A Dinaco (Rio de Janeiro, RJ) está trazendo para o mercado brasileiro os aditivos contendo grafeno de alta pureza desenvolvidos pela espanhola Avanzare, fornecidos em pó, na forma de masterbatches com base em veículos como poliolefinas e outros materiais plásticos, ou ainda pré-umectados para a formulação de tintas e revestimentos.

Os materiais são testados em laboratórios europeus certificados e estão disponíveis nos tipos avanGRP Conductive – recomendado para uso em resinas plásticas e borracha – , e avanThermal Conductive, que aumenta entre 10 e 20 vezes a condutividade térmica do composto em relação à sua versão sem aditivo. Ambos podem ser fornecidos em pó ou em masterbatches tendo como veículo materiais como TPU (foto ao lado), EVA , PE e PP. A empresa fornece ainda dispersantes especiais para formulações em base solvente e em base água.

 

Dentre as principais características que os compostos com grafeno podem atribuir aos produtos plásticos estão o aumento da condutividade térmica e elétrica e das propriedades mecânicas.

 

Reginaldo Cassiano, gerente de negócios da Dinaco, explicou que as aplicações que envolvem um melhor balanço entre resistividade e condutividade elétrica ou térmica são as que têm atualmente mais potencial para o desenvolvimento de componentes contendo grafeno, a exemplo de baterias para veículos elétricos.

 

No que se refere à melhoria de propriedades mecânicas e à melhor relação resistência/peso, há um bom horizonte de aplicações no setor automobilístico, para a produção de peças técnicas em plásticos de engenharia, os quais têm potencial para substituir materiais metálicos.

 

Na indústria de fios e cabos, a melhoria de propriedades mecânicas e de resistência à chama são características desejáveis que podem ser alcançadas com o uso dos compostos contendo grafeno, enquanto os filmes plásticos (foto) podem adquirir mais resistência mecânica. Já o uso em tintas e revestimentos torna esses produtos mais resistentes à corrosão. Reginaldo comentou que o material está passando por uma fase de disseminação no mercado brasileiro, que já conta com vários projetos visando à sua utilização como melhorador dos produtos plásticos.

 

Mais informações sobre os produtos da Dinaco podem ser encontradas no site da empresa.

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagens: Dinaco

 

 

 

 

Notícias relacionadas:

 

Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno

 

Selo vai identificar produtos contendo grafeno

 



Mais Notícias PI



Indústria de autopeças adere ao uso de compostos com carga de madeira

Carga técnica de madeira fornecida pela Pinhopó passou a ser usada na formulação de compostos para produção de painéis automotivos internos.

03/03/2026


Aditivo equilibra o grau de deslizamento de resinas PCR

Tecnologia que estabiliza o coeficiente de fricção em filmes produzidos com resina reciclada é finalista em premiação europeia de sustentabilidade.

03/03/2026


Projeto Domino. Mais eficácia na injeção de multicomponentes.

Ao processar multicomponentes em um único molde fechado, o projeto Domino demonstrou ser possível simplificar a sobremoldagem de peças, dispensando a movimentação e indexação de mesas e moldes.

24/02/2026