A alemã BASF desenvolveu o ecovio M 2351, grade de filmes biodegradáveis que auxiliam na produção de alimentos e podem ser metabolizados por microrganismos do solo.

 

Diversos agricultores usam filmes mulching, geralmente de polietileno (PE), para aumentar a produtividade do plantio. Esses filmes são utilizados dispostos sobre o solo semeado para atuar como uma barreira física que protege o cultivo, auxilia no controle da umidade e temperatura do solo, limita o crescimento de ervas daninhas e melhora o rendimento da colheita.

 

De acordo com informações da companhia, o novo material é um polímero biodegradável desenvolvido especificamente para essa aplicação. Após a colheita os filmes devem ser retirados do solo e, normalmente, não é possível removê-los totalmente, o que acarreta o acúmulo de resíduos no solo, uma vez que não são biodegradados por microrganismos. Entretanto, os filmes feitos com o ecovio M 2351 são fabricados a partir de matérias-primas renováveis e do copoliéster biodegradável poli(butileno cotereftalato de adipato) (PBAT), o que permite que sejam deixados no solo depois da colheita, eliminando a necessidade de remoção e reciclagem.

 

Além da economia de tempo e de custos, o polímero biodegradável é certificado como um material que serve como alimento para micróbios do solo, tais como fungos e bactérias. Por esse motivo, o material pode ser arado no solo, já que tais microrganismos que proliferam naturalmente no substrato reconhecem a estrutura do filme como um alimento que podem metabolizar. Eles retiram o carbono do polímero para produzir energia, resultando na geração de CO2, água e biomassa, contribuindo para o desenvolvimento da raiz, crescimento da planta e qualidade do solo. Segundo a alemã, o material promove um aumento da produtividade de tomates, por exemplo, entre 15 e 50%.

 

O novo grade é fornecido como um composto pronto (contendo agente deslizante e antibloqueio) para extrusão de filmes, os quais podem ser utilizados por transformadores por extrusão em máquinas convencionais e, devido às suas boas propriedades mecânicas (tração e rasgo), podem ser fabricados com espessuras de 12, 10 e 8 µm.

 

#filmepe #aditivo #filmemulching #plastic



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024