A Iconic (Rio de Janeiro, RJ) passou a usar embalagens compostas por 40% de resina reciclada (PCR) para acondicionar algumas de suas linhas de lubrificantes, dentre as quais estão produtos comercializados sob as marcas Texaco e Ipiranga Lubrificantes.
Trata-se de bombonas de 20 litros, com cor preta, que passaram a ser fabricadas com tripla camada – o que contribui para evitar a ocorrência de problemas estruturais como, por exemplo, formação de rachaduras (stress cracking) –, diferentemente de versões anteriores com monocamada e 20% de resina PCR em sua composição.
Além disso, já estão sendo testadas embalagens de 1 litro fabricadas com 28% de plástico reciclado, que também serão usadas para acondicionar lubrificantes comercializados pela empresa. De acordo com informações fornecidas à imprensa, os testes têm sido conduzidos em parceria com o CETEA – Centro de Tecnologia de Embalagem. Foram realizados ensaios de estresse, resistência e compressão, entre outros, bem como foi analisada a densidade e a fluidez da matéria-prima usada na fabricação das embalagens.
Outro fator importante na fabricação dos recipientes é o controle da distribuição de resina PCR em sua massa. Essa é uma das ações realizadas pela Iconic que estão alinhadas com um projeto que visa aumentar para 60% o índice de plástico reciclado usado na fabricação de bombonas de 20 litros, conforme comentou Amanda Silveira, especialista em sustentabilidade da companhia. “Temos recebido uma resposta positiva do mercado para esta iniciativa, e assim também pretendemos atender à demanda por produtos mais sustentáveis”, complementou.
Redução da gramatura e do percentual de resina virgem
No que diz respeito aos testes que envolveram as embalagens de 1 litro feitas com resina PCR, Amanda comentou: “Concluímos que era possível reduzir a gramatura das embalagens em aproximadamente 4%, o que contribuiu para a diminuição do consumo de resina plástica virgem em 58 toneladas mensalmente, já contabilizando a aplicação do PCR”.
Também foi divulgado para a imprensa que o Instituto Jogue Limpo é o responsável pelo recolhimento das bombonas e das embalagens de 1 litro fabricadas com matéria-prima reciclada após o seu uso. A instituição integra o grupo de entidades que participam do programa Futuro Sustentável, o qual promove ações alinhadas aos conceitos da economia circular e da sustentabilidade.
Imagens: Iconic/Divulgação.
___________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Leia também:
Fuplastic desenvolve blocos feitos de plástico reciclado para a construção civil
Pesquisa aponta: Sul e Sudeste reciclaram mais plásticos pós-consumo em 2022
#Iconic #PlásticoIndustrial #CETEA #InstitutoJogueLimpo
Mais Notícias PI
Especializada em dispersões líquidas, a Dosicolor investe em formulações que contêm tanto corantes quanto aditivos melhoradores de desempenho para resinas plásticas.
10/09/2024
Buscar no mercado a resina ideal para cada projeto e auxiliar na formulação de compostos sob medida são propostas da Avanti em seu plano de “solução sem fronteiras”.
10/09/2024
Alterações no regime de chuvas e estiagem extrema são as alterações climáticas que mais afetaram as operações logísticas e, consequentemente, o abastecimento de resinas no último ano. Medidas envolvendo distribuidores, empresas de transporte e o poder público têm sido adotadas para minimizar esse impacto.
27/08/2024