A alemã Stadler Anlagenbau GmbH, especializada no planejamento, produção e montagem de instalações completas de reciclagem e triagem de resíduos, projetou e instalou, juntamente com a weeeSwiss Technology AG, uma unidade de triagem de resíduos eletroeletrônicos na unidade da recicladora Immark, em Regensdorf (Suíça).

 

A nova instalação substitui uma planta existente e aumenta a capacidade de processamento da Immark AG, que é parte do Grupo Thommen, pioneira no mercado de recuperação de lixo eletrônico na Suíça, e que trabalha atualmente com uma taxa de reciclagem de até 95%, excedendo os requisitos da Diretiva Europeia sobre Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE). "É a maior planta de processamento de resíduos eletrônicos na Suíça e deverá garantir alto rendimento e capacidade para processar os volumes que recebemos", comentou Patrick Wollenmann, Gerente de Projetos da Immark.

 

Com capacidade para processar até 12 toneladas de resíduos por hora, a planta opera em dois turnos. A tecnologia utilizada pela Stadler, que inclui o separador balístico STT5000 (vídeo abaixo), pré-classifica o material em três frações diferentes, separando-o em frações de finos, plásticos planos e cabos, bem como em materiais em forma de cubo, tais como motores eletrônicos.

 

 

Projeto modular

 

A nova planta de triagem tem projeto modular e recebe materiais dos grupos 1 a 3 (eletrodomésticos grandes, pequenos e equipamentos de TI) e 4 (equipamentos de consumo) da Diretiva WEEE, que são processados em vários módulos diferentes, posicionados em linha e também equipados com alimentadores separados para uso independente, o que resulta em maior disponibilidade.

 

O projeto modular flexível da planta permite o ajuste das máquinas para garantir o processamento de frações de não-ferrosos, ferrosos, placas de circuito impresso, aço inoxidável e plásticos de alta qualidade. No primeiro módulo, o material de entrada é classificado manualmente para remover as impurezas e os componentes perigosos, assim como materiais valiosos como cabos, placas de circuito impresso e metais.

 

O material é então triturado para que eventuais resíduos perigosos remanescentes, tais como baterias ou condensadores, e os diversos materiais recicláveis, possam ser separados. Os materiais recicláveis são classificados após a triagem usando tecnologia magnética de última geração, separação por indução e tecnologia de classificação por sensores. As frações de ferro são novamente classificadas em uma cabine de triagem para garantir a qualidade e aumentar o grau de pureza.

 

Embora não esteja instalado na recicladora suíça, a Stadler e a weeeSwiss fornecem também um módulo capaz de separar diferentes tipos de plásticos, usando uma tecnologia de triagem da Tomra.

 

A fabricante dedicou também grande atenção à proteção contra incêndios na planta. Sistemas automatizados de detecção e extinção de fogo foram instalados após as unidades de trituração, com possibilidade de isolamento da fonte de incêndio de forma imediata.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

 

 

Imagens: Stadler

 

 

 

Leia mais:

 

Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

 

Circularidade dos plásticos. O que esperar depois dos desafios de 2023.



Mais Notícias PI



Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026


Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025