A portuguesa Selenis criou uma combinação de resinas de poliéster que permite a extrusão de filmes multicamadas e totalmente recicláveis destinados à confecção de rótulos termorretráteis (skrink) para embalagens sopradas.
Os comonômeros de poli(tereftalato) de etileno glicol (PET-G) da linha Weezen cristalizam durante o reprocessamento de forma semelhante ao que ocorre com os flakes provenientes dos frascos de PET, podendo assim ser incorporados na cadeia de reciclagem deste material sem que ocorram problemas de aglomeração que são comuns quando são processadas misturas de resinas.
Os filmes podem ser impressos e usados em embalagens de bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal, dentre outros, constituindo uma opção sustentável para o mercado de rótulos destinados a embalagens de PET.
Pelo desenvolvimento do material e dos filmes, a Selenis foi formalmente reconhecida pela Associação de Recicladores de Plástico dos Estados Unidos (APR) por cumprir elevados critérios de reciclabilidade, de acordo com o Guia APR Design, que estabelece diretrizes de projeto voltado para a reciclagem (design for recycling).
Imagem: Selenis
Leia também:
PET reciclado no tratamento acústico de ambientes
Manos material nas embalagens para queijos fatiados
#Selenis
#Weezen
Mais Notícias PI
Um acordo firmado entre a Termotécnica e a Abrafrutas tem como premissa garantir a qualidade de uvas que serão exportadas para a China.
16/12/2024
O Instituto de Embalagens realizou uma pesquisa com mais de 150 empresas do setor de embalagens, que traz exemplos de práticas alinhadas com conceitos de sustentabilidade, tais como o uso de plásticos reciclados na fabricação de produtos.
10/12/2024
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) desenvolveu um sistema de separação química de polímeros e alumínio presentes em embalagens flexíveis e cartonadas.
03/12/2024