A fabricante de brinquedos montáveis LEGO, com sede em Billund (Dinamarca) anunciou a inclusão do primeiro componente impresso em 3D em seu conjunto “Expresso de Férias LEGO”, lançado especialmente para as festas de final de ano.
O Trem Expresso de Natal LEGO® Icons (10361) é um conjunto festivo já tradicional, mas este ano terá como elemento surpresa um trenzinho azul em miniatura (foto ao lado), a primeira peça fabricada por manufatura aditiva (impressão 3D) a ser incluída em um produto LEGO comercializado.
“É um passo de magnitude semelhante ao que aconteceu quando nossos fundadores compraram sua primeira máquina de moldagem por injeção no final da década de 1940”, comentou Ronen Hadar, chefe de Design e Manufatura Aditiva do Grupo LEGO.
Nos últimos nove anos, Ronen e sua equipe têm trabalhado no desenvolvimento de um sistema de manufatura aditiva capaz de produzir em massa as peças LEGO com alta qualidade. A empresa já utilizava a tecnologia há mais de uma década, porém com baixas taxas de produção, em seu setor de desenvolvimento, para fabricar protótipos de peças.
No entanto, a impressão rápida e em escala industrial ainda não estava estabelecida, e a equipe acabou desenvolvendo um processo “praticamente do zero”, como explicou Ronen.
Impressão 3D como processo complementar
Os blocos LEGO normalmente são produzidos por injeção, a melhor maneira de fabricar peças plásticas de alta qualidade em grandes volumes. A ideia do projeto de impressão 3D nunca foi substituir esse processo consagrado. Em
vez disso, ele abre novas possibilidades para os elementos LEGO em termos de forma e função, criando componentes que não poderiam ser feitos de outra forma. “Podemos criar todos os tipos de geometrias que não são possíveis com moldagem por injeção, a exemplo de blocos com movimentos internos”, explicou Ronen.
O trem em miniatura a bordo do LEGO Holiday Express Train Icons é uma prévia dessa futura produção dinâmica. Além de seu formato intrincado, que espelha o da locomotiva maior do conjunto, ele possui partes móveis: rodas que giram e uma chaminé que solta fumaça.
Para Jae Won Lee, designer do conjunto LEGO Icons Holiday Express Train, o trem impresso em 3D foi a maneira perfeita de adicionar uma dimensão extra ao novo conjunto, que é uma atualização do LEGO Creator Expert Winter Holiday Train (conjunto 10254), de 2016.
Para a equipe de Design e Manufatura Aditiva, foi emocionante finalmente abrir sua tecnologia para os
designers. "Isso foi muito empolgante para nós: somos especialistas em manufatura aditiva, mas eles são designers e têm esse poder criativo para realmente aplicar a tecnologia além do que pensávamos ser possível. O objetivo a longo prazo é que o componente impresso impresso se torne um recurso padrão no conjunto de ferramentas do design da LEGO ", comentou Ronen.
Saiba mais sobre tecnologia de impressão 3D com aplicação no setor de plásticos visitando a seção Impressão 3D no portal da Plástico Industrial.
________________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: LEGO
Mais Notícias PI
Pesquisadores de duas universidades alemãs uniram esforços no desenvolvimento de polímeros condutores que mudam de cor em resposta a estímulos eletroquímicos. Eletroeletrônicos, atuadores e dispositivos para robótica são aplicações possíveis para a tecnologia.
25/11/2025
O polímero de alto desempenho foi usado na fabricação de guias usadas em cirurgias ortopédicas, anteriormente feitas com materiais metálicos. O desenvolvimento resulta da parceria da belga Syensqo com empresas brasileiras.
19/11/2025
Joint venture entre a Clariant e a chinesa Fuhua tem como objetivo investir no desenvolvimento e produção em escala de retardantes não halogenados, que atendam à regulamentação de diferentes segmentos usuários de peças plásticas.
11/11/2025