A portuguesa Selenis criou uma combinação de resinas de poliéster que permite a extrusão de filmes multicamadas e totalmente recicláveis destinados à confecção de rótulos termorretráteis (skrink) para embalagens sopradas.


 

Os comonômeros de poli(tereftalato) de etileno glicol (PET-G) da linha Weezen cristalizam durante o reprocessamento de forma semelhante ao que ocorre com os flakes provenientes dos frascos de PET, podendo assim ser incorporados na cadeia de reciclagem deste material sem que ocorram problemas de aglomeração que são comuns quando são processadas misturas de resinas.


 

Os filmes podem ser impressos e usados em embalagens de bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal, dentre outros, constituindo uma opção sustentável para o mercado de rótulos destinados a embalagens de PET.


 

Pelo desenvolvimento do material e dos filmes, a Selenis foi formalmente reconhecida pela Associação de Recicladores de Plástico dos Estados Unidos (APR) por cumprir elevados critérios de reciclabilidade, de acordo com o Guia APR Design, que estabelece diretrizes de projeto voltado para a reciclagem (design for recycling).


 

Imagem: Selenis

 

 

Leia também:

 

PET reciclado no tratamento acústico de ambientes

 

Manos material nas embalagens para queijos fatiados

 

#Selenis

#Weezen



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024