Uma parceria entre a inglesa GSK Consumer Healthcare e a norte-americana Milliken proporcionou o uso de um novo aditivo aplicado em embalagens para medicamento, o qual viabilizou a redução de 20% do material plástico utilizado no frasco de PEAD do fármaco, sem diminuição dos índices de barreira.

 

A proposta da companhia inglesa (que possui escritório em São Paulo, SP) era diminuir em 20% a quantidade de plástico utilizado em cerca de 80 milhões de unidades dos novos frascos do analgésico Advil – marca pertencente ao grupo GSK – e, para isso, foi usada uma tecnologia baseada na adição do agente de nucleação UltraGuard, desenvolvido pela Milliken (com subsidiária no Rio de Janeiro, RJ). 

 

Os frascos para produtos farmacêuticos normalmente têm paredes mais espessas do que o necessário do ponto de vista funcional, para garantir a segurança dos medicamentos envasados. Conforme informado em comunicado de imprensa, o UltraGuard melhora as propriedades de barreira do polietileno de alta densidade (PEAD) reduzindo em até 50% a taxa de transmissão de qualquer substância (como umidade ou oxigênio), uma característica particularmente valiosa no mantenimento das condições ideais para medicamentos. 

 

 

Desse modo, o aditivo permite que os fabricantes reduzam o peso de seus frascos em até 20% ao passo que mantém, ou melhora, suas propriedades de barreira. Consequentemente, utilizando menos material, diminui seu impacto geral no meio ambiente.

 

A vice-presidente de sustentabilidade da GSK, Sarah McDonald, explicou que a companhia utilizou uma resina de PEAD bimodal e, adicionando esse agente, conseguiu reduzir a quantidade de plástico usado para fabricar os frascos. “Isso significa que não precisamos de uma camada de barreira específica, que afetaria a reciclabilidade”. A companhia concluiu que essa redução resultará no uso de quase 227 toneladas a menos de plástico anualmente.

(Fotos: divulgação, Milliken)



Mais Notícias PI



Aferição de cor e brilho ao vivo

Evento gratuito sobre colorimetria e teoria da cor terá sessões dedicadas à análise de peças plásticas apresentadas pelo público.

17/08/2022


Investimento no setor de filmes de PVC

Empresas do ramo de filmes plásticos e de laminados sintéticos se unem para produzir embalagens para o ramo farmacêutico.

09/08/2022


Plásticos para a área médica: o futuro deste setor

Livro tem como tema central a importância do uso de plásticos na área médico-hospitalar e o potencial deste mercado. A obra também aborda as tendências do setor.

08/08/2022