Um acordo firmado entre a Braskem (São Paulo, SP) e a Lummus (Estados Unidos), com filial brasileira em Cuiabá (MT), tem como objetivo a elaboração conjunta de estudos para a implantação de fornos elétricos para craqueamento no parque fabril da petroquímica brasileira.

 

A parceria tem como uma de suas etapas a implantação de modelos de forno elétrico de craqueamento SRT-eTM da Lummus. O uso desse equipamento, conforme foi informado à imprensa, é um dos passos iniciais de um projeto que visa à redução da pegada de carbono nas linhas de produção da Braskem.

 

Também foi divulgado que os trabalhos conjuntos a serem realizados poderão contribuir para a consolidação de futuros projetos centrados na descarbonização dos parques fabris da petroquímica no País. 

 

Antonio Queiroz, vice-presidente de inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável da Braskem, comentou mais sobre as premissas do acordo: “Pretendemos reduzir consideravelmente as emissões de CO2. A tecnologia SRT-e poderá nos ajudar a atingir nossa meta de neutralidade de carbono até 2050, aumentando a eficiência energética em nossos crackers”.

 

De acordo com informações divulgadas pelas partes envolvidas neste projeto, o forno elétrico SRT-e da Lummus conta com a tecnologia Short Residence Time (SRT®), adaptada para operar com eletricidade, e apresenta células unitárias modulares, o que faz com que o uso de forno sobressalente seja dispensado.

 

O contato com as empresas pode ser feito pelos endereços eletrônicos www.braskem.com.br e www.lummustechnology.com.  

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________

 

Imagem: Braskem, Lummus/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

 

Borealis amplia capacidade de produção de resinas circulares

 

#Braskem #Lummus #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Automação de baixo custo é o foco da nova unidade da Igus no Brasil

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Sumitomo-Demag inaugura centro de treinamento e tem nova agenda de cursos

Operação, programação e manutenção de injetoras elétricas fazem parte da grade de cursos que a fabricante de injetoras oferecerá nos próximos meses.

02/07/2024


Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem

O trinamiX, da BASF, foi atualizado para fazer a identificação imediata de mais de 30 tipos de plásticos com base na espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), para fins de reciclagem. Nova versão inclui filmes multimateriais.

25/06/2024