Uma parceria entre a inglesa GSK Consumer Healthcare e a norte-americana Milliken proporcionou o uso de um novo aditivo aplicado em embalagens para medicamento, o qual viabilizou a redução de 20% do material plástico utilizado no frasco de PEAD do fármaco, sem diminuição dos índices de barreira.

 

A proposta da companhia inglesa (que possui escritório em São Paulo, SP) era diminuir em 20% a quantidade de plástico utilizado em cerca de 80 milhões de unidades dos novos frascos do analgésico Advil – marca pertencente ao grupo GSK – e, para isso, foi usada uma tecnologia baseada na adição do agente de nucleação UltraGuard, desenvolvido pela Milliken (com subsidiária no Rio de Janeiro, RJ). 

 

Os frascos para produtos farmacêuticos normalmente têm paredes mais espessas do que o necessário do ponto de vista funcional, para garantir a segurança dos medicamentos envasados. Conforme informado em comunicado de imprensa, o UltraGuard melhora as propriedades de barreira do polietileno de alta densidade (PEAD) reduzindo em até 50% a taxa de transmissão de qualquer substância (como umidade ou oxigênio), uma característica particularmente valiosa no mantenimento das condições ideais para medicamentos. 

 

 

Desse modo, o aditivo permite que os fabricantes reduzam o peso de seus frascos em até 20% ao passo que mantém, ou melhora, suas propriedades de barreira. Consequentemente, utilizando menos material, diminui seu impacto geral no meio ambiente.

 

A vice-presidente de sustentabilidade da GSK, Sarah McDonald, explicou que a companhia utilizou uma resina de PEAD bimodal e, adicionando esse agente, conseguiu reduzir a quantidade de plástico usado para fabricar os frascos. “Isso significa que não precisamos de uma camada de barreira específica, que afetaria a reciclabilidade”. A companhia concluiu que essa redução resultará no uso de quase 227 toneladas a menos de plástico anualmente.

(Fotos: divulgação, Milliken)



Mais Notícias PI



Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024