A editora Routledge and CRC Press publicou o livro The Future of the Medical Plastics Market – Opportunities for Growth (ou “O futuro do mercado de plásticos médicos - oportunidades de crescimento”, em tradução literal).

 

A obra tem como autor o professor Vincent Sabourin, que leciona na Universidade de Quebec (UQAM), no Canadá, e aborda a importância do uso de plásticos para a área médica, abrangendo a utilização de polímeros na fabricação de equipamentos médico-hospitalares e de embalagens transparentes para o acondicionamento de medicamentos, entre outros assuntos.

A importância do uso de plásticos para a área médica e o potencial deste mercado são os temas principais de um livro

 

A publicação trata de uma perspectiva estratégica do mercado de plásticos para a área médica, o que envolve, por exemplo, a identificação de oportunidades para transformadores de resinas termoplásticas, desenvolvimento de produtos, análise de fatores críticos no que tange à competitividade e tendências do ramo.

 

O capítulo um, intitulado “Visão geral do mercado de plásticos”, traz tópicos sobre plásticos relacionados com a saúde humana e seu custo, os plásticos como substitutos de materiais tradicionalmente usados na fabricação de equipamentos médico-hospitalares e o valor agregado dos plásticos. Deste capítulo também consta conteúdo sobre termoplásticos e elastômeros utilizados em aplicações médicas e farmacêuticas, as vantagens proporcionadas por esses materiais e o potencial deste segmento.

 

Já o capítulo dois aborda o crescimento do mercado de plásticos para a área médica, o que inclui a área de engenharia de materiais, a evolução dos materiais e do design de produtos, o aumento da demanda por polímeros como, por exemplo, polipropileno (PP), e o aumento da procura por embalagens plásticas pensadas para o uso no dia a dia de hospitais e clínicas. 

 

Este mesmo capítulo aborda também o crescimento do setor de moldagem por injeção, o aumento da demanda por itens descartáveis ​​como seringas e sacolas, e ainda trata da entrada do ramo de impressão 3D nos desenvolvimentos voltados para o setor médico-hospitalar.

 

Além disso, o livro traz informações sobre o contexto histórico do segmento de plásticos para a área médica, bem como análises de estudos relacionados à cadeia produtiva de polímeros. A obra é dividida em nove capítulos, possui 170 páginas e pode ser adquirida em versão física, com capa simples (US $69,95) ou capa dura (US $160,00), ou em formato de e-book (US $62,95), pelo site da editora.


 

 

Imagem: Routledge and CRC Press



 

 

Leia também: 

 

Aumenta a demanda por resinas recicladas e empresas investem em novos equipamentos

 

Novo corte de impostos sobre insumos do setor de plásticos

 

#ÁreaMédica #RoutledgeandCRCPress #Plásticos #PI

 



Mais Notícias PI



Percepção do consumidor sobre embalagens em bioplásticos é tema de pesquisa

Pesquisadora da UFSCar conduz estudo sobre embalagens plásticas e aborda questões relacionadas ao uso de bioplásticos na fabricação de versões flexíveis e rígidas. A percepção do consumidor e os fatores tecnológicos e mercadológicos serão mapeados por meio de uma enquete disponível em formulário eletrônico aberto ao público.

18/02/2025


Joint venture vai promover a reciclagem de embalagens

A fabricante de embalagens Alpla, de origem austríaca, entrou no mercado sul-americano de reciclagem ao adquirir participação majoritária na Clean Bottle, recicladora brasileira de poliolefinas.

04/02/2025


Embalagens flexíveis para café em novas versões

A fabricante de embalagens flexíveis Packster passou a fornecer stand up pouches e sachês que podem receber impressão digital e QR Code.

28/01/2025