

22/06/2021



Um novo estímulo à economia circular dos plásticos

A Abiplast lançou o portal Feito Para Circular, um site especializado em economia circular que funcionará como um fórum online de debate a respeito do tema.

22/06/2021



Planta-piloto para reciclagem de filmes de PEBD inicia operações na Europa

Unidade servirá como base de estudos e testes de produtos plásticos para programas internacionais de reciclagem.

18/06/2021



Programa de aceleração de negócios divulga startups selecionadas

Iniciativa visa impulsionar modelos de negócios nas áreas de reciclagem de plásticos e economia circular.

17/06/2021



PEAD reciclado passa a ser usado na fabricação de contêineres multicamadas

Linha de produtos é indicada para o acondicionamento de substâncias nocivas e tem certificação internacional.

15/06/2021



Sistema móvel de reciclagem química converte resíduos em matéria-prima e aditivos

Projeto europeu deu origem a um novo método de reciclagem química que converte resíduos não recicláveis em aditivos de alto valor agregado.

15/06/2021



Economia circular ganha fôlego com fusão de empresas do setor

Boomera e Ambipar passam a formar um grande grupo voltado para a gestão ambiental e revalorização de resíduos.

15/06/2021



Economize repensando a forma como sua empresa compra energia

Opção pelo Mercado Livre de Energia oferece possibilidades reais de economia de até 30% dos gastos com energia em plantas industriais do setor de plásticos.

31/05/2021



Aplicação de plasma substitui camada de barreira em embalagens para produtos químicos

Startup surgida no  Instituto de Processamento de Plásticos (IKV, Alemanha), transfere descobertas científicas sobre revestimento por plasma em embalagens.

27/05/2021



Instituto promove a reciclagem de EPS

Plastivida entrega duas prensas para a reciclagem de EPS (isopor) em Florianópolis (SC). A ação faz parte do projeto “Recicle+EPS”, que tem como objetivo engajar a população na coleta seletiva e reciclagem do isopor.

21/05/2021



Sustentabilidade e economia circular para os transformadores de plásticos

Especialistas vão debater como as empresas do segmento de plásticos, independentemente do porte, podem se engajar e lucrar com negócios voltados para a sustentabilidade e a economia circular.

19/05/2021



Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa

Livro traduzido para o português aborda conceitos da economia circular e como os setores, inclusive da manufatura industrial, estão adotando esse novo modelo de negócio.

17/05/2021



Logística reversa das embalagens de produtos de limpeza

Fabricantes de produtos de limpeza participam de programas baseados no conceito de economia circular, com meta de usar 100% de plásticos reciclados em suas embalagens, dentro de alguns anos.

17/05/2021



Fórum internacional para recicladores

Plastivida apresentará as ações realizadas para promover a reciclagem do EPS em evento internacional.

17/05/2021



Brinquedos feitos de bioplásticos serão tema de evento internacional

A segunda edição da Biotoy, conferência sobre brinquedos feitos de plásticos de origem biológica, acontece em setembro, na Alemanha.

04/11/2021



Masterbatches mais sustentáveis para a área de plásticos

Empresa brasileira lança linha de concentrados que têm materiais reciclados em sua composição.

14/10/2021



Evento do setor de embalagens para alimentos será virtual

Tendências do ramo para este e o próximo ano serão o tema central do encontro a ser realizado em maio.

30/04/2021



Nova plataforma digital de gestão para o setor de reciclagem

Ferramenta desenvolvida pela Circular Brain, e certificada pela ABNT, auxilia no controle de informações, gestão de clientes, controle de estoques e vendas de recicladores e operadores de resíduos.

30/04/2021