Bicicletas elétricas com quadro fabricado em termoplástico reforçado com fibra de carbono, desenvolvido pelo Grupo Lehvoss, serão expostas às condições de áreas de deserto, com neve e demais intempéries típicas de regiões montanhosas entre a Alemanha e a região Norte da África.
Trata-se de uma viagem chamada “Xtreme-Tech Expedition” que terá a cidade alemã de Frankfurt como ponto de partida, a qual está programada para acontecer em 2024. Os pilotos Mike Fuchs, Oliver Gehrking e David Arlandis planejam percorrer cerca de 1.300 quilômetros, uma jornada que tem como premissa testar a resistência das peças e componentes das e-bikes.
No que diz respeito aos quadros feitos com termoplástico, das séries Buddy X1 e ISOCO/V, eles proporcionam vantagens em relação aos seus equivalentes fabricados com materiais tradicionais como, por exemplo, menor peso. Além disso, conforme foi divulgado para a imprensa, os quadros desenvolvidos pelo Grupo Lehvoss, que tem escritório central em Hamburgo (Alemanha), têm uma pegada de carbono 68% menor em comparação com os feitos de alumínio.
Também foi divulgado que o quadro da série Buddy X1, fabricado por injeção, teve desempenho comparável ao de similares em alumínio e também em material compósito com fibras de carbono, que praticamente não é reciclável. Entre outros fatores que poderão ser considerados nessa jornada estão a resistência mecânica dos quadros de termoplástico no que tange a torções e ao atrito, tendo em vista as prováveis condições de solo irregular e o choque abrasivo causado pelo cascalho, a areia e a neve, por exemplo.
Imagem: Lehvoss/Divulgação.
Leia também:
Capô de plástico termoformado vai equipar tratores
Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico
#Lehvoss #PlásticoIndustrial #BicicletasElétricas
Mais Notícias PI
O Projeto ReBioCycle vai pesquisar e criar condições para a reciclagem de três tipos de bioplásticos que já são utilizados na fabricação de diferentes produtos, especialmente embalagens e descartáveis.
21/01/2025
Curso on-line oferecido pelo IMA e a UFRJ possui módulos sobre o processamento de plásticos e borracha, e está com inscrições abertas.
21/01/2025
Ter o registro preciso sobre o fluxo de materiais reciclados, bioplásticos e resinas convencionais em uma planta industrial é fundamental na determinação das estratégias e na validação de ações de sustentabilidade no setor de plásticos. O balanço de massa é um conceito simples que pode ser usado pelas empresas de transformação que desejam cumprir suas próprias metas de ESG ou atender aos requisitos de seus clientes.
21/01/2025