A portuguesa Selenis criou uma combinação de resinas de poliéster que permite a extrusão de filmes multicamadas e totalmente recicláveis destinados à confecção de rótulos termorretráteis (skrink) para embalagens sopradas.


 

Os comonômeros de poli(tereftalato) de etileno glicol (PET-G) da linha Weezen cristalizam durante o reprocessamento de forma semelhante ao que ocorre com os flakes provenientes dos frascos de PET, podendo assim ser incorporados na cadeia de reciclagem deste material sem que ocorram problemas de aglomeração que são comuns quando são processadas misturas de resinas.


 

Os filmes podem ser impressos e usados em embalagens de bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal, dentre outros, constituindo uma opção sustentável para o mercado de rótulos destinados a embalagens de PET.


 

Pelo desenvolvimento do material e dos filmes, a Selenis foi formalmente reconhecida pela Associação de Recicladores de Plástico dos Estados Unidos (APR) por cumprir elevados critérios de reciclabilidade, de acordo com o Guia APR Design, que estabelece diretrizes de projeto voltado para a reciclagem (design for recycling).


 

Imagem: Selenis

 

 

Leia também:

 

PET reciclado no tratamento acústico de ambientes

 

Manos material nas embalagens para queijos fatiados

 

#Selenis

#Weezen



Mais Notícias PI



Indústria de autopeças adere ao uso de compostos com carga de madeira

Carga técnica de madeira fornecida pela Pinhopó passou a ser usada na formulação de compostos para produção de painéis automotivos internos.

03/03/2026


Aditivo equilibra o grau de deslizamento de resinas PCR

Tecnologia que estabiliza o coeficiente de fricção em filmes produzidos com resina reciclada é finalista em premiação europeia de sustentabilidade.

03/03/2026


Reciclagem mecânica de plásticos avança no Brasil

A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.

13/02/2026