Hellen Souza, da redação

 

A escalada dos preços do petróleo sinaliza um cenário tenso para os próximos meses, com possível aumento de preços dos insumos destinados à indústria de transformação de plásticos.

 

Empresas que já haviam se preparado para ter mais autonomia em relação ao mercado externo, em resposta às complicações logísticas decorrentes da pandemia de Covid-19, têm agora mais um desafio pela frente no que se refere a oferecer certa segurança aos transformadores quanto à disponibilidade de insumos produtivos.

 

A Macroplast, com unidades em São Bernardo do Campo (SP) e em Itajaí (SC) intensificou a criaçãode novos grades desde a pandemia de Covid-19 e deverá ter mais trabalho agora, com o agravamento do conflito entre Rússia e Ucrânia, que atinge em cheio a cadeia de fornecimento dos plásticos.

 

De acordo com seu diretor, Christian Braun, “a empresa tem desenvolvido desde resinas básicas como PP’s e PE’s modificados para contratipar grades já existentes até resinas de engenharia que anteriormente eram importadas e passaram a ser produzidas localmente”. As resinas ABS são parte importante desse portfólio, a exemplo dos grades de uso geral, das usadas na extrusão de chapas, das de alta fluidez, das de altíssima resistência ao impacto para confecção de capacetes e das do tipo high heat, para a indústria automotiva. Blendas como ABS/PC e PC/ABS, que o mercado costuma importar, também integram a oferta da empresa.

 

O executivo informou ainda que o desenvolvimento de inúmeros produtos não se deu apenas à sua escassez mundial, mas também à viabilidade logística e econômica de produzí-los localmente, em contraposição à dificuldade de importação, que penalizou a indústria nos últimos anos: “Algumas importações passavam de 90 dias para chegarem no seu destino, o que significou para muitos importadores pagar o produto antes mesmo de ele ter chegado”.

 

Os novos compostos têm abastecido segmentos como automotivo, eletroeletrônico, de linha branca, construção civil e agro, entre outros. Modificadores de impacto e retardantes de chamas são alguns dos aditivos empregados para modificar e tornar as formulações apropriadas para diferentes aplicações.

 

Redução do IPI e a guerra

 

A recente redução de alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) com o objetivo de impulsionar a economia brasileira, no entender de Braun, veio em boa hora, e será um redutor de instabilidades externas. “Setores como automotivo e linha branca devem aumentar a demanda na medida em que seus estoques na cadeia diminuam e que o crédito seja estimulado para que o consumidor volte a comprar”, informou. Porém, dependendo do rumo que o confronto entre Rússia e Ucrânia tomar, e com o preço do Petróleo Brent ultrapassando o valor de USD 120/barril, certamente ocorrerão novos reajustes nos fretes e nos preços das resinas. “Passaremos por novos tempos turbulentos, com aumentos de preços e possível falta temporária de alguns produtos”, avaliou o executivo..

 

A Macroplast não depende diretamente de insumos comprados nos países envolvidos no conflito. No entanto, muitos dos seus fornecedores podem vir a ser impactados, daí a importância da parceria com parceiros locais ou situados em mercados não atingidos diretamente pela guerra.

 

Preparada para atuar com diversos cenários nacionais e internacionais, a empresa tem mantido o diálogo constante com fornecedores, tendo em vista minimizar os impactos do conflito que adquire proporções mundiais: “Os preços tendem a subir devido à elevação dos preços do petróleo e do gás natural, afetando diretamente os custos das matérias primas derivadas, tais como os plásticos e os combustíveis que impactam os custos logísticos, elevando a inflação. É possível que faltem alguns insumos e o momento pede cautela”, concluiu Braun.

Foto: Macroplast

 

Leia também:

 

A guerra da Ucrânia e o cenário petroquímico

Parceria vai expandir comércio de resinas plásticas


 

#Macroplast #compostostermoplásticos



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024