Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançou o Perfil das Indústrias de Transformação e Reciclagem de Plástico no Brasil, publicação anual da entidade, com a compilação dos dados de 2021. Em formato eletrônico (pdf) e com 57 páginas, a publicação traz dados relacionados à estrutura e ao desempenho das indústrias do setor, com recortes estaduais e nacionais, além da série histórica dos últimos anos.

 

Em sua nova edição, recebeu também conteúdo especial a respeito da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), metodologia que examina diversos fatores relacionados à fabricação de um produto. A ACV consiste no estudo dos aspectos ambientais e potenciais impactos ao longo da utilização de um produto, desde a fabricação e transformação da matéria-prima, passando por produção, uso, pós-uso, destinação adequada, reciclagem e reintrodução no ciclo produtivo. As categorias de impactos ambientais consideradas incluem o uso de recursos, a saúde humana e as consequências ecológicas.

 

A publicação apresenta ainda novos dados acerca da indústria de reciclagem dos materiais plásticos no Brasil, tais como localização, número e distribuição de empregos e empresas recicladoras, histórico de resultados do setor e produção de plástico reciclado pós-consumo (PCR).

 

O Perfil 2021 pode ser acessado na página da Abiplast.


 

Imagem: Abiplast

 

Conteúdo relacionado:

 

Plástico para a área médica: o futuro deste setor

 

Economia Circular – Debate global, aprendizado brasileiro

 

#Abiplast

#Perfil2021



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024