A Artecola, com unidade no município gaúcho de Campo Bom, agora também conhecida como Multilatina, desenvolve produtos laminados para calçados que são confeccionados com poli(tereftalato de etileno) (PET) reciclado proveniente de garrafas.

 

A empresa divulgou que uma soma de 17,3 milhões de garrafas PET de dois litros já foi convertida em matéria-prima para a fabricação de produtos que compõem a sua linha de laminados PET 3500, desenvolvidos para dar forma a couraças e contrafortes, por exemplo.

 

De acordo com a companhia, os laminados, que têm em sua composição o material reciclado, fazem parte da estrutura de calçados de diversas marcas, que têm como função manter a sua forma e sustentação. Também foi divulgado à imprensa que 1.000 pares de laminados produzidos a partir de PET reciclado equivalem a 400 garrafas reaproveitadas.

 

A matéria-prima reciclada vem de garrafas PET recolhidas por catadores da região do Vale do Sinos (RS), que atuam em cooperativas voltadas para a reciclagem de resíduos. Elas são recicladas por uma empresa parceira da Artecola. Jairo Korndoerfer, gerente de marketing da empresa, comentou sobre alguns benefícios proporcionados por esta parceria: “Esta etapa do processo gera renda e também reflexos sociais positivos na região, incentivando a coleta seletiva e proporcionando a remuneração de quem trabalha com reciclagem”.

 

Ainda de acordo com informações divulgadas pela Artecola, cerca de 3,02 milhões de garrafas PET de dois litros foram recicladas em 2023. 

 

O contato com a empresa pode ser feito pelo endereço eletrônico www.linkedin.com/company/artecolaquimica e pelo telefone (51) 3778-5200. Na seção Sustentabilidade em nosso site estão disponíveis informações sobre cases de uso de plásticos reciclados em diversos segmentos. 

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Mikhail Nilov.

 

Leia também:

 

Aumenta o uso de resinas recicladas na produção de eletroeletrônicos

 

Garrafas PET convertidas em novas matérias-primas. Volume chega a 5,5 bilhões

 

#Artecola #PlásticoIndustrial #Reciclagem #PET



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024